Os anais do evento encontram-se disponíveis.
Pós-Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP (2018-2019); Doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho - UGF-RJ (2005); Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFRJ (1999); Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-MG (1994); Especialista em Ciências Sociais pela UFAC (1994); Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira - São Paulo (1987). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em filosofia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Crítica, Escola de Frankfurt e Fundamentos Filosóficos da Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Estudos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação (GESHFE) e dois Projetos de Extensão: Grupo Universitário de Teatro Amador e Prática de Leitura e Escrita Acadêmicas - PLEA/UFAC. Foi Pesquisador Colaborador junto ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, de outubro de 2018 a outubro de 2019, sob a supervisão do Prof. Dr. Luiz Sérgio Repa. Atua nos cursos de licenciatura do Campus da Floresta da Universidade Federal do Acre, ministrando disciplinas de fundamentos sócio-filosóficos da educação e no curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - PPEHL.
Licenciado em Ciências- Matemática pela Universidade Federal do Acre-UFAC (1988). Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Educação, na área de Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ( EBTT) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. Vice-Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-MPECIM (2014, 2015 ); Coordenador do MPECIM (2015- 2020) e Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-UFAC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática no Acre- FORPROMAT/UFAC. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática-UFMT (2019- ). Bolsista de Supervisão do PIBID/UFAC/Matemática no Colégio de Aplicação (2014-2018 ) e, do Programa Pró-Docência ( 2014- 2016) . Representante Estadual da UFAC na REAMEC ( Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)( 2017, ___). Docente do Doutorado da REAMEC (2018- ). Membro do Conselho Científico da Revista Educação Matemática Debate- Unimontes-MG( 2017, __) Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).Tem experiência na área de Matemática,com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando nos seguintes temas: Prática Pedagógica; Formação Inicial e Continuada ; Desenvolvimento Curricular , Saberes Docentes e Educação Financeira Escolar.
Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Manejo e Conservação da Vida Silvestre pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio no Zoological Research Museum Alexander Koenig, Bonn, Alemanha. Atualmente é professor do Curso de Licenciatura Indígena e professor permanente dos programas de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Acre.
Possui graduação em Agronomia (2001) pela Universidade Federal do Acre -UFAC, Mestrado (2004) e Doutorado (2006) em Agronomia/Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras -UFLA. Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Acre- UFAC, membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia. Exerceu Cargo de Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação no período de 09/2012 a 08/2018. Assessor de Cooperação Interinstitucional e eleito Vice-reitor para quadriênio de 2018 a 2022.Tem experiência ação na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de doenças de plantas, Diagnose, Epidemiologia, Controle, além de conhecimentos sobre microscopia eletrônica, ferramenta utilizada no desenvolvimento da tese. Desenvolveu trabalhos sobre doenças do cafeeiro nos patossistemas antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) e mancha manteigosa. Ministra disciplinas de Microbiologia, Patologia Florestal, Fitopatologia geral e aplicada nos cursos de Eng. Florestal, Ciências Biológicas e Eng. Agronômica e na pós-graduação ministra disciplina Tecnologia em proteção de doenças de planta.
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, 2015. Mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense, 2011. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre, 2003 e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília 2000. Atualmente ocupa a função de Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura Indígena da Universidade Federal do Acre - Campus Floresta. Professor das disciplinas de Ciências da Educação, Filosofia, Educação para as relações Étnico-Raciais e Fundamentos da Educação Indígena no Curso de Pedagogia no Campus Floresta da Universidade Federal do Acre. Coordenador do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura Indígena na UFAC, Portaria 2.929 de 26 de setembro de 2018. Tem experiência na área de Educação e Filosofia, com ênfase em Educação.
Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Acre (2003) especialização em Língua Inglesa pela PUC-Minas (2005) mestrado em Letras - Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2010) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Estudas da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre, campus Floresta em Cruzeiro do Sul. Atua na área de Linguística Aplicada. Está envolvido principalmente com as seguintes temáticas: ensino de língua inglesa, gêneros do discurso, letramento digital e a prática de podcasting no ensino de Língua Inglesa.
Possui graduação em Letras Português e Literaturas pela Universidade Veiga de Almeida (1988), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Acre. Tem experiência em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, com ênfase em Teoria da Narrativa, atuando principalmente nos seguintes temas: romance latino-americano contemporâneo e ficção de expressão amazônica. É editor da Revista Anthesis e participa de dois programas de mestrado e doutorado. É também membro correspondente na região Norte da Academia Brasileira de Filologia e Membro da International Writers and Artist Association - IWA. Líder do Grupo de Pesquisa CELSA (Circulo de Estudos da Linguagem no Sudoeste Amazônico). Tem seis livros publicados individualmente.
Bacharel em Ciências Biológicas (modalidade Genética) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é mestre e o doutor em Ecologia e Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar. Atualmente é Prof. Associado 3 da Universidade Federal do Acre - UFAC, onde foi coordenador e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais-PPG/EMRN por vários períodos. Possui experiência na orientação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Suas pesquisas estão concentradas em ecologia de peixes e outros organismos aquáticos. Também tem atuado em diversas atividades de apoio técnico-científico junto ao Governo do Estado do Acre em questões relativas a recursos hídricos e ecologia aquática, além de outros trabalhos com ONGs. O pesquisador coordena/coordenou vários projetos de ensino e/ou pesquisa, dentre os quais pode ser destacado o Sub-Projeto 12 da Rede SISBIOTA - Predadores Topo-de-Cadeia (coordenação geral: Prof. Dr. Pedro Galetti Junior, UFSCar). Foi coordenador do PROCAD Novas Fronteiras 2007 (projeto 1400/2007) uma cooperação acedemica entre o PPG-EMRN e o Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais-PEA, da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Diretor de Pós-Graduação da PROPEG/UFAC.
Possui graduação (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) em filosofia pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento na mesma universidade, filiado ao projeto temático; Gênese e significado da tecnociência. Das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Atualmente é professor livre-docente em regime integral no Depto. de Filosofia da Universidade de São Paulo
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), especialização em História da Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Federal de São João Del-Rei (2015) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015-2017). Atua nos seguintes temas: história e epistemologia da psicologia experimental e psicologia social, métodos qualitativos; biografia científica; problemas psicológicos da escrita acadêmica; cotidiano e saúde mental na vida acadêmica.
Professor formador e pesquisador da área de Língua Inglesa da Universidade Federal do Acre (UFAC). Possui graduação pela Universidade Federal do Acre em Letras/Inglês e Literaturas de Língua Inglesa (2005), mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2012). E doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/São José do Rio Preto (2019). Tem experiência em aspectos concentrados no campo dos Estudos da Linguagem e Linguística Aplicada. O interesse na pesquisa centra-se na complexidade dos contextos de Formação Inicial e Continuada de Professores de Inglês, nas Complexidades do Processo de Ensino e Aprendizagem de Inglês, na Aplicação de Ferramentas Digitais mediadoras do Ensino de Inglês em Contextos Diversificados de Aprendizagem, na Avaliação no Ensino de Línguas e da Proficiência linguística, comunicativa e pedagógica do professor.
É graduado em Psicologia (Licenciatura) pela Universidade Complutense de Madrid (1987), Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Complutense de Madrid (1995) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Nacional de Educação à Distancia (1998). Atualmente é Professor Titular na Universidade Complutense de Madrid. É Mestre em Psicopatologia e Saúde. Especialista em Saúde Mental Comunitária. Formador de Formadores. Ele concluiu cursos de formação que somam mais de 3000 horas. Possui suficiencia investigadora nas áreas de Ciências Cognitivas e Ciência Política e Sociologia.
Professor Adjunto III com dedicação exclusiva, na Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, Cruzeiro do Sul, na área de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa. Doutorado em Literatura (UFSC). Mestre em Teoria Literária (UFU). Especialização em Análise do Discurso (UFU). Graduação em Letras Português/Francês e respectivas literaturas (UFU). Desenvolve pesquisas na área de Estudos comparados e temáticos em literatura. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade da UFAC (mestrado) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da UFAC (mestrado).Pós-doutorado em Literatura Hispanoamericana Contemporánea na Universidad de Playa Ancha (Chile). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Comparados e Temáticos em Literatura e Direitos Humanos. Editor da Revista Communitas.
Professor e pesquisador da Universidade Federal do Acre - UFAC. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestrado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre (2015); Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas - FVCH (2002); Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2001). Membro do Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários (NELL), da Universidade Federal do Acre. Membro do Grupo de Pesquisa "LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária", da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador na área de Educação e Letras, com ênfase na formação de leitores. Tem experiência na área de Educação Superior, Básica e Educação Profissional.
Professor da Universidade Federal do Acre. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2013); Especialista em Pedagogia Gestora pela Faculdade de Educação Superior Acriano Euclides da Cunha; Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2008); Bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo (2000) e Bacharel em filosofia pelo Seminário Maior São João Mra Vianney (1995). Tendo experiência na área de Educação e Gestão Publica.
Possui graduação em Licenciatura em Matematica pela Universidade Federal do Acre (2004) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é professor 3 grau da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, etnomatemática, representação social e ensino de matemática.
Possui graduação em Ciências Sociais (2016), Antropologia (2016), Sociologia (2018) e mestrado em Direitos Humanos e Cidadania (2018), pela Universidade de Brasília (UnB). É professor de Língua Inglesa, com experiência na área educacional, lecionei em escolas de Ensino Fundamental e Médio. É indígena da etnia Puyanawa, Aldeia Barão, que se localiza no município de Mâncio Lima, Estado do Acre. Atua em projetos de pesquisas sobre a saúde da etnia Puyawakêvu/Puyanawa, com foco no Subsistema de Saúde Indígena, na Casa de Saúde Indígena (CASAI), sendo orientado pelas professoras Dra. Maria Vanessa de Castro e Sílvia Guimarães. É integrante do Programa de Educação Tutorial, PET Conexão dos Saberes-Música do Oprimido, atuando em atividades de contação de histórias indígenas nas escolas públicas de Brasília. Lecionou aulas de Língua Inglesa como professor voluntário para estudantes indígenas da Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Brasilia. Atua junto ao seu povo, contribuindo na produção e elaboração de importantes projetos , entre os principais está o fortalecimento da língua materna, onde está produzindo materiais didáticos na Língua Puyanawa. Atua também no ensino da Língua Inglesa, educação escolar diferenciada, contação de histórias, Saúde Indígena Puyanawa, estatal. Atua principalmente nos seguintes áreas: Linguística, antropologia e etnologia, estudos de línguas indígenas, tradições orais indígenas, políticas de saúde indígena, Saúde Indígena Puyanawa e Direitos Humanos.
Morane Almeida de Oliveira, natural de Rio Branco, é mestre em ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2017) e licenciado em matemática (1996) pela mesma instituição. Desde 2010, atua como professor de matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre. A partir de 2004 é convidado para realizar sua primeira experiência na educação indígena pela organização não-governamental Comissão Pró-Índio do Acre, onde é consultor convidado na área de educação matemática. Foi professor e consultor técnico no Ensino Básico das redes Estadual e Municipal de educação do estado do Acre (1998-2010), atuando de forma efetiva na educação de surdos e na educação de jovens e adultos. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em etnomatemática. Atuando nas temáticas: Ensino Aprendizagem na Educação Indígena, Currículo de Matemática e Educação de Jovens e Adultos.
Doutorando em Educação na Linha de Pesquisa: Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED), no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Educação pelo mesmo Programa (2015). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre - UFAC (1999). Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica de São Paulo (2008). Especialista em Saúde Pública (UNAERP), Psicopedagogia (IVE), Formação de Professor para Educação ONLINE (UNB), e professor do quadro efetivo regime de Dedicação Exclusiva na UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC, COMPUS FLORESTA, lotado no Centro de educação e Letras (CEL). Pesquisador nas áreas de Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas, Currículo e Gestão Escolar.
É graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2013), licenciado em Letras Inglês pela Universidade Federal do Acre (2016), especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Candido Mendes (2018) e mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Federal do Acre (em andamento). Atualmente é professor de Língua Inglesa na Escola de Ensino Médio Professor Flodoardo Cabral em Cruzeiro do Sul, Acre. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa. É membro do Grupo de Estudos em Linguagens nas Amazônias (GELA).
Graduado em Ciências Biológicas licenciatura pela Universidade Federal do Acre, estagiário voluntario do laboratório de Herpetologia da UFAC. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientas (PPGCA) pela Universidade Federal do Acre, com a proposta de trabalho sobre: O PESO DA PEGADA HUMANA: PERCEPÇÃO DE IMPACTOS EM ÁREAS DE USO RECREATIVO POR MEIO DE INVERTEBRADOS. Vinculado ao Laboratório de Aracnologia da Universidade Federal do Acre - campus Floresta.
Concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1996. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Procientista nesta mesma instituição. É Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2009 e bolsista de produtividade do CNPq desde de 1998, hoje com nível 1 B. Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Proped) de janeiro de 2008 até julho de 2012. Publicou 4 livros completos, vários artigos em periódicos especializados, dentre eles Cadernos de Pesquisa, Educação e Sociedade, Educação e Realidade, Journal of Curriculum and Pedagogy, Journal of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies, Policy Futures in Education e Revista Brasileira de Educação, além de ter várias publicações em capítulos de livros. Orientou 21 alunos de mestrado (sendo uma como co-orientadora), 18 alunos de doutorado (sendo 3 como co-orientadora) e 9 pesquisadores em nível de pós-doutorado. Atualmente orienta 8 doutorandos, 3 bolsistas de IC CNPq e Uerj e supervisiona 2 pós-doutorandos. Atuou como coordenadora do Fórum Nacional de Programas de Pós-graduação em Educação em 2011-2012. É editora do periódico Transnational Curriculum Inquiry, revista da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS), e atuou ou tem atuado como membro do conselho editorial de: Journal of Education Policy, Revista Brasileira de Educação, Educação e Realidade, Educação e Sociedade, dentre outras. Foi membro da Comissão de Avaliação de Programas na Capes no triênio 2002-2004. Foi membro suplente do CA Educação do CNPq de dezembro de 2012 a junho de 2013 e membro titular nessa comissão de agosto de 2014 a junho de 2016. Suas pesquisas são financiadas pelo CNPq, pela Capes e pela Faperj. É Diretora do Departamento de Fomento ao Ensino para Graduados (DEPG) na Sub-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Uerj desde janeiro de 2016, membro do Grupo Gestor do Capes PrInt Uerj e Representante das Universidades Estaduais - Uerj no Conselho Superior da FAPERJ, onde atua como vice-presidente do Conselho. Maiores informações sobre suas pesquisas e produções podem ser obtidas na página www.curriculo-uerj.pro.br Research ID http://www.researcherid.com/rid/F-7209-2012.
Professora Associada do Curso Licenciatura Indígena, Área de Humanidades. Vinculada ao Centro de Educação e Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens, UFAC-Floresta. Habilitada e Mestre em Antropologia Social e PhD em Ciências Sociais Linha de Pesquisa: Família e Gênero pelo IFCH/Unicamp. Pós-Doutoramento em Etnologia e Etno História (CFH/UFSC). Líder no Grupo YURA - Poéticas Indígenas e Brasis (CEL/UFAC-Floresta). E pesquisadora no Grupo Pindorama - Estética de Terreiro; ambos vinculados ao CNPq.
Tem graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), pos-doutorado em Ciências Cognitivas pela University of California San Diego (2005) e pos-doutorado em Educação pela University of Rhode Island. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, onde participa do Núcleo de Pesquisa Lingtec, do Ceale e coordena o Projeto de Extensão Redigir. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção de textos, ensino e letramento digital.
Possui graduação em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira / Santa Dorotéia (1971), mestrado em Linguística/Semiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974); e doutorado em Linguística pela Universidade de Málaga (1976), em Literatura Comparada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia (1991) e em Formação de Leitores na CNRS, Paris (2006). Foi Professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975-2017) e segue professora visitante em diversas universidades públicas brasileiras e do exterior. Tem estudos interdisciplinares nas áreas de artes, educação, políticas públicas, comunicação e teologia e é consultora de instituições públicas e privadas para formação de leitores em perspectiva interdisciplinar. Criou para a Biblioteca Nacional o Programa Nacional de Leitura (Proler), é assessora do Cerlalc/Unesco e, co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, dirigiu-a entre 2006-2013, quando passou ao Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer) cujo o setor de pesquisas e publicações coordena. Presidiu seu Conselho de Desenvolvimento até 2017. Colabora com redes de ensino e pesquisa em educação e cultura e desenvolve programas e projetos de pesquisa em parceria com institutos e centros de referência sobre leitura.
Possui graduação em Letras Vernáculo (1992) e graduação em pedagogia (1996) pela Universidade Federal do Acre; Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2011); Doutorado em Educação pela universidade Federal do Paraná (2015) na linha de Cultura, Escola e Ensino. É Professora da Universidade Federal do Acre desde 1996, como professora do convenio estado/UFAC e desde 2006 como professora efetiva. Tem experiencia no Ensino Fundamental, médio e superior. No ensino superior atua na área de Didática,; Formação e Prática Docente; Cotidiano da Escola e da sala de Aula; Educação do Campo; Investigação e Pratica Pedagógica; O papel do pedagogo na escola e fora dela; Educação Infantil. Pesquisa temas relacionados a Cultura e escola; Educação Superior; Formação e prática docente; Identidade Docente; Cultura e escola indígena e não indígena; relações de poder e a instituição escolar; preconceito e discriminação na escola; educação e escola do/no campo. Inclusão Escolar; Educação Infantil na Escola do Campo.
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2002) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP (2008). Atualmente é Reitora e Professora Associada da Universidade Federal do Acre. É docente colaboradora do Mestrado em Saúde Coletiva da UFAC. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, gravidez, aleitamento materno e puerpério.
Possui graduação em Ciências Habilitação Biologia pela Universidade Federal do Acre (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Acre e Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: citogenética de peixes, conteúdo de DNA nuclear e genética molecular.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1998), especialização em Alfabetização e Letramento pela PUC/MG (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Trabalhou na comissão para elaboração de APCN da Universidade Federal do Acre, Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre (2012-2016; 10/05/2019 à 01/03/2020). Coordenadora local do PAR-FOR (dezembro de 2013 à junho de 2018 - curso de Pedagogia). Tem experiência no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Lecionando na Graduação e Pós-Graduação (Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - UFAC; Membro do corpo editorial da ANTHESIS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd/UFAC), atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Representações Sociais, Fundamentos da Educação Popular, Alfabetização e Letramento.
Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação/CED/UFSC. Atuou como subcoordenadora do PPGE da UFSC (2016-2018) e coordenadora do curso de Pedagogia (2002 a 2004), do curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade (2006-2008) e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade. (2009-2011). Membro do Fórum de EJA de SC e da Organização dos Encontros Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Coordenadora e Pesquisadora Cnpq no Projeto Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/ 9764085758306370). Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas – BRASILUEJA, Brasil, Portugal, Espanha e México. Coeditora da Revista Internacional de EJA - RIEJA (UNEB) e compõe o comitê editorial das revistas Atos de Pesquisa, Revista Extensio/UFSC e Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Docente e pesquisadora da Educação de Jovens e Adultos.
Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012) e mestrado em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (2006). É especialista em Literatura Brasileira pela PUC-Minas (2004), com graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Acre (1996). Tem experiência docente nos diversos níveis de ensino, pois foi alfabetizadora, lecionou no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e serviu na Secretaria de Estado de Educação do Acre como Coordenadora Pedagógica no Ensino Infantil. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Acre Campus Floresta. Dedica-se à observação de fenômenos que se dão nas interfaces entre as áreas de Letras e Educação, mais especificamente no âmbito da teoria literária, da literatura de expressão amazônica, da leitura analítica de contos e outras textualidades artísticos/literárias, todos eles cotejados como instâncias propícias à problematização da leitura como ação de aprimoramento do humano. O espaço de concreção dessas reflexões é o GIL - Grupo de Investigação sobre Leitura e Recepção de Textos, grupo de pesquisa da Universidade Federal do Acre do qual é líder. Coordena o Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens - PPEHL da Universidade Federal do Acre aprovado pela Capes em 2018.
É pesquisadora 1 A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Foi eleita presidente para 2007 da Charles S. Peirce Society, USA. É também um dos membros do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA e um dos membros do Bureau de Coordenadores Regionais do International Communicology Institute. Foi ainda membro associado do Interdisziplinäre Arbeitsgruppe für Kulturforschung (Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Cultura), Universidade de Kassel, 1999-2009. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o prêmio Luiz Beltrão-maturidde acadêmica, em 2010. Foi professora convidada pelo DAAD na Universidade Livre de Berlin, em 1987, na Universidade de Valencia, em 2004, na Universidade de Kassel, em 2009, na Universidade de Évora em 2010, na Universidad Nacional de las Artes, Buenos Aires, 2014, na Universidade Michoacana de San Hidalgo, México, 2015 e na Universidade de Caldas, Colômbia, a partir de 2018. Foi pesquisadora associada no Research Center for Language and Semiotic Studies em Bloomington, Universidade de Indiana, em repetidos estágios de pesquisa, especialmente em 1988, pela Fulbright, Nessa mesma universidade, fez pós-doutorado em 1993, pelo CNPq. Desde 1996, tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp. 258 mestres, doutores e pós-doutores defenderam seus títulos sob sua orientação, de 1978 até o presente e supervisionou 12 pós-doutorados. Tem 50 livros publicados, dentre os quais 6 são em co-autoria e dois de estudos críticos. Organizou também a edição de 21 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem mais de 400 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Inteligência Artificial, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência.
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestre em Educação (2010) pela Universidade Federal Fluminense(UFF/RJ), com especialização em Psicopedagogia(2001) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. É professora Adjunta do magistério superior da Universidade Federal do Acre, nos curso de Pedagogia e licenciaturas, atuando princi-palmente nos seguintes temas: Políticas públicas para a Inclusão e Educação Especial, formação de professores, educação especial, educação inclusiva e Pedagogia Hospitalar. Foi coordenadora do Programa de Especialização em Atendimento Educacional Especializado, oferecido pela UFC/MEC para professores da Rede Pública. Atualmente está exercendo a função de docente na Universidade Federal do Ceará, Chefe di Departamento de Estudos Especializados, Professora do Departamento de Estudos Especializados, coordenadora de projetos de extensão Pedagogia Hospitalar e Política de educação especial e inclusiva e do Projeto de Pesquisa;EDUCAÇÃO ESPECIAL: O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA; EDUCA-ÇÃO ESPECIAL: Avaliação e Monitoramento das Políticas de Inclusão Escolar em Contextos Municipais de Curitiba/Pr e Fortaleza/Ce.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre (1989), especialização em Matemática pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocínio (1992), mestrado em Desenvolvimento Regional (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática através do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (2016) com polos na UFMT, UFPA e UEA. Linha de Pesquisa na Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática, com área de concentração em Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é professora associada, nível 2, da Universidade Federal do Acre, exercendo serviço docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ? MPECIM com as disciplina 'Práticas Culturais e Tendências em Educação Matemática (2017, 2018), Fundamentos Teórico- Metodológico na Pesquisa em Educação (2018 e 2019), e na disciplina Prática de Ensino Supervisionada (2019) e nos cursos ligados à formação de professores atuando com disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Oficinas de Matemática, Estágio Supervisionado, Estágio Supervisionado na Extensão e na Pesquisa I e II, Iniciação a Extensão e Prática de Ensino de Matemática. É coordenadora do Subprojeto Matemática no Programa Institucional de Residência Pedagógica/ UFAC (2018-2020) e do projeto institucional: Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagens, Práticas Culturais em Ensino de Matemática e Ciências ? GEPLIMAC /UFAC. Atua nos grupos de pesquisas: GMAUFAC (Grupo de Matemática Aplicada e Computacional da UFAC), no Grupo de Pesquisa em Lógica e Epistemologia) e no GEPLIMAC/UFAC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagens, Práticas Culturais em Ensino de Matemática e Ciências). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, desenvolvendo trabalhos focando principalmente a formação de professores e a organização das ações de ensino de matemática à luz da teoria da atividade com algumas inserções na abordagem da linguagem Wittgensteiniana e Derridiana procurando indisciplinarizar os conteúdos da formação inicial e ver de outras formas esta formação no âmbito do estágio e prática de ensino de matemática.
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFMT/ Polo UEA - REAMEC; Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, PPGEA (Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola), com pesquisa em Educação Escolar Indígena; Especialista em Educação Matemática Comparada pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB (2014); Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Atualmente é professora de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
Professora Efetivo - DE - Universidade Federal do Acre - UFAC - Campus Floresta de Cruzeiro do Sul. Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - MPECIM, da UFAC, Defesa em abril de 2019. Qualificação em setembro de 2018. Especialização em Educação. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1993).
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná-UFPR, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2015); Especialista em Pedagogia Gestora-IVE (2005); Educação Especial e Inclusiva-FACINTER (2012); Língua Portuguesa UFAC( 2012); Graduada em História pela Universidade Federal do Acre (2005). Professora do Centro de Educação e Letras-CEL da Universidade Federal do Acre atua com as disciplinas de Língua Brasileira de Sinais-Libras e Fundamentos da Educação Especial. Coordenadora do Núcleo de Apoio a Inclusão-NAI/UFAC. Professora de especialização no Instituto Euclides da Cunha(INEC) e Faculdade de Educação da Serra-(FASE), atuando nos cursos de Psicopedagogia, Gestão Escolar em Saúde Pública, Gestão Escolar com habilitação, administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar, Planejamento e Gestão, Educação Especial e Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais-Libras; Gestão Social e Politicas Públicas. Pesquisadora no Grupo Acreano de Estudos Linguísticos e Literários (GrAELL) atuando nas linhas de pesquisas Linguística Aplicada e Educação. Membro também do grupo de Pesquisa Investigação Docente e Diversidades (GRIDD); atuando nas linhas de pesquisas, Diversidade, Inclusão e Currículo. Desenvolve pesquisas na área de Educação Especial e Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais-Libras, Cultura, Diversidade, Currículo.
Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre (2001) e Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2019). Especialização em Psicopedagogia (2002). Pós-graduanda em AEE e Educação Inclusiva. Professora do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte do Estado do Acre, desde 1998. Atualmente exercendo a função de Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio e professora de AEE da Escola Estadual Antônio De Oliveira Dantas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e afins, atuando principalmente nos seguintes temas: TICs, Letramento Digital, EaD, Língua Portuguesa e era digital , bem como experiência na área de Coordenação de Ensino. Gestão Escolar e Formação de Professores.
Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2008), graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre (2010), mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Rondônia (2015) com pesquisa no campo da formação continuada para a educação especial e no momento faz doutorado em educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, na linha de pesquisa: Educação: diversidade e desigualdade social, orientanda da Dr. Laura Ceretta. E professora do magistério superior pela Universidade Federal do Acre nos cursos de licenciatura, professora/ formadora - PARFOR da Universidade Federal do Acre e realiza pesquisas no campo das políticas públicas inclusivas, educação especial, inclusão, formação inicial e continuada para atuar na educação especial, diversidade, identidade e educação especial na escola do campo. Participa do grupo de pesquisa: Educação Inclusiva/Educação Especial: Políticas, Práticas e Processos de Desenvolvimento humano, do (a) Universidade Federal do Paraná, coordenado pela Dr. Laura Ceretta. Participa também do projeto: Desenvolvimento de processos de avaliação e monitoramento acerca de políticas de inclusão escolar em contextos municipais, coordenado pela Dr. Enicéia Mendes Universidade Federal de São Carlos.
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestrado em Letras: linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2016), Especialização em Educação Especial/Inclusiva pelo INEC - Instituto de Educação Superior Acreano - Faculdade Euclides da Cunha (2011), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2008). Experiência na rede estadual como Professora Itinerante de alunos com deficiência, Professora de Atendimento Educacional Especializado e na Formação de professores para atuar junto aos alunos com deficiência, nas áreas de Deficiências, Transtornos Globais do desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Acre, atuando na linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, pesquisadora do Grupo GEPED - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação. Membro também do grupo de Pesquisa Investigação Docente e Diversidades (GRIDD); atuando nas linhas de pesquisas, Educação especial com caráter inclusivo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, Metodologias Inclusivas e Psicologia da Educação.
Mestranda do Programa de Pós-graduação no Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Federal do Acre. Possui especialização em Pedagogia Gestora pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande (2005) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2003). Atualmente é professor titular do Instituto Federal do Acre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pesquisas voltadas a formação docente e tecnologias digitais da informação e comunicação.