Minicursos

MINICURSOS - RESUMOS

MINICURSO 1

Título: Escrita Criativa na sala de aula - Profa. Mestre Fátima Aparecida Mantovani da Silva (Egressa do ProfLetras/UENP, SEED/PR)

Resumo: Este minicurso tem por objetivo abordar a Escrita Criativa (EC). Metodologia que, em seu sentido restrito, surgiu dentro de algumas universidades americanas com a intenção de, a partir de técnicas pontuais, auxiliar os aspirantes a escritores na criação de textos literários. Propõe-se, portanto, neste minicurso, a possibilidade de se oferecer ao aluno da Educação Básica, algumas técnicas da EC para que ele desenvolva e aprimore a habilidade de escrever textos literários. Nesse sentido, a EC fornece ao aluno técnicas que estimulam a criação literária, ajudando-o a se tornar “autor” capaz de contar histórias. Desse modo, poderá encontrar a sua voz e exercer o papel de sujeito diante da folha em branco e, consequentemente, sujeito da sua própria história.

Palavras-chave: Escrita criativa. Autoria. Sala de aula.

MINICURSO 2

Título: Prosa e poesia: a confluência de gêneros da narrativa de Raduan Nassar - Profa. Mestre Juliana Bello (Egressa da Uenp)

Resumo: Este minicurso propõe uma leitura em torno do conceito de prosa poética que configura a narrativa de Raduan Nassar. O escritor ganha notoriedade a partir de uma concisa produção literária composta por Lavoura Arcaica (1975), Um copo de cólera (1978) e Menina a caminho (1997). Seu estilo incisivo e único destaca uma estética singular, sobretudo no intimismo rigoroso da linguagem. Neste sentido, a narrativa nassariana possibilita ao leitor uma experiência na confluência de gêneros (prosa e poesia), que o coloca diante de textos altamente poéticos. Ademais, a força lírica, que permeia as obras de Nassar, intensifica as experiências das personagens que, através do “eu” subjetivo (como no poema), concorre para que os fatos sejam filtrados pela ótica do "eu lírico”. A partir do exposto, este minicurso tem por objetivo analisar, com base na leitura de trechos dessas obras, o modo peculiar da produção estético-discursiva do autor.

Palavras-chave: Raduan Nassar; Narrativa; Prosa Poética.

MINICURSO 3

Título: Estratégias de leitura literária: PNBE e Sala de Leitura - Profa. Mestre Talita Filipini Gabriel (Egressa do ProfLetras/UENP, SESP)

Resumo: Este minicurso aborda propostas de estratégias ou ações que podem ser inseridas no contexto escolar para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de proporcionar o interesse pela leitura de textos literários. Para isso, articulam-se o acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e espaços de leitura como a Biblioteca ou Sala de Leitura, bem como materiais didáticos disponíveis para o processo ensino-aprendizagem cotidiano.

Palavras-chave: Leitura literária. PNBE. Sala de Leitura. Material didático.


MINICURSO 4

Título: Reflexões sobre a poética afro-brasileira contemporânea: implosão temporal e espacial no rap de Criolo - Prof. Mestre Lucas Toledo de Andrade (Egresso da Uenp, doutorando UEL)

Resump: Este minicurso buscará pensar de que forma o tratamento formal do espaço e do tempo em algumas canções de Criolo contribui com a resistência negra diante do discurso historiográfico oficial. A poética de Criolo, pensada como parte da produção afro-brasileira contemporânea, foge, em muitos momentos, da estética realista tão comum ao rap tradicional, valendo-se da diluição das fronteiras de tempo e espaço, do uso de mitologias e da bricolagem como forma de refletir sobre os estereótipos construídos em torno do negro e da periferia ao longo dos séculos, o que pode levar a uma outra percepção da realidade. Para embasar as nossas discussões serão usados textos de Benjamin (1940), Gagnebin (1993), Hall (2004), Löwy (2005), Duarte (2010), Ortiz (1991) e outros que nos ajudem a pensar na poética afro-brasileira do presente e na representação do tempo e do espaço em Criolo.

PALAVRAS-CHAVE: Criolo; Poética afro-brasileira; Tempo e espaço.