Projeto de Ensino - UFMS/CPAR

Trocas culturais: novos horizontes

02/10 - 19h - Sala de aula 05 - UFMS/CPAR

"Percursos Mbyá Guarani na Mata Atlântica: a Terra Indígena Tekoá Mirim

Fabio do Espirito Santo Martins (http://lattes.cnpq.br/7250625658694610)
Doutor e Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCLAr). Membro e pesquisador do CEIMAM (Centro de Estudos Indígenas Miguel A Menendéz) da UNESP/FCLAr, atuando nos seguintes temas: Antropologia, Etnologia Indígena, História Indígena e Educação Socioambiental.  

Leitura sugerida pelo pesquisador

MARTINS, F. COSMOLOGIA E POLÍTICA COMO CATEGORIAS ANALÍTICAS PARA UMA ETNOGRAFIA DA MOBILIDADE MBYÁ GUARANI. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 52, 2019. DOI: 10.21680/2238-6009.2018v1n52ID16040. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/16040. Acesso em: 24 ago. 2023.

09/10 - 19h - Sala de aula 05 - UFMS/CPAR

"O ponto de vista do nativo: algumas considerações etnográficas sobre a construção da pesquisa em Ciências Humanas

Vladimir Bertapeli (http://lattes.cnpq.br/6393583401117588)
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é membro do Centro de Pesquisas e Estudos Agrários e Ambientais, colaborador do Centro de Estudos Indígenas Miguel Angel Menéndez.   

Leitura sugerida pelo pesquisador

PEIRANO, M.. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, v. 20, n. 42, p. 377–391, jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/n8ypMvZZ3rJyG3j9QpMyJ9m/?lang=pt&fbclid=IwAR10PyFxVa4f1FndLDnsKTPcGzJreHlkMFzdI8z34ZU5DPI4sZO9rdyj-Vk# . Acesso em: 28 ago. 2023.

28/04 - 13h30 - Anfiteatro - UFMS/CPAR

"Permanência universitária: perspectivas e dimensões" 

Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Educação e graduada em Pedagogia, pela mesma universidade. É membro do grupo de estudos "Sociologia, trabalho e educação", o qual estuda as relações entre o trabalho pedagógico e o currículo em diferentes processos educativos da sociedade brasileira contemporânea, apoiando-se em fundamentos sociológicos da educação. O projeto de investigação se refere à temática "Trabalho, formação e socialização no Ensino Superior", que visa a compreensão do ensino superior no contexto do capitalismo flexível, ampliando as possibilidades de articulação entre a universidade, a sociedade e a escola pública. É membro do corpo editorial da Reveduc como coordenadora de submissões. Atua principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação; desigualdades escolares; educação superior; trajetórias escolares; vivência universitária; estudantes universitários; acesso e permanência na universidade; estudantes oriundos de camadas populares. (Currículo Lattes)

Leitura sugerida pela pesquisadora

HERINGER, Rosana. Políticas de ação afirmativa e os desafios da permanência no ensino superior. In: DIAS, C. E. S. B; TOTI, M. C. S; SAMPAIO, H; POLYDORO, S. A. J. (Orgs.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/01/ebookapoio-pedagocc81gico-2-1.pdf 

27/03 - 13h30 - Anfiteatro - UFMS/CPAR

"O mito na Grécia Antiga e o nascimento da Filosofia"

Leitura sugerida pelo palestrante

GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia - Romance de História da Filosofia. São Paulo: Cia das Letras, 2012. p. 29-49. Disponível em: https://abrir.link/lWIvd 

Emerson Cerdas 

Professor Assistente de Língua e Literatura Grega Antiga na UNES/Araraquara, no Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas. Realizou pós-doutorando na USP, com bolsa FAPESP, em um projeto de tradução das Helênicas de Xenofonte, sob a supervisão do Prof. Dr. Breno Battistin Sebastiani (FFLCH/USP). Doutor pelo programa de Pós em Estudos Literários da Unesp/Araraquara. Com auxílio da CAPES permaneceu em Madrid fazendo estágio doutoral na Universidade Autônoma de Madrid, sob a supervisão do Professor Emílio Crespo Güemes durante Setembro/2014 a Março/2015. Ministrou aulas de Literatura Grega, sobre Comédia Antiga, na Unesp/Araraquara como Professor Substituto, com Bolsa Didática em 2010 e em 2012, Introdução a Literatura Grega em 2012 e 2014 e Historiografia Grega em 2014. Ministrou também aulas de Curso de Extensão Iniciação ao Grego Antigo na USP-Ribeirão Preto para alunos do Curso de Direito, interessados na filosofia de Aristóteles. Além disso, é autor dos livros: "A Ciropedia de Xenofonte: um romance de formação na Antiguidade" pela editora UNESP, livro este decorrente de seu trabalho de Mestrado, e "A história segundo Xenofonte: historiografia e usos do passado", pela mesma editora, a partir da sua tese de doutorado. Graduado pela Unesp/Araraquara no ano de 2008; Área de atuação envolve teoria e crítica da narrativa, com especial atenção às narrativas antigas, bem como a Língua e Literatura Grega de modo geral. É vinculado ao Grupo Linceu . (Currículo Lattes)

Professor responsável: Darbi Masson Suficier Contato: darbi.suficier@ufms.br


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul