Os anais do evento encontram-se disponíveis.
A realização do IV Congresso de Educação do Vale do Juruá - IV CEVaJ e o II Seminário discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens - II SemDPpehl, constituem-se em um movimento que abraça pesquisa e sua interlocução com o ensino e a extensão. De forma significativa marcam o compromisso de professores e pesquisadores tanto da pós-graduação quando da graduação bem como sua conexão com a educação básica.
Eventos dessa natureza marcam a superação de modelos tradicionais de ensino, pois desde o chão da escola estamos entrelaçando vozes em busca do compartilhamento de saberes e práticas docentes no processo de socialização das pesquisa e das experiências vividas no interior das universidades e das escolas.
Trilhamos um caminho desafiador na profissão professor, vivendo tempos de aulas remotas, distanciamento social, home office. Tempos do adoecimento e de perdas de entes queridos (familiares, amigos, colegas de trabalho) causado pela crise sanitária/pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, a dinâmica da pesquisa e das aulas on line tem sido prática constante. Vivenciar e compartilhar experiências e pesquisas que não pararam tem sido a tônica dos eventos acadêmico que em 2020 não puderam ser presencial e ganham um novo formato, o virtual. Este contexto nos desafia a pensar sobre o ensino e a pesquisa em tempos de pandemia. Como vem acontecendo a (re)invenção da docência? Que caminhos trilhar? Com o objetivo aprimorar a formação contínua dos professores e o desenvolvimento da prática pedagógica propomos momentos de estudos e reflexões nesta área das ciências humanas e das múltiplas linguagens que constitui o sujeito amazônico e o entrelaçamento das vozes desse nosso imenso Brasil. Defendemos uma educação esperançosa, por isso mesmo não nos furtamos ao diálogo e nem a busca do “saber mais”. E, nesse movimento humano, afetivo, ético queremos uma sociedade mais justa e mais igualitária, mais inclusiva. Por isso propomos para o IV CEVaJ e II SemDPpehl os seguintes objetivos: · integrar discussões sobre ensino, pesquisa e extensão no âmbito da graduação e da pós-graduação; · compreender o ensino para além da sala de aula, intercalando os diálogos formativos com os cenários do cotidiano;· discutir o exercício da docência como uma atividade formativa contínua e a (re)invenção da profissão professor frente à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus sofrida em 2020;· socializar diferentes vozes que ecoam na academia e na educação básica sobre o existir da docência, os desafios do ensino e a produção da ciência em tempos de aulas remota.
Que possamos construir coletivamente a dinâmica dos processos formativos com a dinâmica de um ensino democrático, pluri/multi/intercultural. Desse modo queremos situar e realizar este evento em sua primeira edição virtual.
A comissão organizadora do evento incentiva a participação no congresso de autores que queiram apresentar seus trabalhos científicos em um ambiente diverso, compartilhar experiências que possam ser discutidas sobre a transição de paradigmas nos cenários diversos para a docências.
A programação do IV CEVaJ e II SemDPpehl conta com interessantes atividades interativas, incluindo as principais temáticas em discussão na comunidade e profissional e acadêmica, relevantes para o avanço das políticas de educação tanto no Brasil como no cenário internacional.