OF 01 - A Lei 10639/2003 e o ensino de história: construindo hipóteses e sugestões
21/11, 09:00 - 12:00 - sala 309, bloco didático I.
Analisar sumariamente aspectos epistemológicos e historiográficos acerca da questão racial na constituição da historiografia brasileira ao longo do período de criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro até a década de 1930. Num segundo momento problematizaremos como algumas obras discutem o ensino de história da África e cultura afro-brasileira nos livros didáticos e a relação deste ensino com as demandas do movimento negro no Brasil. Por fim, discutir como a história social propôs, e continua a propor, novos olhares sobre a historiografia da escravidão no Brasil.
Coordenação: Prof. dr. Cássio Santos Melo (INHCS-UFCAT).
OF 02 - Uberização e plataformização do trabalho: uma análise crítica das relações de trabalho dos entregadores de aplicativo de Catalão
21/11, 09:00 - 12:00 - sala 303, bloco didático I.
Com a consolidação da Revolução Técnico-Científica e Informacional (TIC), com os avanços nos campos da informática, robótica, transportes e comunicações, etc., tornou-se ainda mais evidente a relação direta e íntima entre os avanços tecnológicos e o desenvolvimento da indústria, bem com as relações individuais, coletivas e sociais do trabalho. Estas são intrínsecas ao ser humano no que cerne o desenvolvimento no mundo do trabalho e as relações entre indivíduo e natureza. Para tanto, em um universo de situações desfavoráveis para o trabalhador uberizado, a uberização e plataformização do trabalho legitimam a precariedade e a informalidade através das plataformas digitais, envolvendo, em especial, o serviço de Delivery. Com uma análise crítica em busca de compreender as perspectivas que rondam as relações de trabalho dos entregadores de aplicativo em Catalão, e através de quais condições laborais se encontram diante dessas mudanças no mundo do trabalho, é que se faz a presente pesquisa.
Coordenação: grd. James Coelho Batista (INHCS-UFCAT).
OF 03 - A produção, transcrição e interpretação de entrevistas: nos desafios de identificar, em memórias excluídas e dissidentes, futuros alternativos.
22/11, 09:00 - 12:00 - sala 311, bloco didático I.
A realização, transcrição e interpretação de entrevistas, produzidas com pessoas comuns, ganhou espaço e aceitação na academia, enquanto reconstrução de processos sociais, a partir das memórias e das expectativas desses sujeitos. Ao exercitar o direito dessas memórias alternativas e dissidentes ao passado, abre-se o futuro para expectativas diversas dos poderes hegemônicos. A compreensão do pesquisador(a) e do entrevistado(a) como personagens do seu tempo, inclusive pela emergência dos comitês de ética em pesquisa, tem recuado da sua pretensão política, retirando a entrevista do seu “experimento de igualdade”, impondo uma concepção de ética, enquanto rituais de procedimentos negadores da política. Diante desse desafio, a oficina pretende agregar pesquisadores(as) e/ou interessados(as) na produção e uso das entrevistas em pesquisas, para, coletivamente, testarmos e avançarmos na reafirmação das memórias enquanto campo de forças, constituído e tencionado em meio a projetos hegemônicos e contestações. Mediante o uso e produção de entrevistas abordaremos teoria e metodologia enquanto constituintes e constituídos em meio à pesquisa, se atentando para como “memórias hegemônicas e alternativas são produzidas na vida cotidiana. Usando referenciais dos autores, Alessandro Portelli, Yara Ahoun Khoury, Déa Ribeiro Fenelon, testaremos possibilidades do exercício da pesquisa na construção do direito ao presente.
Coordenação: prof. dr. Paulo Cesar Inácio (INHCS-UFCAT).
OF 04 - O futebol como espelho e retrato: um campo de cultura e política
22/11, 09:00 - 12:00 - sala 106, bloco didático II.
Poucos fenômenos são tão representativos da cultura contemporânea quanto o futebol, o esporte mais popular do planeta, capaz de mobilizar milhões de pessoas nas mais diversas regiões. Não é apenas um jogo, em torno do futebol formam-se grupos que constroem identidades e relações de sociabilidade, nascem construções morais, costumes, hábitos, valores e crenças e se desenvolvem relações de poder político e econômico. Pensando na dimensão extracampo desse fenômeno, propomos algumas chaves para entender como o esporte ao mesmo tempo representa um espelho da sociedade contemporânea e um retrato das suas relações de poder. Num país onde o povo se acostumou a se autorreferir como o país do futebol pode ser plausível buscar elementos do esporte para se pensar que país é esse.
Coordenação: prof. dr. Ailton Laurentino Caris Fagundes (INHCS-UFCAT).
OF 05 - A leitura de ficção especulativa como recurso para pensar a História e as Ciências Sociais
22/11, 09:00 - 12:00 - sala 307, bloco didático I.
A oficina pretende abordar algumas obras de ficção especulativa para pensarmos as áreas de História e Ciências Sociais sobre outro prisma que não seja o da tradição científica. A ideia é a de provocar uma outra vertente de pesquisa no campo do imaginário, da transdisciplinaridade e da complexidade, que possa ser complementar às realidades sociohistóricas. O objetivo é ampliar o campo de visão sobre os problemas de pesquisa. Dessa maneira, podemos dizer que a ficção especulativa seja um complemento interessante e poético para as pesquisas acadêmicas nas áreas de História e Ciências Sociais. A oficina se estruturará a partir da leitura de trechos de obras literárias que tragam possibilidades de reflexão crítica e imaginativa a fim de despertar para a imagética literária como recurso metodológico para a elaboração de textos, artigos acadêmicos, etc. Utopias, distopias, ucronias, entre outros, serão os recursos literários utilizados na oficina, a fim de despertar para outras realidades imaginárias produzidas ao longo do caminho da produção criativa humana.
Coordenação: prof. dr. Rogério Bianchi de Araújo (INHCS-UFCAT)