Palestras

P01 - Poker: risco, estratégias e decisões.

Prof. Dr. Cristiano Torrezan - Unicamp

  • Resumo: O jogo de pôquer pode ser visto como um laboratório para exercitar a tomada de decisões em situações de risco que envolvem negociação, estatística e aspectos comportamentais dos jogadores. Esses fatores são investigados em áreas acadêmicas bem estabelecidas, como a economia comportamental e exercem importante presença em situações cotidianas da vida profissional. Nesta palestra apresentamos as ideias que motivaram o surgimento da disciplina de Fundamentos do Pôquer, que introduzimos como eletiva da graduação na Unicamp e vem tendo um enorme êxito. Durante a palestra, são apresentadas diversas situações de decisão sob risco e discutidas analogias com decisões cotidianas fora do jogo
  • Local: Anfiteatro Adelbar Sampaio - Bloco F67
  • Horário: Segunda-feira (21/08), das 20:30 às 21:40
  • Sobre o palestrante: Cristiano Torezzan é professor na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Fez graduação em Matemática na Universidade do Estado de Mato Grosso e doutorado direto em Matemática Aplicada na UNICAMP, onde também fez um pós-doutorado na mesma área. Seus interesses atuais de pesquisa concentram-se nas áreas de teoria de códigos e pesquisa operacional. Foi pioneiro no Brasil ao introduzir uma disciplina de poker no currículo de graduação da UNICAMP.

P02 - Tendências em Educação Matemática: a que(m) elas servem?

Prof. Dr. Filipe Santos Fernandes

  • Resumo: No cenário da Educação Matemática, é comum encontramos em cursos de formação de professores, linhas de pesquisa, livros e artigos a expressão “Tendências em Educação Matemática”. Essas tendências, em geral, indicam perspectivas de atuação para professores e pesquisadores e buscam superar marcas de desigualdade presentes na educação brasileira, como as de ordem sociocultural, cognitiva, econômica e tecnológica. Assim, ao perguntar: “a que(m) serve uma tendência em educação matemática?”, buscaremos problematizar, por meio de exemplos e abordagens, o que faz de uma determinada perspectiva uma “Tendência em Educação Matemática”, localizando-a historicamente e questionando seus laços com regimes de verdade que ditam modos de pensar, de fazer e de ser muitas vezes vinculados a dispositivos de controle, regulação e normalização.
  • Local: Anfiteatro Adelbar Sampaio - Bloco F67
  • Horário: Terça-feira (22/08), das 19:30 às 20:30
  • Sobre o palestrante: Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM - UNESP) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCampo - UFMG). Recebeu, em 2015, o Prêmio Capes de Tese na área de Ensino pelo trabalho "A quinta história: composições da Educação Matemática como área de pesquisa". Tem experiência na área de Educação Matemática, tendo especial interesse nas seguintes temáticas: história da educação matemática; relações entre educação matemática e educação do campo; e matemática: sujeito, saber, poder.

P03 - Lições de Alan Turing

Linnyer Beatrys Ruiz Aylon - DIN/UEM

  • Resumo: Lições de Alan Turing
  • Local: Anfiteatro Adelbar Sampaio - Bloco F67
  • Horário: terça-feira (22/08), das 20:50 às 21:40
  • Sobre o palestrante: texto sobre o palestrante

P04 - Educação Matemática: O ensino de surdos

Profa. Dra. Maria Emilia Melo Tamanini Zanquetta

  • Resumo: Neste encontro o diálogo permeará sobre os seguintes tópicos: os atendimentos educacionais especiais no Paraná- em foco o ensino de surdos; os materiais para a área e as pesquisas na educação matemática.
  • Local: Anfiteatro Adelbar Sampaio - Bloco F67
  • Horário: terça-feira (23/08), das 21:40 às 22:30
  • Sobre o palestrante: texto sobre o palestrante

P05 - Algumas Aplicações da Matemática às Engenharias -

Prof. Dr. Rogério Luis Rizzi (Unioeste)

  • Resumo: à definir
  • Local: Anfiteatro Adelbar Sampaio - Bloco F67
  • Horário: quinta-feira (23/08), das 19:30 às 20:30
  • Sobre o palestrante: Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991), graduação em Licenciatura em Ciências/Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988), especialização em Informática na Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (1997), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Computação e Matemática Aplicada. Tem interesse na área de Mecânica dos Fluidos Aplicada, Mecânica dos Sólidos Aplicada, Epidemiologia Computacional e Modelos Computacionais Paralelos.

P06 - O Teorema da Intersecção de Cantor-Kuratowski

Prof. Dr. Josiney Alves de Souza - DMA/UEM

  • Resumo: O objetivo da palestra é apresentar o conceito de medida de não-compacidade em espaços métricos. Essa medida associa números a conjuntos de tal forma que todo conjunto compacto tem medida zero, enquanto qualquer conjunto não compacto tem medida maior do que zero. Daremos ênfase à medida de não-compacidade definida por K. Kuratowski e iremos apresentar o Teorema de Cantor-Kuratowski, o qual assegura que o espaço métrico é completo se, e somente se, toda sequência decrescente F₁⊃F₂⊃⋯⊃Fn⊃⋯ de conjuntos não vazios, fechados, limitados e com medida de não-compacidade tendendo a zero, tem intersecção não vazia e compacta.
  • Local: Anfiteatro Adelbar Sampaio - Bloco F67
  • Horário: quinta-feira (22/08), das 20:50 às 21:40
  • Sobre o palestrante: Possui graduação em Ciências e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Paranaense (2001), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2005), doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2008), Bacharel Eclesiástico pelo Instituto Cristão Internacional (2013). Atualmente é Professor Associado Nível A da Universidade Estadual de Maringá, orientando e lecionando na pós-graduação, com atividades de pesquisa científica na área de sistemas dinâmicos. Tem interesse na relação entre teologia e ciência. (copiado do Lattes)

P07 - Sobre Pré-ordens

Prof. Dr. César Adolfo Hernandez (DMA/UEM)

  • Resumo: Devido a sus inúmeras aplicações as relações de equivalência e de ordem são estudadas nas primeiras disciplinas de um curso de matemática. Certamente, não existe uma disciplina na matemática que não trabalhe direta ou indiretamente com esses conceitos. Porém, e apesar de sua íntima relação com relações de equivalência e de ordem, o conceito de pré-ordem é pouco estudado na graduação. Esta palestra tem como objetivo principal apresentar algumas conexões entre estes três conceitos. Em particular, mostraremos que estudar pré-ordens é equivalente a estudar partições e relações de ordem. Além disso, mostraremos algumas aplicações dos resultados discutidos na palestra na construção clássica dos sistemas numéricos, na classificação do conceito de inferência em lógica, de cardinalidade em conjuntos, etc. Finalizaremos a palestra com a apresentação de um problema aberto sobre pré-ordens que é equivalente a um problema de topologia em conjuntos finitos.
  • Local: Anfiteatro Adelbar Sampaio - Bloco F67
  • Horário: quinta-feira (23/08), das 21:40 às 22:30
  • Sobre o palestrante: O prof. César possui graduação em Matemática - Universidad Nacional de Colombia - Bogotá (2005), mestrado em Matemática - Universidad de los Andes Colombia (2007) e Doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Análise, atuando principalmente nos seguintes temas, equações diferenciais e estabilidade. (copiado do Lattes)