Onde será o evento?
Todas as atividades do evento acontecerão no Centro Histórico de São Luís, nas dependências da UEMA. As atividades serão desenvolvidas em dois locais diferentes: pela manhã no Prédio da Música, e a tarde no Prédio da Arquitetura e Urbanismo.
Prédio da Música: R. da Palma, 316
Prédio da Arquitetura: R. da Estrela, 472
Onde se hospedar?
Há várias opções de hospedagem no Centro Histórico de São Luís, principalmente em pousadas e hostels. Sugerimos uma consulta no Google. Fique atento às avaliações: a qualidade dos estabelecimentos varia muito. Fique atento também aos arredores: nem todas as áreas do Centro Histórico são turísticas e algumas ruas exigem cuidado.
Para quem preferir se hospedar em hotel, os hotéis mais próximos do evento ficam localizados no bairro São Francisco. O Abbeville Hotel é a opção mais próxima. Apesar da proximidade, não é recomendável deslocar-se a pé entre o hotel e o Centro Histórico. Chame um Uber.
A maioria dos hotéis de São Luís fica localizada na região da Ponta d'Areia, Ponta do Farol e Renascença. Essa é a região da cidade com maior infraestrutura urbana, com centros comerciais, bares e restaurantes próximos. Quem preferir se hospedar nessa região vai estar a entre 7 e 10 km do local do evento, entre 15 e 30 min. de carro, a depender do movimento. A região é servida por ônibus, porém recomendamos deslocar-se de Uber.
Se preferir ficar em Airbnb, recomendamos os mesmos bairros mencionados acima. Sempre fique atento às avaliações e aos arredores da locação.
A distância desaconselha hospedar-se na praia, mas quem quiser pode procurar por hotéis na Avenida Litorânea. A Litorânea tem um calçadão bastante frequentado com bela vista do mar, quiosques e restaurantes que servem frutos do mar. As praias não são recomendadas para banho.
Onde comer?
O Centro Histórico tem várias opções de alimentação, desde comida de rua até restaurantes mais sofisticados. As opções mais recomendadas ficam na região da Praia Grande, também chamada de Reviver, a poucos passos dos locais do evento. Recomendamos:
Tia Dica: culinária maranhense; a la carte
Flor de Vinagreira: culinária maranhense; a la carte
Restaurante Escola do SENAC: culinária maranhense e internacional; buffet livre (preço único)
Ainda na Praia Grande, dentro e nos arredores do Mercado das Tulhas há vários pequenos restaurantes com preços acessíveis e comida de rua.
Vegetarianos e veganos podem pegar um Uber para o Gafanhoto's, no bairro Renascença.
Onde passear?
O Centro Histórico tem várias atrações. Consulte um ótimo guia aqui. O Reviver (também conhecido por Praia Grande) sempre tem algum agito à noite, com bares e restaurantes. O Beco Catarina Mina e a Praça Nauro Machado concentram a maioria dos bares. Visite a carranca que inspirou a arte dos eventos na Fonte do Ribeirão.
Os Lençóis Maranhenses ficam a aproximadamente 300 km de São Luís. Se for, inclua pelo menos uma pernoite em Barreirinhas ou Santo Amaro do Maranhão. O mês de outubro é de baixa temporada e a maioria das lagoas já secou (porém, sempre há lagoas com água; é indispensável contratar guias locais).
Alcântara pode ser visitada em um bate-volta, numa viagem de barco, cruzando a Baía de São Marcos. Mas fique atento aos horários das embarcações, que variam conforme a maré. Os barcos partem do cais da Praia Grande. Consulte no Instagram: @lanchabahiastar