GT 01 - Artes Visuais, sonoridades e cultura nas Ciências Sociais
O presente grupo de trabalho fomenta discussões culturais contemporâneas com foco nas articulações e práticas artísticas e culturais, prestando especial atenção aos modos pelos quais essas manifestações são engendradas e permeadas por relações sociais. Pensar imagens, sonoridades e gestol em seus efeitos políticos, em seus agenciamentos e diferenças tem sido uma constante nas Ciências Sociais brasileiras nas últimas décadas. Com o intuito de potencializar essas reflexões e seus respectivos campos de investigação, propõe-se um olhar para as artes e/ou práticas culturais em suas intersecções com cenários, eventos e marcadores sociais da diferença variados. Há interesse na recepção e na discussão sobre pesquisas realizadas no campo das ciências sociais que tratem de experiências estéticas a partir de suas articulações com problemas éticos e políticos. Adicionalmente, espera-se acolher investigações que reflitam sobre experimentações de aproximação entre arte e ciências sociais em termos metodológicos, atentando para outras formas de construir conhecimento em nossas disciplinas.
Coordenação: Prof. dr. Sulivan Chrles Barros (INHCS-UFCAT).
GT 02 - Patrimônios memórias e educação patrimonial
Pretende se discutir a importância da educação patrimonial para a sensibilização sobre os Patrimônios e, consequentemente, para a importância de sua preservação. Partindo do pressuposto apresentado por Bezerra (2020) de que " a educação patrimonial tem um caráter transformador e emancipatório" procuraremos problematizar as permanências de discursos reacionários assentados em monumentos do passado bem como das necessidades de discuti los nas implicações do tempo presente. Pensando a feitura da(s) cidade(s) e seus lugares como aportes de lutas por e pelas memórias.
Coordenação: prof. dr. Ismar da Silva Costa (INHCS-UFCAT).
GT 03 - Política Brasileira Contemporânea: atores e instituições
Este Grupo de Trabalho busca analisar as motivações, valores e interesses de atores políticos relevantes da Brasil contemporâneo, assim como o funcionamento das instituições que influenciam distintas formas de ação coletiva e participação política. Como exemplos dessa nova configuração das relações de poder pensamos fenômenos como o personalismo, a ascensão da extrema direita e as novas formas de participação através das redes socias. É encorajada a submissão de artigos com distintas abordagens teóricas e metodológicas.
Coordenação: prof. dr. Ailton Laurentino Caris Fagundes (INHCS-UFCAT), Larissa Alvarenga (Doutoranda em Ciência Política - Universidade de Salamanca).
GT 04 - Práticas de Ensino em História e Ciências Sociais
Esse GT é uma oportunidade para que os discentes e docentes envolvidos no Programa Residência Pedagógica, além dos demais interessados no ensino em História e Ciências Sociais, possam trocar suas experiências e expectativas por meio de roda de conversa e apresentação de conteúdo. Para além disso, o GT também possibilitará a discussão sobre as práticas da docência em sala de aula, tais como o uso de recursos didáticos, metodologias de ensino, etc. Em termos de pesquisa acadêmica, o GT abre espaço para as pesquisas que se relacionem a formação de professores de História e Ciências Sociais.
Coordenação: prof. dr. Rogério Bianchi de Araújo (INHCS-UFCAT).
GT 05 - Mundo do trabalho e suas intersecções
O eixo fundamental que norteia o GT se resume nas personificações em constante movimento entre as várias facetas do trabalho e do capital. Ressalta-se a necessidade de expressar, sempre, uma dimensão relacional que só pode ser apreendida, no plano da análise, por meio do desvendamento dos nexos que determinam suas manifestações empíricas. Sendo assim, o GT fomentará a discussão de temas como: discussões teóricas e empíricas sobre o trabalho; precarização; uberização; trabalho produtivo / improdutivo; trabalho reprodutivo; as conexões entre trabalho/gênero/raça/geração/classe social; a análise do trabalho a partir de expressões artísticas como o cinema e a música.
Coordenação: Vinícius Oliveira Santos (Doutor em Ciências Sociais - UNICAMP); José de Lima Soares (INHCS-UFCAT)
GT 06 - História, Política, (RE)-Existências
Neste início de século XXI adentramos uma profunda crise das instituições democráticas, forte disseminação de desinformações e uma enorme resistência a tudo que representa transformações sociais. Paralelamente a isso, temos o recrudescimento da extrema direita, o uso da religião como discurso moralizador e ataques de ódio desmedidos a tudo que representa a luta por direitos. Entendemos que a Universidade tem papel fundamental na defesa e atuação pela reconstrução das lutas e resistências. Nesse sentido buscamos que esse GT acolha reflexões, discussões teórico-metodológicas, experiências e pesquisas que versem sobre o direito de existência e resistência, concepções e posicionamentos políticos, corpos, gêneros, sexualidades, pessoas com deficiência, movimentos sociais urbanos, artísticos e do campo, entre outros temas que estimulem nos diferentes campos da ciência, propostas de defesa dos Direitos Humanos e existências múltiplas e plurais.
Coordenação: Lilian Marta Grisolio (UFCAT-INHCS); Jorge Luiz da Silva Alves (Mestre em História Global - UFSC), Rhanielly Pereira do Nascimento Pinto (Doutorando em História - UFSC)
GT 07 - Enfrentamentos contemporâneos: escrita, oralidade e performances artístico-culturais.
A proposta do GT é compartilhar pesquisas acadêmicas e/ou performances artístico-culturais relacionadas às diversas demandas das lutas sociais contemporâneas. Nota-se que os movimentos de resistência de diferentes grupos marginalizados - como as populações negras, indígenas, ribeirinhas, LGBTQUIA+, trabalhadoras (es) da periferia - expressam suas reivindicações por meio das mais variadas formas. Para além da escrita acadêmica encontramos na música, na estética corporal, na oralidade, na dança, nos rituais, nas mídias e no teatro reflexões sociais acerca das múltiplas violências que assolam a sociedade em que vivemos. Serão bem vindas todas pessoas, vinculadas ou não à instituições acadêmicas, que queiram expressar qualquer demanda de luta social.
Coordenação: Luciana Leite da Silva (INHCS - UFCAT).
GT 08 - Religião, sociedade e cultura
As relações entre a adesão ou conversão religiosas e o senso prático dos sujeitos em sociedade são estudadas pelas Ciências Sociais desde seus primórdios. Neste GT, buscamos trabalhos que analisem as articulações entre religião e aspectos socioculturais relevantes (política, gênero, desigualdade social, identidade, globalização, entre outros). Buscamos trabalhos que comuniquem resultados de pesquisa social empírica com discussão teórico-metodológica pertinente às Ciências Humanas.
Coordenação: prof. dr. Daniel Alves (INHCS-UFCAT).
GT 09 - Internet e tecnologias digitais: perspectivas políticas, teóricas, metodológicas e éticas
Este GT tem interesse em reunir pesquisas (sobretudo as de caráter etnográfico) que tomam como objeto diferentes maneiras e estilos de envolvimento com as tecnologias digitais, enfatizando a produção de identidades, práticas reflexivas e exercícios imaginativos de experimentação empreendidos na e pela Internet. Interessam especialmente trabalhos que explorem questões metodológicas da pesquisa no, do, pelo ou para o digital, e que tragam experiências de trabalho de campo; questões éticas nas investigações; engajamentos e experiências envolvidos em fenômenos como trabalho, política, violência, ativismo, arte, raça, gênero, consumo, jogos, mundos virtuais; usos das tecnologias em contextos específicos de desigualdade e diferenciação; impactos e metodologias de produção e difusão de fake news e desinformação; análises de plataformas e aplicativos a partir de seus usos e conformações estruturais; aplicação de métodos digitais/computacionais. A análise destes cenários pode nos ajudar a ampliar a compreensão de diversas formas de engajamentos com as tecnologias digitais no cotidiano, aprofundando reflexões em torno das abordagens sociotécnicas e suas implicações para a pesquisa e a escrita etnográfica.
Coordenação: prof. dr. Fabiana Jordão Martinez (INHCS-UFCAT).
GT 10 - O Pós-abolição como uma chave de análise: agências, memórias e ensino de História.
O termo Pós-Abolição nos permite refletir sobre um período histórico complexo e que não possui uma definição categórica. Para alguns historiadores o período pode referir-se à demarcação do fim da escravidão legal, ou seja, o dia 13 de maio de 1888, até o “tempo presente”, visto que “a memória da escravidão se apresenta cada vez mais viva e politizada” (MATTOS In WEIMER, 2015). Falar do 13 de Maio, do Movimento Negro, dos caminhos percorridos até chegar à conquista no âmbito das ações afirmativas, por exemplo, muitas vezes, não dão conta de evidenciar que esses caminhos de conquistas ao longo de todos esses anos foram trilhados por pessoas. Indivíduos simples, famílias, que cotidianamente lutavam na busca por percorrer trajetórias que os levassem à liberdade, não só jurídica, mas também, financeira e emocional. Mas cadê essas pessoas? A História não é feita apenas por grandes personagens brancos, homens, heterossexuais e cis, apesar dos livros didáticos, privilegiarem, ainda, uma História que parta desses sujeitos. Diante desta indagação o objetivo da proposta é acolher pesquisas que reflitam, pela chave do pós-abolição, as memórias e experiências de homens e mulheres negras na luta por sua liberdade; cidadania; nas suas vivências diante das relações de trabalho e no cotidiano de suas experiências privadas e de ocupação dos espaços públicos; representações culturais; associativismo; resistências; lazer; além, das reflexões no campo do ensino de História, sobretudo, no que diz respeito a aplicabilidade da lei 10639/03.
Coordenação: prof. dr. Natália Batista Peçanha (História-UFU, campus Ituiutaba).