NORMAS PARA ARTIGO – SELISIGNO
SOBRENOME, Nome - IES
Resumo: de 200 a 250 palavras, em Times New Roman, 12, sem adentramento. Espaçamento simples. Pode haver até três palavras-chave. Deve conter objetivo(s), metodologia, referencial teórico e resultados/contribuições.
Palavras-chave: palavra-chave 1; palavra-chave 2; palavra-chave 3.
FORMATAÇÃO
Artigos destinados à publicação nos anais do XII SELISIGNO e XIII SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL: Entre as nuances da língua e da literatura - Semana de Arte Moderna: 100 anos devem ser enviados até o dia 15 de julho de 2022 para o e-mail do evento: selisigno2022@gmail.com. Cada trabalho deve conter entre 15 a 18 páginas. Os arquivos digitalizados em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entrelinhas e parágrafos (exceto citações e notas de rodapé), com margens justificadas, inclusive nas referências, adentramento de início de parágrafo 1,5 cm. As páginas devem ser configuradas no formato A4, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita e todas numeradas. Este modelo está configurado nas especificações dos anais do evento.
NÃO inserir espaço entre os parágrafos.
Para a utilização das citações indiretas (menores de três linhas) usar “aspas no trecho citado, seguido da fonte como no modelo”. O autor deve ser citado pelo sobrenome, em maiúsculas quando dentro dos parênteses, separado por vírgula da data de publicação e página (SILVA, 1993, p. 01). Para as citações diretas,
com recuo de 4 cm, deverão ser digitadas em fonte tamanho 11 e espaçamento simples, seguida da fonte como no modelo. Deve ser dado um espaço entre a citação e o texto seguinte. (SILVA, 1993, p. 01)
A indicação de supressão do texto original, no caso de citações diretas, como o uso do […], é necessária somente quando a supressão for no meio do texto citado. Se for no início ou no final, seu uso é dispensável. NÃO UTILIZAR as indicações: idem/id., ibidem/ibid., op.cit.
Não colocar as referências dos trechos citados no rodapé. Todos os autores citados ao longo do texto, e somente os citados, deverão OBRIGATORIAMENTE ser indicados na lista das referências finais. Se o nome do autor estiver citado no texto, sem citações diretas ou indiretas, indica-se apenas a data, entre parênteses: “Silva (1993) …”.
Em caso de citação em língua estrangeira, apresentar o trecho original no corpo do texto e a tradução em nota de rodapé, com a indicação (Tradução nossa) se for tradução feita pelo autor do texto.
Notas de rodapé deverão ser digitadas em fonte tamanho 10, espaçamento simples e parágrafo justificado, como neste template[1]. As notas devem ser reduzidas ao mínimo e apresentadas no pé da página.
Utilizar itálico para estrangeirismos e para títulos de obras citadas no corpo do texto.
Para figuras, tabelas, quadros, os títulos de ilustrações (desenho, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, organogramas, plantas etc.) os nomes devem constar na parte superior, em maiúsculas, seguidos de seu número de ordem em algarismo arábico, dois pontos e o respectivo título em tamanho 12, com a fonte abaixo da ilustração, em tamanho 11, conforme o exemplo.
FIGURA 1: Exemplo de título
Fonte: SILVA (1993, p. 01)
REFERÊNCIAS
LIVRO:
AUTOR com o nome completo por extenso. Título da obra (em itálico): subtítulo (sem itálico). Tradutor. Edição. Cidade: Editora, ano de publicação.
Ex.: SCHAMA, Simon. O desconforto da riqueza: a cultura holandesa na época do ouro. Tradução de Hildegard Feist. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Se o mesmo autor tiver mais de uma obra citada, repetir o sobrenome e o nome; NÃO COLOCAR traço. Ordenar as obras por ordem cronológica da mais antiga para a mais recente.
Edições são indicadas somente a partir da segunda (2. ed.). Caso seja uma tradução, indicar o tradutor. Usar: Tradução de [nome do(s) tradutor(es) por extenso].
Quando houver indicação de volumes, colocá-lo após o ano de publicação: número do volume = v. 1; quantidade de volumes = 2v.
Quando não houver a cidade de publicação, colocar [s.l.].
Quando não houver a editora, colocar [s.n.]
Ex.: SILVA, T. T. da. O currículo como fetiche. 3. ed. [s.l.]: Autêntica, 2001.
SILVA, T. T. da. O currículo como fetiche. 3. ed. Belo Horizonte: [s.n], 2001.
RÜSEN, J. Razão Histórica. Teoria da História: fundamentos da Ciência Histórica. Tradução de Estevan de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
MICELI, P. O mito do herói nacional. São Paulo: Contexto, 1988. v. 2. [Indica que é o volume 2 dessa obra].
MICELI, P. O mito do herói nacional. São Paulo: Contexto, 1988. 2v. [Indica que essa obra tem 2 volumes].
ARTIGO EM LIVRO
AUTOR com o nome completo por extenso. Título do artigo. In: (sem itálico) AUTOR. Título da obra (em itálico): subtítulo (sem itálico). Cidade: Editora, ano de publicação. página inicial-página final.
Ex.: SCOTT, John. História das Mulheres. In: BURKE, Peter. (Org.). A Escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Unesp, 1992. p. 63-96.
ARTIGO EM PERIÓDICO
AUTOR com o nome completo por extenso. Título do artigo. Nome do periódico (em itálico), Cidade: Editora e/ou instituição (se houver indicação), volume, número, página inicial-página final, mês (abreviado) ano.
Ex.: ZAMBONI, Eugênia. Representações e linguagens no ensino de História. Revista Brasileira de História, São Paulo: ANPUH/Humanitas, v. 18, n. 36, p. 13-21, jun. 1998.
MONOGRAFIAS, TESES, DISSERTAÇÕES
AUTOR com o nome completo por extenso. Título da obra (em itálico): subtítulo (sem itálico). Ano de defesa. Número de folhas. Indicar natureza da pesquisa (Tese, Dissertação, Monografia), seguida do nome do Programa (Doutorado em…, Mestrado em…, Especialização em…) – Instituição, Cidade, ano de defesa.
Ex.: D’ANDREA, Anna Cláudia Eutrópio Batista. Movimentos e articulações: uma análise das iniciativas de formação de educadores em sexualidade na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (1989-2009). 2014. 198f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
Para acessar as normas pelo portal da UEL:
http://www.uel.br/bc/home/pages/arquivos/Apostila%20e%20Modelos%20Trabalhos/ABNTapostila2021.pdf
[1] Notas de rodapé deverão ser digitadas em fonte tamanho 10 e espaçamento simples