Palestrantes

Profa. Dra. Luci Collin (UFPR, escritora)

Graduada no Curso Superior de Piano (Escola de Música e Belas Artes do Paraná - 1985), no Curso de Letras Português/Inglês (Universidade Federal do Paraná - 1989) e no Bacharelado em Música - Percussão Clássica (Escola de Música e Belas Artes do Paraná - 1990). Concluiu o Mestrado em Letras/Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal do Paraná (1993), o Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Universidade de São Paulo (2003) e estágios pós-doutorais em Literatura Irlandesa na USP (2010 e 2017). É Professora Associada no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná, onde trabalha desde 1999. Como escritora tem 20 livros publicados (poesia e prosa de ficção). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, literatura e outras artes e tradução literária.


Profa. Especialista Vilma Lenir Calixto (SEED/PR

Técnica pedagógica da equipe de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação.

Prof. Dr. Wellington Ricardo Fioruci (UTFPR-Pato Branco/GP GELCON )

Possui doutorado (2007) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis) na área de Literatura Comparada. Concluiu estágio de pós-doutoramento na UFRGS (2015) e é professor no curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco. Atua neste câmpus como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) onde ocupou o cargo de coordenador de 03/2015 a 03/2017. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, pós-modernismo, literatura comparada, teoria literária, literatura hispano-americana e literatura brasileira. Faz parte do Grupo de Pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas da Unesp, câmpus de Assis, e do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) da Universidade do Minho (Portugal). É líder do Grupo de Pesquisa GELCON da UTFPR - câmpus Pato Branco.


Profa. Mestre Fátima Aparecida Mantovani da Silva (Egressa do ProfLetras/UENP, SEED/PR)

Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (1999) e Especialização em Educação de Jovens e Adultos, pela UTFPR-CCP (2007). É professora efetiva da rede estadual de ensino, SEED-PR, atuando na educação básica. Mestre em Letras, pelo ProfLetras - UENP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos literários.



Profa. Mestre Juliana Bello (Egressa da Uenp) - Mestra em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Estudos Contemporâneos em Literatura e Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - campus Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira com ênfase em contemporaneidade.


Profa. Mestre Talita Filipini Gabriel (Egressa do ProfLetras/UENP, SESP) - graduada em Letras pelas Faculdades Integradas Itararé (2009) e Pedagogia pela Uninove (2011), é Especialista em Língua Portuguesa pela Unicamp (2013) e Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2016), campus de Cornélio Procópio-PR. Atualmente é professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino de São Paulo.


- Prof. Mestre Lucas Toledo (Egresso da Uenp, doutorando UEL) - mestre e doutorando em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui Especialização em Literatura Brasileira pela mesma universidade e é licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Dedica-se, desde o mestrado, ao estudo das possíveis ressonâncias da antropofagia e do surrealismo na produção contemporânea, tendo como foco a elaboração artística afro-brasileira, especificamente, a poética de Criolo e as diversas questões e problemáticas que ela suscita.