A multiplicidade das desigualdades sociais

Ciclo de palestras - UFMS/CPAR

Evento de extensão universitária gratuito e aberto à comunidade com emissão de certificado (75% de presença nas palestras)

Bibliografia recomendada disponível em: https://link.ufms.br/BfDRX 

11/09 - 19h - Sala de aula 05 - CPAR

"Dominação étnico-racial: mecanismos de hierarquização"

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (FDF); Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Pós-graduado em Direito Econômico pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Ciências Sociais (UNESP); Membro pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Emoções, Sociedade, Poder, Organização e Mercado (NESPOM) na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Editor-Chefe da Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais (UNESP-FCLAr); Realizou estágio de pesquisa na Université Paris-Sorbonne (França), sob orientação do Prof. Philippe Steiner, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (BEPE- FAPESP). Interesse na área de Sociologia Econômica, construção social dos mercados, regimes regulatórios e mercados contestados. Experiência na área de Sociologia e Direito, com ênfase em Sociologia Econômica, Direito Econômico.  

Leitura sugerida pelo pesquisador

CARNEIRO, Sueli. Epistemicídio. In: CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/BfDRX 

18/09 - 19h - Sala de aula 05 - CPAR

"Cultura e capital cultural em estratégias de distinção: o caso das artes visuais"

Pós-doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Sociologia pela Unicamp (2013-2015). Possui licenciatura em Ciências Sociais e bacharelado em Sociologia, Antropologia e Ciências Sociais pela Unicamp. Foi pesquisadora visitante na Faculty of Arts and Social Science da Open University (2017-2018) e aluna visitante na Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2009-2010). Coordena a linha de pesquisa "Instituições e Cultura Legitimada" no Grupo de Estudo em Bourdieu da Unicamp (GEBU). Seus principais interesses de pesquisa se referem à teoria sociológica, epistemologia bourdieusiana, sociologia da arte, mercados de bens simbólicos, mercado de arte e instituições artísticas. 

Leituras sugeridas pela pesquisadora 

WACQUANT, Loïc. “Mapear o campo artístico”. In: Sociologia, Problemas e Práticas, n. 48, pp. 115-121. Disponível em: http://sociologiapp.iscte-iul.pt/pdfs/48/516.pdf 

25/09 - 19h - Sala de aula 05 - CPAR

"Gênero, sexualidade e diferenças: debatendo as desigualdades sociais

Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na unidade de Paranaíba. Graduada em Ciências Sociais com habilitação em licenciatura e bacharelado pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara, onde também concluiu o mestrado em Sociologia. Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de teoria sociológica, estudos de gênero, sexualidade e diferenças, sociologia digital e educação, tendo atuado também nessa última área com projetos de extensão para formação de professores no curso em educação à distância Gênero e Diversidade na Escola e em cursos de aperfeiçoamento Educação para as relações étnico-raciais. Coordenou, em 2017, o Programa de Iniciação à docência do Subprojeto de Sociologia do curso de Ciências Sociais da UEMS de Paranaíba. É parecerista de periódicos científico-acadêmicas e de órgãos públicos de apoio ao ensino, pesquisa e extensão da UEMS e da Fundect - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. Está vinculada como pesquisadora ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais - NEPECS (UEMS/CNPq) e tem desenvolvido pesquisas no campo da sociologia, em especial sobre temas como mídias digitais, sexualidade, gênero, diferenças sociais, afetos e educação. Foi editora da Revista Interfaces da educação, é docente do curso de graduação em Ciências Sociais, da Pós graduação em Educação e leciona na Especialização em Políticas públicas, cultura e sociedade, na UEMS de Paranaíba. Concluiu em 2023 pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  

Leituras sugeridas pela pesquisadora

BUTLER, Judith. Sujeitos do sexo/gênero/desejo. In: Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. 

FOUCAULT, M. História da sexualidade: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2005. v.1.

PISCITELLI, Adriana. Re-criando a (categoria) Mulher?. In: ANGRANTI, L. (Org). A prática feminista e o conceito de gênero. Textos didáticos, n. 48. Campinas: IFCH/Unicamp, 2002, p. 7-42.

25/09 - 20h30 - Sala de aula 05 - CPAR

"Desigualdades educacionais e desigualdades sociais

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui graduação em Ciências Sociais e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da FCLAr/UNESP. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sociologia, Trabalho e Educação (UFSCAR). Tem experiência na área de Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: percursos biográficos, práticas culturais e formação de professores.

Leitura sugerida pelo pesquisador

SEABRA, Teresa. Desigualdades escolares e desigualdades sociais. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 59, 2009, pp. 75-106. Disponível em: https://sociologiapp.iscte-iul.pt/pdfs/10120/10123.pdf.

Professor responsável: Darbi Masson Suficier Contato: darbi.suficier@ufms.br


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul