Iniciação Científica

No curso de Biotecnologia da UEM, os acadêmicos podem se envolver em Atividades de Iniciação Científica, vinculadas ou não à pesquisa de docentes. Há 3 modalidades com e sem apoio (bolsa) das agências de fomento de pesquisa:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC é promovido pelo CNPq, em parceria com a Fundação Araucária e UEM, para engajar os estudantes de graduação em projetos de pesquisa, estimulando, assim, o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa, qualificando quadros para os programas de pós-graduação e aprimorando o processo formativo de profissionais para o setor produtivo.

Programa Iniciação Científica - PIC-UEM (sem bolsa)

Programa Iniciação Científica - PIC-UEMO Programa Iniciação Científica - PIC-UEM é promovido pela UEM, em moldes semelhantes ao PIBIC, porém, sem a concessão de bolsas. Um dos objetivos do PIC é estimular a pesquisa nos cursos de graduação, visando à formação geral do acadêmico participante, conduzida pela reflexão e criatividade.

Como participar?

Inicialmente é preciso definir a área de interesse (dentre as linhas de pesquisa dos Professores) e procurar o(a) Professor(a) que gostaria de ter como orientador(a). A partir daí será discutida, com o(a) Professor(a), a possibilidade da orientação e da realização da pesquisa. É importante observar que a pesquisa exige do(a) aluno(a) a dedicação de carga horária, a ser definida com o(a) Professor(a) Orientador(a).