Avaliação CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGEnf/UFPI) teve início com o mestrado acadêmico em 2007. Alcançou o conceito 4 na Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) período 2010/2012 e em dezembro de 2013 obteve a criação e aprovação o curso de doutorado em Enfermagem. Em 2019, conforme Ofício Circular nº 9/2019-CGSI/DPB/CAPES, o PPGEnf/UFPI por alcançar nota 4 na última avaliação, possuir valor do indicador Qualis igual ou superior ao valor médio para sua área de avaliação nos anos de 2017 e 2018 e apresentar tendência de crescimento no período de 2013 a 2018, foi liberado o cadastramento de novos bolsistas ou alteração de vigência e classificado como nota "4+". Na última avaliação quadrienal da CAPES, o PPGEnf/UFPI alcançou nota 5, o que no índice significa um desempenho muito bom.

Segundo a Coordenadora, Rosilane Magalhães, a avaliação exitosa do PPGEnf/UFPI, se dá por um esforço coletivo de docentes, discentes, egressos, administrativos, parceiras com outras instituições nacionais e internacionais e a gestão do programa.

A avaliação da pós-graduação é uma ferramenta útil para os gestores públicos e também para mestrandos e doutorandos, ao assegurar que são orientados por professores competentes, cientificamente produtivos e reconhecidos pelos pares”, afirmou a professora Rosilane.