Para acessar o SEI, o usuário deve utilizar um navegador de internet para acessar a URL sei.rj.gov.br, informar seu login, senha e. Cumpre informar que as permissões de acesso (login e perfil), bem como o endereço de acesso e sua disponibilização são de responsabilidade do Ponto Focal da UENF.
Os elementos da tela inicial estão organizados em três seções, veja na imagem a seguir:
São elas:
1 - Barra de Ferramentas;
2 - Menu Principal; e
3 - Tela de Controle de Processos
Barra de Ferramentas: localizada na parte superior da tela, disponibiliza atalhos para funções gerais do sistema.
Menu Principal: é a coluna localizada na lateral esquerda da tela. Disponibiliza um conjunto de funcionalidades de acordo com o perfil do usuário ou do tipo de unidade.
Acompanhamento Especial: Permite visualizar a relação dos processos da unidade que estão em acompanhamento especial e outras informações de sobre cada acompanhamento, como o usuário responsável, a data de inclusão, o grupo em que ele está incluído e um campo para observação.
Base de Conhecimento: Permite descrever as etapas de um processo e anexar documentos de referência relacionados ao “Tipo de Processo” vinculado àquela base de conhecimento.
Blocos de Assinatura: Permite gerenciar os blocos de assinatura criados pela unidade ou disponibilizados a ela. Possibilita que mais de um usuário, de qualquer unidade, possa assinar documentos produzidos no sistema.
Blocos de Reunião: Permite gerenciar os blocos de reunião criados pela unidade ou disponibilizados a ela. Possibilita que uma unidade disponibilize processos para conhecimento de outras unidades, sem que elas tenham uma atuação formal sobre eles, para serem discutidos em reuniões ou decisão colegiada. Essa funcionalidade permite a visualização do conteúdo dos documentos mesmo que não estejam assinados.
Blocos Internos: Permite visualizar os blocos internos criados pela unidade. Possibilita a organização de conjuntos de processos que possuam alguma ligação entre si. Essa organização é visível apenas pela unidade que a criou. Diferentemente do Acompanhamento Especial – que pode ser utilizado para assinalar qualquer processo, independentemente de onde ele esteja aberto – a inclusão em bloco interno só pode ser feita em processos abertos na unidade.
Contatos Permite: o cadastro e consulta dos contatos que serão exibidos como opções para o preenchimento dos campos Interessados, Remetente e Destinatários na tela de cadastro do processo ou do documento, por exemplo.
Controle de Prazos: Ferramenta utilizada para administração de prazos dentro da unidade. É uma funcionalidade de organização interna, ou seja, dessa forma, outras unidades não terão acesso ao Controle de Prazos da unidade.
Controle de Processos: Direciona o usuário para a tela principal do SEI, onde são visualizados todos os processos que estão em sua unidade.
Estatísticas Permite: visualizar as estatísticas da unidade e o desempenho de processos.
Favoritos Permite: visualizar e gerenciar a relação de documentos salvos como modelos na unidade.
Grupos de Contato: Possibilita a criação de uma lista a partir da seleção de contatos cadastrados no sistema.
Grupos de E-mail: Permite criar e gerenciar grupos de e-mail para o envio de mensagens eletrônicas dentro do sistema.
Grupos de Envio: Permite criar e gerenciar grupos de unidades para o envio de processos dentro do sistema.
Iniciar Processo: Permite iniciar um novo processo no SEI.
Marcadores Permite: que a unidade crie e gerencie marcadores para os processos sob sua gestão. Utilizado para organização interna da equipe de trabalho.
Painel de Controle: Funcionalidade que possibilita ao usuário ter uma visão resumida e personalizada dos processos da unidade.
Pesquisa: Possibilita a pesquisa avançada de informações, documentos ou processos.
Pontos de Controle: Recurso que permite atribuir Pontos de Controle (fases ou categorias) para acompanhamento de processos.
Processos Sobrestados: Permite visualizar a relação de processos da unidade que se encontram suspensos temporariamente e as informações relativas ao sobrestamento.
Retorno Programado: Permite verificar a relação de retornos programados da unidade – aqueles processos aos quais foram atribuídos prazos para resposta.
Textos Padrão: Permite incluir textos que sejam recorrentes na unidade para utilização em documentos e e-mails produzidos no sistema.
Tela de Controle de Processos: ao acessar o sistema, o usuário será direcionado para a tela Controle de Processos. Essa tela apresenta os processos abertos na unidade (recebidos e gerados) e disponibiliza diversas funcionalidades por meio da Barra de Ferramentas, do Menu Principal (ambos abordados anteriormente) e da Barra de Ícones.