Inovação

Inovar é tentar fazer diferente, entendo um processo e pensando formas de aprimorá-lo.

Assim, a Educação Inclusiva do CEPAE procura, a partir das habilidades do aluno, propor metodologias mais flexíveis e estratégias que o incluam ao processo de ensino-aprendizagem.

Reconhecemos que os recursos tecnológicos são ferramentas importantes, mas não é só isso, significa rever conceitos, reavaliando o papel do educador, da avaliação e do aluno.


Trabalhos de TCEM


Como destaque à inovação, professores do CEPAE têm orientado 4 (quatro) alunos com deficiências e transtornos com interferência direta no desempenho escolar. Os alunos desenvolveram e apresentaram o Trabalho de Conclusão do Ensino Médio – TECEM em 2019 e finalizarão em 2021, nas mais diversas áreas do conhecimento, adaptados às suas especificidades educacionais, de modo a valorizar as suas capacidades e habilidades, respeitando suas limitações cognitivas. Este trabalho demonstra que as ações educativas podem aprimorar o desempenho escolar e social de todos os alunos por meio do respeito às singularidades de cada um e com metodologias diversificadas associadas à mediação pedagógica.

Imagens da apresentação de TECEM- Alunos do Ensino Médio/2019

Foto em sala de aula do CEPAE. Ao fundo, quadro verde e nove trabalhos artísticos expostos. À esquerda e em pé, professor Wanderley acena positivamente e sorri entrelaçado a um aluno. À direita e também em pé, jovem aluno aponta o dedo indicador para o professor. Fim da descrição.

Foto em sala de aula do CEPAE. Ao fundo, quadro verde e nove trabalhos artísticos expostos. À esquerda e em pé, professor Wanderley acena positivamente e sorri entrelaçado a um aluno. À direita e também em pé, jovem aluno aponta o dedo indicador para o professor. Fim da descrição.

Foto em sala de aula do CEPAE. Ao fundo, quadro verde com sete trabalhos artísticos expostos.  Na lateral à  direita,  mesa de professor com algumas telas coloridas sobre ela. À esquerda, mãe e filho entrelaçados com braços sobre seus ombros e sorrindo.Fim da descrição.

Foto em sala de aula do CEPAE. Ao fundo, quadro verde com sete trabalhos artísticos expostos. Na lateral à direita, mesa de professor com algumas telas coloridas sobre ela. À esquerda, mãe e filho entrelaçados com braços sobre seus ombros e sorrindo. Fim da descrição.

Foto em sala de aula do CEPAE. Ao fundo, quadro verde com algumas escritas e uma tela de projeção branca.  Ao centro, quatro pessoas. Da esquerda para direita, jovem mediador pedagógico Markus, jovem aluno do Ensino Médio, professora Giovanna entrelaçada à uma jovem aluna. Fim da descrição

Foto em sala de aula do CEPAE. Ao fundo, quadro verde com algumas escritas e uma tela de projeção branca. Ao centro, quatro pessoas. Da esquerda para direita, jovem mediador pedagógico Markus, jovem aluno do Ensino Médio, professora Giovanna entrelaçada à uma jovem aluna. Fim da descrição

DISCIPLINA ELETIVA

Espaço Maker

Esta disciplina compõe a parte “diversificada” do Art. 26 da LDB, assim os estudantes do Ensino Médio têm a possibilidade de construir seu currículo escolar a partir de temáticas que provavelmente não são estudadas no núcleo básico de escolas públicas. A disciplina eletiva Espaço Maker foi criada com o intuito de ampliar a inclusão escolar dos alunos com deficiência e transtornos com impacto no desempenho escolar. Por meio do ensino de química prática se amplia o leque possibilidades de produção para esses alunos. Eles recebem o acompanhamento específico da orientadora educacional para a inclusão, a técnica Érica Yamauchi.

Objetivo: Desenvolver o ensino de Química por meio de atividades práticas na abordagem inclusiva.

Público-alvo: alunos do Ensino Médio do CEPAE.

Coordenação: Profa Marilene Barcelos e Prof. Cláudio Benite,

Técnicos: Érica Yamauchi Torres e Ramon Silva Vilela.

Mediadores: Doutorandos, mestrandos e graduandos em Química da UFG: Ana Paula, Nayara, Bruno e o mediador voluntário Fabrício.

Produto final: Construção de protótipo.