Projeto Materno - Infantil
Projeto Materno - Infantil
O projeto de extensão universitário intitulado como GESTÃO DE CASOS MEDIADO PELO ENFERMEIRO EM GESTANTES E NEONATOS - 2 EDIÇÃO, é desenvolvido pelo curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel no município de Bandeirantes/PR. O projeto tem como objetivo aplicar o modelo de gestão de casos em gestantes e neonatos. Através da aplicação interventiva do modelo de gestão de casos mediado pelo enfermeiro durante a gestação e no período neonatal (crianças menores de 27 dias). As gestantes são acompanhadas por todo o período gestacional e os recém-nascidos até 30 dias pós parto. São utilizadas a estrutura já existente do serviço de saúde do município, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) (salas para consultas, materiais permanentes e de consumo), Clínica multiprofissional da UENP e aparelho de celular/chip.
As estratégias que inclui o modelo de gestão de casos (intervenção) são: consulta de enfermagem e multiprofissional, ações educativas, visita domiciliar e monitoramento telefônico.
A consulta de enfermagem ambulatorial é realizada pela enfermeira responsável e bolsistas, tem como objetivo a realização de anamnese, exame físico, diagnóstico das necessidades de cuidado, planejamento da assistência abrangendo a prescrição e plano de cuidados construído conjuntamente, implementação da assistência e avaliação do processo de cuidado. Inclui-se ainda a avaliação contínua e conjunta com a gestante e familiares ao longo do processo de cuidado. A partir da identificação das necessidades de cada gestante, é realizado o encaminhamento para as avaliações físicas e orientações com os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF): farmacêutico, psicólogo, odontólogo e nutricionista.
As ações educativas são realizadas a cada mês, no momento da consulta de enfermagem e/ou durante a visita domiciliar e/ou por meio da ligação telefônica, e são discutidos os seguintes temas: importância do acompanhamento de pré-natal, esclarecimentos e interpretações de exames físicos, laboratoriais e de imagens, cuidado com o corpo, alimentação e hábitos saudáveis, prevenção de condições de saúde, imunização e cuidados com o recém-nascido.
A visita domiciliar tem como objetivo conhecer a realidade da moradia familiar, de maneira a subsidiar um plano de cuidado exequível, bem como a realização de orientações e consultas de enfermagem.
A abordagem telefônica é utilizada para fortalecimento do vínculo entre gestor de caso e gestante/mãe, pela aproximação de forma mais humanizada, monitoramento e apoio integral, disponibilizando-se o número de acesso telefônico para estabelecer contato sempre que a gestante/mãe julgar necessário.
A qualidade da assistência no pré-natal tem sido fundamental para a redução da morbimortalidade infantil. A estratégia da Gestão de Casos para gestantes, mediada pelo enfermeiro, configura-se como uma sugestão primorosa de ferramenta de gestão na prática da saúde coletiva, na qual a enfermagem pode atuar de forma dinâmica ao instrumentalizar-se de ferramentas de gerenciamento e sistematização, voltadas ao monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços oferecidos à comunidade.
População alvo:
Gestantes, puérperas e neonato.
Formas de contato:
WhatsApp 1: 43 9804-2405
WhatsApp 2: 43 9950-0191
Instagram: @gestanteneonato.uenp