Como funcionarão os restaurantes universitários da Ufes

Os refeitórios dos Restaurantes Universitários (RUs) de Goiabeiras, Maruípe, Alegre, Jerônimo Monteiro e São Mateus foram preparados para acolher quantidade adequada de pessoas a cada dia, para a segurança de todos, de acordo com os planos de Biossegurança e de Contingência da Ufes.

Os restaurantes de Goiabeiras e Alegre funcionarão de modo híbrido, com porcionamento de refeições em pratos para consumo nos refeitórios e entrega de marmitas. Ambos os serviços serão realizados pelas equipes dos restaurantes universitários na presença do usuário.

Nos primeiros dias de aula serão servidas apenas marmitas e o restaurante de Alegre não funcionará nesse período devido a problemas técnicos relacionados à contratação de serviços. Os estudantes cadastrados receberão auxílio-alimentação.

Para melhor organização da demanda de refeições e uso dos espaços, a Diretoria de Gestão dos Restaurantes adotou um sistema de reserva/ agendamento de refeições em todos os RUs por meio do site campusfood.ufes.br. O agendamento deverá ser realizado pelo usuário até as 12 horas do dia útil anterior à utilização do serviço.

Se o agendamento não for cancelado a tempo pelo usuário, poderá ser aplicada sanção, em caso de duas ocorrências, com suspensão da utilização do serviço pelo prazo de três dias.



A distribuição das refeições (porcionadas ou em marmitas) será das 11 horas às 13h30 para o almoço e das 17h30 às 19 horas para o jantar. O jantar só será oferecido nos campi de Goiabeiras, Alegre e São Mateus. Nos campi de Maruípe e Jerônimo Monteiro, como de costume, não é oferecido jantar.

Será exigida apresentação do comprovante vacinal para acesso aos refeitórios dos RUs.

Deverá ser respeitada a organização dos espaços predeterminados entre as mesas e cadeiras nos refeitórios, visando evitar aglomerações. Os refeitórios foram preparados para acolher quantidade adequada de pessoas a cada dia, para a segurança de todos, de acordo com os planos de Biossegurança e de Contingência da Ufes.

Será obrigatório o uso de máscara, a qual poderá ser retirada somente durante a realização das refeições. Neste momento, a máscara deverá ser acondicionada em embalagem apropriada e pessoal e guardada pelo usuário em local adequado para posterior uso ao término da refeição.


Também será obrigatória a higienização das mãos antes de entrar no restaurante, utilizando as pias com sabonete antisséptico e/ou álcool em gel 70%.

Os bebedouros deverão ser usados somente com recipientes individuais dos usuários, para evitar contato da boca com a haste (torneira).

As normas de acesso e permanência nos restaurantes foram organizadas pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Cidadania (Proaeci) e podem ser encontradas na Instrução Normativa nº 2/2022, que traz ainda orientações sobre o prazo de cancelamento das refeições, a apuração de agendamentos não utilizados, entre outras.

Recarga dos cartões

O pagamento de recargas dos cartões deve ser feito preferencialmente por meio de GRU (boleto para pagamento em banco), conforme informações constantes no site do RU: https:// ru.ufes.br/recarga-de-cartao.


Os usuários – alunos 100% (pagantes) ou assistidos e servidores – poderão realizar o pré-cadastro on-line, com o preenchimento de formulário em https://ru.ufes.br/cadastro.

Após o pré-cadastro, o usuário deverá comparecer ao Setor de Cadastro do Restaurante Universitário de Goiabeiras para realizar a retirada de seu cartão. O cartão só poderá ser utilizado na unidade de Goiabeiras. Para os demais campi, o usuário deverá comprar tíquetes nos guichês de atendimento de cada restaurante.



Para estudantes assistidos dos campi de Maruípe, Alegre, Jerônimo Monteiro e São Mateus, a entrada será realizada a partir da apresentação da Declaração de Estudante Assistido, que poderá ser emitida via Portal da Assistência Estudantil, acompanhada de documento oficial com foto.