Histórico

No ano de 2001, o projeto "Ensino e Difusão de Astronomia" financiado pela VITAE: Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, possibilitou o início de uma sequência de Cursos de Capacitação no Observatório Astronômico Antares - UEFS, destinados(as) aos(as) professores(as) da Educação Básica de Feira de Santana e Região.


Em 2005, uma parceria estabelecida com o IAT (Instituto Anísio Teixeira - Secretaria de Educação da Bahia) permitiu ampliar o projeto e ofertar os Cursos de Capacitação para os(as) professores(as) de Salvador e Região Metropolitana. As várias ações realizadas levariam no período de 2009-2011 à oferta da Especialização Interdisciplinar em Astronomia, o embrião que tornaria o atual Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Astronomia, aprovado pela CAPES em 2013 na Área de Ensino com Nota 3.


No corrente ano, celebramos 10 anos de um crescimento que nos possibilitou alcançar a Nota 4 na CAPES, um esforço coletivo que possui o apoio institucional da reitoria da UEFS por meio do Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia, do Departamento de Física e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.


Missão

Formar e capacitar professores(as) dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior, com atuação nas áreas de Astronomia, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Matemática, Pedagogia e Química para o exercício qualificado da profissão ancorado na construção de conhecimentos de forma interdisciplinar e contextualizados.