Projeto Aleitamento Materno
Projeto Aleitamento Materno
Tem por objetivo realizar consultas de enfermagem especializada em aleitamento materno, de forma gratuita, como uma estratégia para a qualificação e manutenção das boas práticas de amamentação, sendo benéficos para a promoção da saúde da mãe e do bebê.
Bem como, realiza orientações às gestantes e puérperas sobre as técnicas adequadas de amamentação, com o esclarecimento de dúvidas e apresentação de cuidados essenciais com o recém-nascido, como a troca de fraldas e a higienização do coto umbilical.
O projeto está vigente desde o ano de 2019, e atualmente encontra-se em sua terceira fase de execução, ao longo desses 5 anos já realizou mais de 260 consultas às gestantes, puérperas e lactantes.
Os atendimentos são realizados na Clínica de Enfermagem e Multiprofissional da UENP, em instituições municipais como: Centro de Saúde da Mulher e da Criança e Maternidade da Santa Casa de Bandeirantes, ou à domicílio. Costumam ter duração de uma hora e meia, e acontecem durante os períodos matutinos e/ou vespertinos nas sextas-feiras, mas também atende conforme a necessidade por meio da demanda espontânea no decorrer da semana.
Por meio de um atendimento exclusivo, analisa e intervém nas intercorrências mamárias (ingurgitamento mamário, mastite, candidíase, fissura mamilar, bloqueio de ducto mamário e a baixa produção) que são comuns de acontecer nessa fase de amamentação. Além disso, apresenta parceria com o curso de Odontologia da UENP, com a finalidade de efetuar possíveis intervenções odontológicas identificadas durante a assistência.
O diferencial inovador mais requisitado entre as pacientes é a realização da laserterapia, sendo um método de tratamento rápido e indolor que atua nas fissuras mamilares, aplicado por meio de protocolos específicos, conforme a necessidade.
Recentemente o projeto desenvolveu um aplicativo móvel denominado “Amamentação com Amor”, estando disponível para download de forma gratuita no Google Store, visando a promoção do aleitamento materno. Além disso, também promove a divulgação de informações seguras e de qualidade, pelas mídias sociais denominadas: Instagram (@aleitamentomaternouenp), Facebook (aleitamentomaterno) e YouTube (aleitamentomaternouenp), ampliando o conhecimento da população, para a qualificação das boas práticas de amamentação.
- População:
O público-alvo contempla gestantes, puérperas e lactantes do município de Bandeirantes/PR e região.
- Contato:
Para agendar uma consulta de enfermagem em aleitamento materno, de forma gratuita, entre em contato através do telefone da Clínica de Enfermagem e Multiprofissional da UENP (43) 99157-6324 ou pelo Instagram do projeto (@aleitamentomaterno_uenp).