Para viabilizar o Earte a Ufes desenvolve dois projetos de inclusão digital: um de caráter emergencial e outro permanente. No projeto emergencial foi criado um auxílio para compra de computadores e acesso à internet; no permanente é o projeto de extensão Cidadania Digital, que visa buscar doadores de equipamentos de informática que são restaurados e destinados aos estudantes.

Acompanhe no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e cidadania a divulgação dos editais de inclusão digital emergencial

Veja as orientações para prestação de contas do auxílio de inclusão e acessibilidade digital

Portaria 03/2020 - Estabelece condições e procedimento referentes à prestação de contas do Auxílio Emergencial de Inclusão e de Acessibilidade Digital.

Portaria 04/2020 - https://proaeci.ufes.br/sites/proaeci.ufes.br/files/field/anexo/inclusao_digital_instrucao_normativa_prestacao_contas_complementar-17-set.pdf


Auxílio Acessibilidade

O Auxílio Acessibilidade é destinado aos estudantes com deficiência de cursos presenciais de graduação ou de pós-graduação stricto sensu, atendidos pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), que possuam renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita e que não possuam dispositivo(s) ou equipamento(s) de acessibilidade digital.

O objetivo é oferecer um auxílio financeiro para que o alunos possa adquirir dispositivos ou equipamentos de acessibilidade digital, como teclado adaptado em braile, teclado com colmeia acrílica, teclado ampliado, teclado de contraste para baixa visão, acionador de mouse por pressão (cor verde ou vermelha), lupas (eletrônica, manual, de página inteira, de bolso) etc.

Inclusão digital emergencial

A Ufes criou o Auxílio Emergencial de Inclusão e Acessibilidade Digital, com o objetivo de contribuir para a inclusão e a acessibilidade digital de estudantes em situação de vulnerabilidade social no desenvolvimento das atividades acadêmicas realizadas pelo Earte, visando à execução do Plano de Contingência da Ufes para enfrentamento à COVID-19.

O objetivo inicial é atender os estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu com renda familar mensal per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que estejam regularmente matriculados no semestre especial 2020/1 e não possuam equipamento de informática e/ou acesso a serviço de internet.

O auxílio poderá ser de três modalidades – Auxílio Internet, Auxílio Equipamento e Auxílio Acessibilidade –, a ser concedido por meio de destinação de recursos para aquisição dos serviços ou equipamentos; doação de serviços de internet (pacote de dados), aplicativos, dispositivos ou equipamentos; ou empréstimo gratuito (comodato) de aplicativos, dispositivos ou equipamentos.

A resolução do Conselho Universitário que criou o auxilio emergencial estabelece também que os recursos físicos e financeiros serão provenientes de recursos próprios da Universidade, do Governo Federal ou externos, decorrentes de convênios com instituições públicas e privadas; das agências de fomento municipais, estadual e federal; ou de doações realizadas por instituições e organizações públicas ou privadas.

Dúvidas sobre as atuais Chamadas de Cadastro para Auxílios Inclusão Digital poderão ser dirigidas ao Departamento de Assistência Estudantil da Proaeci pelo e-mail dae.proaeci@ufes.br, ou pelo telefone (27) 9 9772 2842 (apenas ligações, das 9h às 12h e 13h às 18h) e pelo whatsapp (27) 9 9890 7627 (apenas mensagens, das 7h às 11h e 12h às 16h).

469 bolsas de monitoria para apoio à inclusão digital

25/08/2020

Bolsas do Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PaEPE) serão concedidas estudantes atuarem em monitoria especial e temporária de apoio acadêmico. O objetivo é oferecer suporte técnico para a inclusão e a acessibilidade digital de estudantes e professores no desenvolvimento das atividades acadêmicas e curriculares do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário Emergencial (Earte) durante a pandemia de COVID-19, com vigência no período de 1º de setembro a 31 de dezembro de 2020.

O valor da bolsa é de R$ 400, e a seleção dos bolsistas será de acordo com os critérios de vulnerabilidade socioeconômica e mérito acadêmico. As inscrições dos estudantes estão abertas até o dia 27 de agosto e devem ser realizadas no endereço eletrônico https://www.sistemasweb.ufes.br/proplan/pib/ - clicar em “Projetos cadastrados”. O estudante poderá se inscrever em 1 (um) projeto. Não será possível o cancelamento ou a alteração da inscrição após a efetivação da candidatura no sistema PIB.

Para se candidatar, o estudante deve: manter-se regularmente matriculado em curso de graduação da Ufes durante todo o período de vigência das bolsas; manter-se matriculado em carga horária de, no mínimo, 180 horas durante todo o período de vigência das bolsas; e atender os requisitos estabelecidos no(s) projeto(s).

Os editais e as informações completas sobre os PaEPE, prazos, documentação e inscrições estão disponíveis no site da Pró-reitoria de Planejamento.



Projeto Solidariedade Digital

O projeto de extensão Solidariedade Digital foi criado para promover a inclusão digital por meio de doações. O objetivo é sensibilizar a comunidade externa para o desafio da Ufes de promover a inclusão digital e social dos estudantes em situação de vulnerabilidade social com uma campanha permanente de doação de equipamentos de informática ou de recursos financeiros para compra desses produtos.

Os computadores usados recebidos em doação são direcionados a um laboratório da Ufes para avaliação e recuperação. O laboratório é composto por estudantes de Ciências da Computação, e foi criado especialmente para apoiar o projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, com participação de diversos professores, estudantes e técnicos e conta com o apoio da Fundação de Tecnologia (Fest) e do Centro Tecnológico.

As doações por parte de empresas e de indivíduos já estão acontecendo desde o início do projeto. A destinação dos computadores aos estudantes é feita pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) de acordo com a classificação dos estudantes obtida a partir da inscrição nos editais destinados a cadastrar estudantes para receberem Auxílio Emergencial de Inclusão e Acessibilidade Digital.

Estudantes do CT atuam no programa de inclusão

Uma equipe formada por estudantes de programas de educação tutorial (PET) e do programa de extensão Erus - Equipe de Robótica da UFES, orientados pelos professores André Ferreira e Tiara Freitas, do Departamento de Engenharia Elétrica, e Rodrigo Laiola e Cláudia Galarda, do Departamento de Informática, sob coordenação do diretor do Centro Tecnológico, Geraldo Sisquini, estão atuando no projeto de Cidadania Digital, num laboratório montado no prédio do CT 12.

A equipe verifica se as máquinas estão funcionando, faz remoção de vírus, troca de peças, instala programas e deixa tudo pronto para uso novamente. Estão sendo instalados sistemas operacionais abertos e softwares livres.

Os primeiros equipamentos a entraram em revisão pela equipe foram 52 computadores da própria Ufes que estavam com problemas técnicos. A expectativa é que empresas públicas e privadas e também pessoas físicas façam doações para o projeto da Universidade.