Instituto Politécnico de Bragança - Portugal
"O intercâmbio foi algo que mudou a minha vida. Agregando em meu repertório acadêmico, me proporcionando momentos únicos de aprendizagem. Além disso, mudou minha perspectivas em diversas esferas e só tenho a agradecer a UEFS por essa oportunidade! "
Universidade de Trás os Montes e Alto D'Ouro - Portugal
"Quem diria que o frio de -2°C em Vila Real seria um mero detalhe comparado a forma calorosa que foi recebida por professores e colegas. Conhecer novas pessoas, novos métodos de construção e novas culturas foi incrível. Hoje retorno para a UEFS com o coração apertado, mas com 100% de aproveitamento e com sensação de dever cumprido. Posso afirmar que o intercâmbio mudou a minha vida. Gratidão!"
#UesfPeloMundo
Universidade do Minho - Portugal
"Nunca iria imaginar que uma experiência acadêmica em outro país poderia mudar a minha vida de forma tão positiva em todos os aspectos. Recomendo a qualquer pessoa, faça!"
Universidade de Valladolid - Espanha
"A experiência do intercâmbio foi transformadora em três aspectos cruciais: vivenciar trocas culturais enriquecedoras, influenciar atitudes e comportamentos em relação aos outros e promover mudanças pessoais. Os programas de intercâmbio são fundamentais para o crescimento pessoal e acadêmico, além de fomentarem a compreensão mútua entre os povos."
Igor Mota - Inglês
Universidade do Minho - Portugal
"Não há palavras que traduzam o quão desafiadora, transformadora e impactante é a experiência da mobilidade acadêmica internacional, em todos os aspectos (acadêmico, profissional, pessoal, humano etc.). Na Universidade do Minho, tive a oportunidade de apresentar o projeto de pesquisa que faço parte, apresentar a UEFS e a Bahia para meus colegas e trocar figurinhas acadêmicas e interculturais. Além disso, durante minha estadia no continente europeu, pude visitar diversos países e entrar em contato com pessoas de diversas culturas, que falavam diversas línguas. Consegui, efetivamente, exercitar minha cidadania planetária e me enxergar como um cidadão do mundo, plurilíngue, pluricultural, capaz de superar diversos desafios e pronto para abrir novos caminhos. Fica agora o gostinho de quero mais! hahaha"
Leillane Mendes - Espanhol
Universidade de Valladolid - Espanha
"Poder participar do programa de mobilidade acadêmica e estudar em uma das melhores Universidades da Espanha foi uma experiência transformadora para mim, pois contribuiu para o meu desenvolvimento não somente acadêmico, mas também enquanto sujeito parte de uma sociedade diversa. Além disso, me permitiu acessar novos espaços sociais, aperfeiçoar a proficiência na língua espanhola e compartilhar de novas culturas, entre muitos outros benefícios".
Gabriel Bastos - Letras Vernáculas
Universidade do Minho - Portugal
"Todas as dores e delícias que vivi desde o processo de seleção até a finalização de meu período de mobilidade na UMinho foram essenciais na minha formação pessoal, acadêmica e profissional. Certamente abriram portas que antes eu não sabia que poderiam abrir-se para mim".
Instituto Politécnico de Bragança - Portugal
"A experiência de mobilidade acadêmica tem sido, disparadamente, a mais desafiadora da minha vida. São inúmeras situações envolvendo a vida estudantil e social de maneira geral que proporcionam diferentes aprendizados... nem sempre da melhor maneira possível. Contudo, agradeço a todos que fizeram e estão fazendo esse sonho se tornar realidade".
Universidade do Porto - Portugal
"Enriquecedora. Mágica. Transformadora. Acredito que essas sejam algumas palavras que podem tentar descrever a experiência do intercâmbio. Conhecer novas culturas, fazer amigos de diferentes partes do mundo e explorar lugares incríveis ampliou minha visão de mundo de forma inesquecível. Recomendo a todos a oportunidade de viver isso".
Taís Marques - Engenharia Civil
Instituto Superior Técnico da U. Lisboa - Portugal
“ A experiência do intercâmbio é difícil de mensurar. É sobre sair da sua zona de conforto, sobre crescimento pessoal e profissional, é se (re)conhecer. Todo o processo me permitiu evoluir e alcançar o sonho de viver todo esse misto de emoções e desafios.”
Gleyciane de Souza - Pedagogia
Instituto Politécnico de Bragança - Portugal
“Fazer intercâmbio foi uma jornada incrível! Uma oportunidade de me conectar com educadores de todo o mundo, compartilhando ideias e expandindo horizontes. Saio, sem dúvidas, uma professora melhor dessa experiência!”
Universidade do Porto - Portugal
"Viver um intercâmbio é, sem dúvida, estar aberto à transformação. Afirmo que essa experiência transformou minha vida, pois possibilitou que eu me percebesse de uma nova forma e tomasse dimensão de quão vasto e plural é o mundo e de como ele merece ser desbravado".
Universidade do Porto - Portugal
"Como estudante de Direito da UEFS, estudar na Universidade do Porto foi uma oportunidade de ter contato com um sistema de ensino novo, e crescer com todas as suas semelhanças e diferenças ao brasileiro. Ao mesmo tempo, essa expansão de horizontes ressalta a qualidade do ensino e dos estudantes da nossa universidade."
Universidade de Roma Tor Vergata - Itália
"Fazer intercâmbio na Itália foi a melhor decisão que já fiz. Pude participar de cursos incríveis e fazer amizades que pretendo levar para a vida inteira. Recomendo a experiência a todos! "
Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal
"O período de mobilidade acadêmica internacional trouxe para a minha vida diversas experiências singulares, jamais teria a oportunidade de vivê-las no cenário em que fazia parte. É uma oportunidade única e muito enriquecedora, aconselho a todos a buscarem viver esse momento."
Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal
"O intercâmbio me proporcionou uma esplêndida experiência, enriquecendo as perspectivas culturais e técnicas da minha aérea de estudo e futura atuação".
Universidade de Léon - Espanha
"Viver a mobilidade acadêmica foi a maior aventura feita na minha vida e a que me fez ter uma visão de mundo mais abrangente, mais plural e mais aberta, tanto pessoal quanto academicamente, além de um comportamento mais empático e flexível diante de (a)diversidades".
Jadson Alves - Engenharia Civil
Instituto Superior Técnico da U. Lisboa - Portugal
"Foi uma experiência única, tive a oportunidade de ter contato direto com outras culturas e de ter mais confiança com línguas estrangeiras, sem mencionar os diversos aprendizados no Instituto Superior Técnico. É algo que irei levar para o resto da vida."
Vanessa Rios - Engenharia Civil
Instituto Superior Técnico da U. Lisboa - Portugal
"A minha experiência com o intercâmbio foi enriquecedora, tive a oportunidade de sair da minha zona de conforto, aprofundar meus conhecimentos acadêmicos, concomitantemente ampliar minha visão de mundo por meio das relações interpessoais que agregaram valor tanto no âmbito pessoal quanto profissional."
Geracina Barros - Psicologia
Universidade do Algarve - Portugal
"Viver a mobilidade acadêmica é a realização de um sonho para mim, onde eu pude trocar experiências, refletir atitudes e perceber o quanto o meu país de origem tem grandes potencialidades. Se tiveres oportunidade, não hesite em experienciar um intercâmbio acadêmico. Às vezes, é preciso sair do casulo para aprender a voar!"
Universidade do Porto - Portugal
"O intercâmbio significou para mim uma fonte ímpar de conhecimento, estudo e (con)vivência, possibilitando-me a ampliação de horizontes na esfera cultural e, principalmente, no âmbito universitário/acadêmico."
Samira Merelles - Inglês
Instituto Politécnico de Bragança - Portugal
"Participar do programa de mobilidade internacional da AERI proporcionou uma experiência que ultrapassa a aquisição de novos conhecimentos curriculares. Foi uma oportunidade para conhecer outras culturas e me integrar a elas".
César Ricardo - Engenharia Civil
Instituto Superior Técnico da U. Lisboa - Portugal
"Uma das maiores e mais importantes experiências de crescimento pessoal, intelectual e cultural de quem vos fala. E essa recente metamorfose é sobre ver o mundo sob uma nova ótica antes somente contactada pelos livros de história, ou pela visão de terceiros. É se enxergar como indivíduo num contexto plural extremamente rico e diversificado, é levar sua casa consigo, é valorizar sua cultura e a importância dela frente ao outro. É ter novas ideias e imaginar “como eu posso gritar isso ao mundo? ”. É, certamente, marcante."
Bianca Vinhas - Matemática
Universidade do Porto - Portugal
"Durante todo o processo enfrentei muitos desafios devido ao atraso da minha chegada. Mas foi muito gratificante estar imersa em uma outra cultura e ter tido a oportunidade de estudar na FCUP (Faculdade de Ciências de Porto) e experienciar a realidade de outro sistema educacional".
Rafael Bessa - Geografia
Universidade do Porto - Portugal
"Minha jornada de intercâmbio foi uma aventura geográfica. Conheci paisagens, culturas e pessoas diversas. Vivi a imigração e a globalização sob outra perspectiva, experimentei diferentes territórios e criei minhas territorialidades. Enfim, fiz geografia, fui feliz".
Nielson Machado - Engenharia Civil
Instituto Superior Técnico da U. Lisboa - Portugal
"O intercâmbio está sendo uma experiência incrível de muito aprendizado!"