Confira os títulos e resumos das palestras.
Palestra de Abertura (Data: 24/10/2022. Horário: 19h00)
Profª. Drª. Veridiana Rezende
Título: A teoria dos Campos Conceituais nas aulas de Matemática: exemplos e possibilidades.
Resumo: A teoria dos Campos Conceituais, idealizada pelo pesquisador francês, Gérard Vergnaud, parte do pressuposto de que um conceito é compreendido pelo estudante durante o processo escolar, em decorrência das situações vivenciadas; e que a compreensão de um conceito não ocorre isoladamente, mas em conexão a outros conceitos, propriedades, situações e representações pertencentes a um campo conceitual. Em face disso, tendo como base pesquisas realizadas por mim e no âmbito do GEPEDIMA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática, a palestra discorrerá sobre resultados de análises de livros didáticos, esquemas e invariantes operatórios manifestados por estudantes de diferentes níveis de ensino ao resolverem situações associadas aos conceitos de números irracionais e de função afim.
Palestra 02 (Data: 25/10/2022. Horário: 19h00)
Profª. Drª. Clélia Maria Ignatius Nogueira
Título: Educação Especial na perspectiva inclusiva: do que e de quem se fala?
Resumo: A ser publicado.
Palestra 03 (Data: 25/10/2022. Horário: 21h00)
Profª. Drª. Carla Holanda da Silva - Chefe da Divisão CCP - Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)
Título: Apresentação do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)
Palestra 04 (Data: 27/10/2022. Horário: 19h00)
Prof. Dr. Pedro Roberto de Lima
Título: Equações diferenciais: o que são, de onde vieram e para que servem?
Resumo: Nesta palestra abordaremos o conceito de "equação diferencial" apresentando fatos e personagens associados ao seu desenvolvimento, áreas de aplicabilidade e temas modernos de pesquisa. Para isso, faremos uma breve viagem partindo de problemas que contribuíram para seu surgimento, passando por mudanças de abordagens ao longo do tempo e chegando a perspectivas atuais.
Palestra de Encerramento (Data: 28/10/2022. Horário: 21h00)
Prof. Dr. Evandro Estevão Marquesone
Título: O uso da Música no Ensino-Aprendizagem de Matemática.
Resumo: Nessa palestra discuto e apresento a música como uma alternativa para o ensino de matemática. A abordagem será a partir de algumas músicas que fiz para explicar conteúdos de matemática. A ideia é que ao ouvir/cantar a música, o conteúdo seja explicado, a pessoa memorize por conta da música, e saberá consequentemente o conteúdo. Dentre as músicas estão "raiz de 2", que já foi ouvida e elogiada pelo saudoso Prof. Elon Lages Lima; "a dança dos sinais", que aborda a mudança de sinal nas operações de soma e multiplicação; "a derivada", que aborda o conceito da segunda derivada de uma função; e o "blues do seno e cosseno", que explica as equações das respectivas fórmulas.