II Workshop Presencial
Escopo
A Assessoria Técnica e Pedagógica das Redes Municipais de Educação é uma iniciativa voltada para o fortalecimento da formação continuada de gestores e professores da educação básica, com ênfase no uso pedagógico, crítico, criativo e inovador das tecnologias digitais no contexto escolar e na implementação do currículo de Educação Digital.
Essa proposta se alinha às diretrizes da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas - ENEC (Decreto nº 11.713/2023), da Política Nacional de Educação Digital - PNED (Lei nº 14.533/2023) e da Política de Inovação Educação Conectada - PIEC (Lei nº 14.180/2021). Seu objetivo central é oferecer apoio técnico às secretarias municipais de educação na elaboração do Plano de Educação Digital e Inovação Pedagógica, promovendo o desenvolvimento dos saberes digitais docentes e preparando as redes municipais para a implementação do Currículo de Educação Digital na Educação Básica, conforme as diretrizes curriculares vigentes.
O assessoramento será realizado a partir da oferta do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica, ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que servirá como base formativa para os profissionais das secretarias municipais de educação.
A oferta do curso será regionalizada com a parceria institucional das seguintes universidades federais:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Instituição Proponente e Responsável pela Assessoria na Região Centro-Oeste;
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Instituição Parceira e Responsável pela Assessoria na Região Sul;
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Instituição Parceira e Responsável pela Assessoria na Região Sudeste;
Universidade Federal do Pará (UFPA) - Instituição Parceira e Responsável pela Assessoria na Região Norte;
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Instituição Parceira e Responsável pela Assessoria na Região Nordeste;
Eixos de Atuação
A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC) estabelece seis eixos prioritários para a inovação digital na educação pública:
Conectividade: Internet de qualidade para fins pedagógicos nas escolas.
Ambientes e Dispositivos: Equipamentos e espaços digitais adequados para professores, gestores e estudantes.
Gestão e Transformação Digital: Tecnologia para otimizar processos administrativos e pedagógicos.
Recursos Educacionais Digitais: Disponibilização de materiais alinhados à BNCC.
Competências e Formação: Desenvolvimento de habilidades digitais em professores e gestores.
Currículo: Implementação do Currículo de Computação na Educação Básica.
A Assessoria Técnica e Pedagógica das Redes Municipais terá foco especial no eixo “Competências e Formação”, garantindo suporte técnico e pedagógico às redes municipais na construção e implementação de um Plano de Inovação Pedagógica, alinhado às necessidades locais e às diretrizes nacionais.
Metodologia e Implementação
A assessoria será desenvolvida ao longo de 18 meses, divididos em três etapas semestrais, permitindo um acompanhamento sistemático e progressivo das redes municipais. A implementação será realizada a partir das seguintes ações:
Oferta do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica
Levantamento de dados sobre conectividade, estrutura de formação continuada, disponibilidade de recursos educacionais digitais e estratégias de ensino.
Identificação das necessidades específicas de cada município para a capacitação dos profissionais da educação.
Elaboração do Plano de Inovação Pedagógica
Projeto Pedagógico do Curso de Especialização
PPC – Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica
Carga Horária
360 horas
Público-alvo
Equipes técnicas das secretarias municipais de educação indicadas via Simec, de acordo com os termos do TED SIMEC nº 13106/2023. O curso é direcionado aos servidores públicos, portadores de diploma de curso superior, com formação em qualquer área relacionada que atuam como gestores e/ou técnicos das secretarias municipais de educação e/ou nas coordenações estaduais da ENEC.
Metodologia
A oferta do curso será a distância e assíncrona no AVA UFMS. Em cada disciplina, o estudante deverá cumprir com os pré-requisitos da trilha de aprendizagem, acessar os conteúdos, realizar as atividades e avaliações. Ao final do cumprimento dos créditos, o estudante deverá realizar um Trabalho Final de Curso, cujas diretrizes estão definidas no Projeto Pedagógico de Curso. Ao longo da oferta do curso serão promovidos eventos presenciais de articulação, com participação voluntária e certificação extra. Os eventos são importantes para auxiliar os participantes no desenvolvimento gradual do Plano de Educação Digital e Inovação Pedagógica.
Objetivo do curso
Capacitar profissionais da educação básica para integração e implementação do currículo de Educação Digital, com foco na gestão, na formação continuada de professores e no desenvolvimento dos saberes digitais docentes.
Estrutura Curricular
A Matriz Curricular está organizada em 8 disciplinas de 45 horas/3 créditos e cada disciplina terá uma trilha de aprendizagem organizada no AVA com atividades síncronas e assíncronas, teóricas e experienciais e também um questionário de avaliação.
Disciplinas
Fundamentos da Educação Digital no Brasil
Estrutura do currículo de Educação Digital na Educação Básica
Caminhos para implementação do currículo de Educação Digital
Conectividade e uso de tecnologias nas escolas
Recursos Educacionais Digitais
Inteligência Artificial na Educação
Saberes Docentes para o uso de Tecnologias Digitais
Plano de Educação Digital e Inovação Pedagógica