Título: Uma passeio estocástico com superfícies mínimas
Resumo: Iremos introduzir conceitos geométricos básicos e discutir a influência do comportamento do movimento Browniano sobre a geometria extrínseca de superfícies mínimas.
Título: Representação matemática de imagens e aplicações.
Resumo: Nesta palestra, abordaremos como uma imagem pode ser representada matematicamente, com foco específico na reconstrução de imagens médicas. Frequentemente, os dados adquiridos durante a captura de uma imagem podem ser corrompidos por ruídos externos ou inerentes ao processo de aquisição, mas esses problemas podem ser tratados matematicamente. O objetivo principal é a reconstrução de imagens afetadas por ruído Gaussiano e Rician, utilizando métodos de otimização contínua. Serão apresentados testes numéricos com imagens de tomografia computadorizada (pulmão de paciente com COVID) e imagens de ressonância magnética (cérebro de paciente com Alzheimer).
Título: Estimativa com viés corrigido para a regressão G0I: aspectos teóricos e aplicação a dados de imagens SAR.
Resumo: Os sistemas de radar de abertura sintética (SAR) são ferramentas altamente eficientes para lidar com os desafios do sensoriamento remoto. Nesse trabalho apresentamos uma estimativa corrigida aplicada no processamento de imagens do tipo SAR. Além de aspectos teóricos é apresentado os resultados por meio de simulação de Monte Carlo e uma aplicação a dados SAR .
Título: Critérios de avaliação de ajuste para a distribuição
Slashed Rayleigh Generalizada Modificada
Resumo: A análise de dados é um tema de grande importância para a sociedade moderna. Essa relevância se dá em decorrência do seu notório desempenho na compreenção e tomada de decisões em diversos setores da vida contemporânea, a exemplo da esfera empresarial, da área da saúde e do âmbito governamental. O processo de manipulação e interpretação de dados envolve uma ampla gama de técnicas estatísticas e computacionais capazes de descrever fenômenos físicos ou biológicos com um certo nível de confiabilidade, destacando-se os modelos probabilísticos. Neste contexto, diversas distribuições de probabilidade foram propostas com o intuito de obter modelos mais flexíveis, ou seja, aptos a representar dados originados de fenômenos atípicos. Dentre estes, o modelo Slashed Rayleigh Generalizado Modificado (SRGM). Apesar desse aumento significativo de estudos direcionados à geração de modelos de probabilidade, famílias e/ou classes de distribuições que forneçam uma melhor representação dos dados, poucas ferramentas estatísticas para avaliar a qualidade do ajuste têm sido introduzidas para essas novas distribuições. Diante desse déficit em relação à proposta de novos critérios de identificação de ajuste, empregamos as estatísticas do segundo tipo (log-cumulantes) que são definidas a partir da Tranformada de Mellin (TM) e a estatística T2 de Hotelling para fornecer novas medidas de avaliação de ajuste, que consideram os aspectos qualitativo e quantitativo, para a distribuição SRGM.
Título: Desigualdades Geométricas para Variedades Quasi-Einstein
Resumo: Nesta palestra, discutiremos algumas desigualdades geométricas para variedades quasi-Einstein. Apresentaremos uma desigualdade do tipo isoperimétrico para variedades quasi -Einstein compactas com bordo e novas estimativas de bordo envolvendo a massa de Hawking. Além disso, apresentaremos uma desigualdade do tipo Heintze-Karcher para um domínio compacto em uma variedade quasi-Einstein. Este é um trabalho conjunto com R. Diógenes e E. Ribeiro Jr.
Título: Versões Inexatas do Método Ponto Proximal para Problemas de Quase-Equilíbrio
Resumo: Neste trabalho apresentamos duas versões inexatas do Método Ponto Proximal para resolver problemas de quase-equilíbrio em espaços de Hilbert. Provamos a boa definição de tais algoritmos, bem como a sua convergência. Por fim, verificamos a sua eficiência por meio de exemplos computacionais presentes na literatura
Título: Regularidade Otima Para EDPs Parabolicas Degeneradas
Resumo: Nos investigamos estimativas quantitativas de regularidade com a teoria de equac~oes diferenciais parcias parabolicas
degeneradas, especicamente a equac~ao duplamente n~ao linear
ut div(jujm1jrujp2ru) = f;
where m > 1, p > 2 and f 2 Lq;r e no contexto de espacos Orlicz-Sobolev cujo o prototipo e
ut div
g(jruj)
ru
jruj
= f;
where g0 > 1, and f 2 LF;r. Mais precisamente, nos mostramos que soluc~oes destas equac~oes s~ao localmente de
classe C0;, onde depende explicitamente somente do expoente Holder otimo para soluc~oes do caso homog^eneo,
da integrabilidade da f em espaco e tempo e da estrutura da equac~ao em quest~ao.