Os anais do evento encontram-se disponíveis.
A história do Congresso de Educação do Vale do Juruá teve início no ano de 2012 - I CEVaJ: 20 anos de Pedagogia. Este evento foi pensado para celebrar, na ambiência acadêmica e em articulação universidade/educação básica, os 20 anos de existência do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre - Campus Floresta em Cruzeiro do Sul-AC. Ali nasceu uma ideia que se estendeu ao longo desses anos ganhando notoriedade e envolvendo pesquisadores, professores, estudantes de outros centros acadêmicos, não apenas do Campus Floresta. A programação do evento foi construída com homenagem aos egressos da primeira turma; conferências, mesa redonda, seção de comunicação oral e de pôster, exposição de artesanato indigena, machetaria; exposição de livro pela EDUFAC. Este trabalho foi tecido a várias mão e fomos aprendendo a fazer fazendo. A parceria com os estudante do curso de Pedagogia foi sempre motivadora.. Alunos sempre dispostos a aprender com os professores e a se envolver na realização do evento. Foi uma realização do curso de de Pedagogia da UFAC - Campus Floresta e do recém criado grupo de estudos e pesquisas em educação - GEPED. Contamos na conferência de abertura com a bela fala “A formação docente no Brasil: (des)continuidade e rupturas” da professora Edwiges Zaccur da UFF e, no encerramento com o tema “Formação e trabalho docente no Brasil: por aflorestamento das políticas públicas” fala do professor Marcio Adriano Azevedo do IFRN.
O II CEVaJ - “Educação, diversidade e fronteiras: um olhar para além da Amazônia” ocorreu no ano de 2014. Na ocasião tivemos a imensa alegria do lançamento do livro “Desafios da formação docente: 20 anos de Pedagogia em Cruzeiro do Sul”. Foram organizadores desta obra: Maria Aldecy Rodrigues de Lima; Maristela Rosso Walker; Éverton Melo de Melo; Sônia Elina Sampaio Enes. O livro é composto por quatro partes: primeira, Desafios e perspectivas da formação docente; segunda, Ecos da formação docentes; terceira, A inclusão na atualidade; quarta, Os cuidados e saúde na floresta. Este livro é resultados de tudo que realizado no evento de 2012, nele consta as conferências, palestras e os textos melhor avaliados na seção de comunicação oral. Tivemos o privilégio de ter a professora Marlene Carvalho da UFRJ na abertura e o professor José Carlos Libâneo no encerramento. O projeto contou com financiamento da CAPES e se manteve, também, com a arrecadação das inscrições. Articulação que se deu com a pós-graduação, graduação e educação básica.
O III CEVaJ “Formação docente: diversidade de saberes e práticas” foi realizado no ano de 2016, mantendo assim, a regularidade de sua realização. Professores e pesquisadores de diversas instituições universitárias e da educação básica puderem expor seus trabalhos, compartilhar saberes e práticas pedagógicas. Em todas as edições do CEVAJ procurou-se manter a articulação entre os centros acadêmicos que formam o Campus Floresta da UFAC, tantos na formação em licenciatura quanto dos bacharelados nas áreas de ciências humanas que compõe o Centro de Educação e Letras (CEL) quanto o Centro Multidisciplinar (CMULTI) nas sua diversidade e composição nas áreas das ciências biológicas, FlorestaL, Agronômica, Saúde e Direito.
O I Seminário Discente do PPEHL foi realizado em 2019 convidando professores e pesquisadores a dialogar sobre o ensino, a leitura, o trabalho com a palavras intercalando as vozes da diversidade amazônica e para além desta. O evento convidou a pensar o ensino nos seus mais distintos contornos, seja nas suas manifestações formais ou informais. A pensar saberes e tempos outros: o dia a dia do chão da escola, as vivências da/na/com a leitura, o trabalho com a palavra enquanto instrumento de manifestação estética, os fazeres e os saberes culturais que nos circundam, as línguas e seus modos de pensar e de estar no mundo... Foi, desse modo, um espaço aberto para a reflexão acadêmica e científica em torno do entrelaçamento entre as diversas culturas ambientadas na região e fora dela que resulta em uma pluralidade de linguagens e paisagens étnicas. O seminário teve como objetivo a partilha das pesquisas realizadas no âmbito do Ppehl com a comunidade interna e externa à universidade. Para além desse objetivo, o seminário também foi o momento propício para a reflexão a respeito do processo de autoavaliação das atividades do programa e de seu planejamento estratégico. Desse modo, o evento nasceu em um contexto de consolidação do programa importante para a continuidade de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. As duas seções deste suplemento são uma mostra do que se fez no decurso do evento e dos exercícios de entrelaçamento entre as três partes que compõe o tripé da vida acadêmica da pós-graduação hoje.
Para 2020, propomos a realização desses dois eventos de maneira unificada.