Possui Doutorado (2013) e Mestrado (2004) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É graduado em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (2001). Fez Pós-doutorado em Linguística na Universidade Federal do Piauí (2014), é integrante do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística / UFC e Líder do GETEXTO - Grupo de Estudos de Linguística Textual/ UESPI. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí, atuando no curso de Licenciatura Plena em Letras Português, campus poeta Torquato Neto. Já atuou como Diretor do Núcleo de Educação à Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD), Diretor da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), Coordenador do Curso de Licenciatura Plena em Letras da UESPI e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UESPI) Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística textual, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas discursivas, estratégias de textualização, Referenciação, Gêneros textuais e Inteligência artificial. Email: franklinoliveira@cchl.uespi.br
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (2011) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2019). Atualmente, cursa doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Estudos da Linguagem na linha de Estudos do Texto. É professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio lotado na Secretaria da Educação do Ceará e vice-líder do Grupo de Estudos do Texto (GETEXTO-UESPI). Tem experiência na área de Linguística Textual, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Referenciação, Plurissemioticidade, Eugenio Coseriu (LT de base coseriana) .
Doutora e Mestre em Linguística (UFC), Especialista em Língua Portuguesa (UFPI) e Graduada em Letras/Português (UFPI). Estágio pós-doutoral na UNICAP. Docente da Graduação em Letras/Português e do Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Membro do GT da ANPOLL de Gêneros Textuais/Discursivos. Líder do grupo de pesquisa LABORATÓRIO DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICAS-LEIA, cadastrado do diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Piauí, eleita para o mandato de 2024 a 2028. Conselheira suplente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB - PIAUÍ - CACSFUNDEB - PI, Membro da Diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos no Nordeste - GELNE - biênio 2025-2026. Desenvolve estudos sobre gêneros e letramentos, especialmente no contexto acadêmico.
Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil - FAIBRA, em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Mestre em Letras (Estudos da Linguagem) pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Professor Assistente da Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí - UESPI - Campus Dom José Vasquez Diaz (Bom Jesus/PI). É também, avaliador de cursos de Graduação do BASis/INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Graduada em Licenciatura Plena em Letras/Espanhol (Universidade Estadual do Piauí - 2005), especialista em Língua Espanhola (Universidade Estadual do Piauí 2007), mestra em Linguística na área de Linguagem e Cultura/ Estudo do texto, produção e recepção (Universidade Estadual do Piauí - 2019), doutora em Linguística (Universidade de São Paulo- 2024) na linha de pesquisa estudos dos processos de aquisição e aprendizagem de línguas. É professora do Curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Piauí desde 2012 com atuação nas áreas de Linguística e Metodologia do Ensino da Língua Espanhola.
Tem interesse em pesquisar: a relação entre textos e multimodalidade (foco no letramento visual); propostas didáticas para o ensino de gramática (comparação entre o espanhol e o português).
Doutorando em Linguística, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Mestre em Letras, na área de concentração de Linguagem e Cultura, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialista em Letras Português, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Graduado em Letras Português, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tenho experiência na área de Letras Português, atuando, em especial, com os seguintes temas: Argumentação e Análise Semiolinguística do Discurso. Também sou Professor efetivo, da área de linguística, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no Campus Dom José Vasquez Diaz – Bom Jesus.
Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (1999), Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Doutora pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015). É Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Desenvolve pesquisas na área de Estudos Críticos do Discurso; Teoria das Representações Sociais - TRS; Análise do Discurso; Argumentação e Semântica. E atualmente tem interesse na área de Inteligência Artificial. Membro do grupo de pesquisa Ensino do Português Brasileiro (2021) e do GETEXTO.
toranda no PPGEL da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e graduada em Letras pela (UFPI). Possui também graduação em Pedagogia pela (UESPI), além de especializações em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação do Piauí (FAEPI) e em Libras com Docência no Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Meio Norte (FAEME). Integra os grupos de pesquisa NECRIL (UFPI), GPADC (UECE) e GETEXTO (UESPI). Sua linha de pesquisa abrange Texto, Discurso e Gêneros como Práticas Sociais, com foco em estudos de Linguística Textual (LT), especialmente nas áreas de Estereótipos, Intertextualidade e Argumentação, bem como suas interfaces com a Análise do Discurso Crítica (ADC). Atua como professora formadora no PARFOR (UESPI e UFPI), tutora no Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UESPI) e revisora textual no CEAD/UFPI.
Mestranda em Letras/Linguística pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2023). Pós-graduada em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação - FAMART (2023). Pós-graduada em Comunicação e Mídias Digitais pelo Centro Universitário UniFatecie (2022). Licenciada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (2022). Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica PIBIC/UESPI, com projeto de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Linguística textual, atuando com análise de Memes em Livros didáticos. Atua com pesquisas na área de texto, gêneros textuais, gêneros digitais, inteligência artificial e gêneros acadêmicos. Faz parte do grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Texto (GETEXTO/UESPI). Foi produtora e apresentadora voluntária do Programa Nestantim (2022-2023), no canal do Youtube - TV Nestante. Atualmente é revisora de textos freelancer e professora.
Mestrado no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, área de concentração: Linguagem e Cultura. Especialização em Língua Portuguesa (Universidade Estadual do Piauí/NEAD/UAB); Especialização em Estudos Linguísticos e Literários (Universidade Estadual do Piauí); Especialização em Gestão Educacional em Redes (Universidade Federal do Piauí/CEAD/UAB); Especialização em Atendimento Educacional Especializado/AEE (Instituto Federal de Educação/IFPI/UAB). Graduação em Letras - Português (UESPI) e em Normal Superior, também pela Universidade Estadual do Piauí. Professora do ensino básico, atuando na rede municipal de Teresina -SEMEC, como professora do quadro efetivo, desde 2011. Professora no ensino superior de graduação e pós-graduação, como professora e como tutora, ministrando disciplinas nas áreas dos estudos linguísticos e na área da educação. Membro do grupo de pesquisa GETEXTO - no Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Piauí. Atua na docência desde 2006. Interessa-se por pesquisas na área de letras - linguística e em educação.
Mestrando em Letras pela Universidade Estadual do Piauí, sob a orientação do professor Dr. Franklin Oliveira Silva. Possui graduação em Letras- Português e em Pedagogia (UFPI). Tem interesse na área da Linguística de Texto. Além disso, desenvolve pesquisa na área de Linguagens e Educação com foco na atuação do Pedagogo nos seus mais diversificados espaços.
Mestranda em Letras, área de Linguística, do PPGL/UESPI (Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí - Campus Poeta Torquato Neto). Licenciada em Letras Português pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira. Atuou como bolsista do PIBID (Programa institucional de bolsas de iniciação à Docência) no período de novembro de 2020 a abril de 2022.Atuou como voluntária do PIBIC (Programa institucional de bolsas de iniciação Científica) com o projeto "A (des)construção identitária do(a) professor(a) no Movimento Escola Sem Partido sob as lentes da Análise do Discurso Crítica" desde setembro de 2022 com término em agosto de 2023. Atuou como Residente bolsista do PRP (Programa de residência pedagógica) de novembro de 2022 a maio de 2024. Trabalhou como professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual desde junho de 2024 com término em dezembro de 2024. Tenho interesse particular na relação entre Inteligência Artificial e o processo de argumentação, investigando como as novas tecnologias impactam a produção, estruturação e recepção dos discursos argumentativos.
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da UESPI, Graduada em Letras Português e Literatura de Língua de Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí - UFPI e Analista Pedagógica e Professora de Língua Portuguesa em escolas particulares. Possui Pós Graduação em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas da Aprendizagem pela Faculdade Descomplica. Idealizadora do Grupo Compartilhar e sócia do Laboratório Educação do Futuro, a professora tem desenvolvido cursos de formação continuada para professores sobre a utilização de Recursos Educacionais Digitais e sobre a Aplicação de Metodologias Ativas em contextos híbridos e presenciais. Ministra cursos transversais de aperfeiçoamento para estudantes de Pós Graduação ofertados pelo CEAD UFPI sobre a relação entre Leitura, Metodologias Ativas e Interação de professores e alunos com Inteligências Artificiais. Interesses de pesquisa: investigação sobre as potencialidades e desafios do uso de Inteligência Artificial como ferramenta de apoio para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à leitura e escrita.
Licenciada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Francesa pela UFPI e mestranda em Letras/Linguística pela UESPI, sob orientação do Prof. Dr. Franklin Oliveira Silva. Atua como professora de Língua Portuguesa da Educação Básica ao Ensino Superior, com experiência em correção de redações de vestibulares em larga escala e no ensino de Língua Francesa. Membro do Grupo de Estudos do Texto (GETEXTO), suas pesquisas concentram-se na Linguística Textual, com ênfase em intertextualidade e construção de sentido.
Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente atua como professora de Língua Portuguesa no Ensino Básico em escolas particulares de Teresina. Interessa-se pelos estudos na área da Linguística textual com foco na intertextualidade.
Mestrando em Linguística, pela Universidade Federal do Piauí, na linha de pesquisa Variação/diversidade linguística, oralidade e letramentos, com foco nas áreas de Linguística do Texto, Argumentação e Inteligência Artificial. Professor temporário de Língua Portuguesa pela rede estadual (SEDUC-PI). Especialista em Ensino de Leitura, Escrita e Produção Textual, pela Universidade Norte do Paraná. Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Piauí, e graduado em Letras Inglês, pela Universidade Norte do Paraná. Já foi revisor de textos na empresa TRON - Robótica Educativa e é professor de redação para o ENEM nos cursos preparatórios GMAX, Alfamax e Aprova Nazaré. Participa do grupo de pesquisa "Projeções em pesquisas e práticas de leitura e escrita" (PROLETRAS), grupo de pesquisa dedicado aos estudos do texto, com foco na leitura, na escrita e em práticas multiletradas. Além disso, possui formação adicional em Língua Inglesa, pela Wizard Idiomas e pelo IFSul. Tem experiência científica nas áreas de Sociolinguística, Pragmática e Linguística do Texto.
Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI (2014-2019); Aluna de Iniciação Científica e bolsista PIBIC pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI (2016-2017); Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Meio Norte- FAEME (2019-2020); Mestra em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí- UESPI (2022-2024). Membro do grupo de estudos do texto-GETEXTO-UESPI. Pesquisadora interessada em estudos do texto com ênfase em ambiente digital focada em estudos que analisam a interação dentro do ambiente virtual das redes sociais.
Doutoranda em Linguística, pela Universidade Federal do Piauí, na linha de pesquisa Variação/diversidade linguística, oralidade e letramentos. Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGEL-UFPI). É graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É especialista em Literatura e Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi docente substituta, na área de Linguística, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professora de Leitura e Produção de Texto no Instituto Dom Barreto (IDB) e de Leitura Literária no Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ). Atua principalmente nas seguintes áreas de estudo: Linguística de Texto; Novos Letramentos; Desordens informacionais e enquadramento crítico na educação.
Possui mestrado em Letras, na área de concentração em Linguagem e Cultura/Linguística (2024) pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Poeta Torquato Neto; foi bolsista pela Fundação de Amparo da UESPI; é especializada em Produção Textual (2022) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e graduada em Licenciatura Plena em Letras Português (2018) pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI - Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira. Enquanto graduanda, participou do programa PIBID por dois anos. Atualmente, é pós-graduanda (latu sensu) em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e desenvolve pesquisa na área de Análise do Discurso materialista e Linguística de Texto. Também é membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, Leitura e Discurso na Contemporaneidade (GPELD) e do Grupo de Estudos do Texto (GETEXTO), ambos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Graduada em letras/português (2020) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), pós-graduada em Educação Especial, Inclusiva e Libras pela faculdade Estratego, Mestra em linguística-PPGEL-UESPI (2022-2024). Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso Materialista e faz parte dos Grupos de pesquisa em Ensino, Leitura e Discurso na Contemporaneidade (GPELD) e do Grupo de Estudos do Texto (GETEXTO), ambos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Contador de visitas