Confira os títulos e resumos das palestras.
Palestra de Abertura (Data: 25/10/2021. Horário: 19h00)
Prof. Dr. Sério Carrazedo Dantas (UNESPAR)
Título: Pensamento Matemática e Pensamento Computacional na Resolução de Problemas
Resumo: Nessa palestra apresento algumas possibilidades de utilização de tecnologia em educação matemática. Abordo a resolução de problemas reais e de problemas apresentados em artigos e em livros didáticos em que utilizo o GeoGebra e/ou o Scratch. Nas resoluções são mobilizados conhecimentos que podem ser considerados como aplicações de pensamento matemático e de pensamento computacional.
Palestra (Data: 25/10/2021. Horário: 21h00)
Prof. Dr Alex Carrazedo Dantas (UnB)
Título: Autômatos de Mealy invertíveis e grupos
Resumo: Um autômato de Mealy é uma quádrupla A = (Q, L, f, l) onde Q é um conjunto finito de estados, L é um alfabeto finito, f : Q x L --> Q é uma função chamada função mudança de estados e l : Q x L --> L é uma função chamada função saída. Se l(q,*) : L --> L é invertível para cada q em Q, diremos que A é um autômato de Mealy invertível. Nessa apresentação, vamos explorar como os estados de um autômato de Mealy invertível geram um grupo e estudaremos alguns exemplos concretos.
Palestra (Data: 27/10/2021. Horário: 19h00)
Prof. Dra. Mariana Moran (UEM)
Título: O papel do erro e dos obstáculos na aprendizagem da Matemática
Resumo: Ao corrigir uma atividade ou uma avaliação de Matemática, normalmente destacamos os erros cometidos pelos estudantes considerando os acertos como algo esperado. Porém, qual a garantia de que os acertos evidenciam o que os alunos sabem? De modo análogo, como garantir que os erros evidenciam apenas o que eles não sabem? Como devemos interpretar esses erros? Alguns erros são persistentes e decorrentes de situações que tinham uma validade, porém podem ser inadaptados em outros contextos. Nessa palestra compreenderemos em que situações o erro pode ser visto como um obstáculo à aprendizagem e veremos alguns exemplos desses obstáculos. Também entenderemos em que aspectos os erros podem evidenciar conhecimentos, uma vez que o erro possibilita identificarmos genuinamente o que o aluno realmente sabe.
Palestra (Data: 27/10/2021. Horário: 21h00)
Me. Natália Rosot
Título: Saúde mental e qualidade de vida no contexto acadêmico
Resumo: A saúde mental está relacionada a um estado de bem-estar do indivíduo consigo e com os demais. Também diz respeito a maneiras saudáveis de cada um responder às demandas do ambiente em que vive. Discussões sobre o tema tornam-se fundamentais, principalmente em época pandêmica, em que privações de atividades de lazer e elevados níveis de ansiedade são elementos cotidianos. Portanto, o objetivo da apresentação será explorar conceitos como ansiedade, desmotivação e estresse. Além disso, serão discutidas alternativas de mudanças cognitivas e comportamentais para melhoria da qualidade de vida dos indivíduos diante dos desafios do contexto acadêmico.
Palestra de Encerramento (Data: 29/10/2021. Horário: 21h00)
Prof. Dra. Anne Caroline Bronzi (UNICAMP)
Título: Problemas em aberto na Matemática
Resumo: Entender, este é o real objetivo da Matemática. Por isso o caminho percorrido até a completa resolução de um problema é frequentemente mais importante do que a resolução do problema em si. Um bom exemplo disso é o Último Teorema de Fermat, cuja jornada de quase 360 anos até sua demonstração impulsionou o desenvolvimento da Teoria Algébrica dos Números.
Existem muitos problemas que foram formulados há séculos e cuja solução demandará a criação ou o desenvolvimento de novas teorias. Um desses problemas que tem intrigado grandes mentes desde o século XIX está relacionado ao movimento dos fluidos. A descrição do movimento da água em um passeio de barco ou do ar durante o voo de um avião pode ser feita através de um sistema de equações conhecido como as equações de Navier-Stokes. Para entender matematicamente tais fenômenos é crucial a
compreensão do comportamento das soluções desse sistema. Nesta palestra abordarei este e outros problemas em aberto com o objetivo de motivar e despertar o interesse na pesquisa em Matemática.