Ter cumprido, no mínimo, 30% e, no máximo, 75% da carga horária total do curso;
Ter um bom currículo Lattes;
Estar entre os 50% melhores alunos do seu curso.
Mobilidade UEBAS - Intercâmbio de estudantes de graduação das Universidade Estaduais da Bahia. Os cursos disponibilizados dependem da oferta de vaga de cada universidade.
Mobilidade Nacional ABRUEM - Mobilidade entre estudantes de graduação das Universidades Estaduais e Municipais conveniadas à ABRUEM. Veja a lista completa aqui. Os editais são lançados pela ABRUEM e os cursos disponibilizados dependem da oferta de vaga de cada universidade.
Mobilidade Internacional - Mobilidade para os estudantes de graduação da UEFS de todos os cursos para as universidades parceiras em outros países.
Mobilidade BRACOL - Intercâmbio de estudantes de graduação da UEFS para instituição colombiana (a universidade é definida a cada edital lançado, assim como os cursos).
Mobilidade BRAMEX - Intercâmbio de estudantes de graduação da UEFS para instituição mexicana (a universidade é definida a cada edital lançado, assim como os cursos).
Mobilidade Virtual - Intercâmbio na modalidade remota onde alunos da UEFS podem cursar disciplinas em universidades brasileiras ou estrangeiras. Esse tipo de intercâmbio depende da oferta das universidades parceiras (os editais não são lançados/gerenciados pela AERI)
Geralmente, apenas os editais ABRUEM e de Mobilidade Internacional AERI são lançados com bolsa. O valor da bolsa de mobilidade nacional é de R$ 1.127,00 mensais, e o da mobilidade internacional, de R$ 2.020,00.
Os editais BRACOL e BRAMEX são lançados sob regime de reciprocidade. Isto quer dizer que estudantes da UEFS selecionados nestes editais podem receber auxílio moradia e alimentação da própria instituição anfitriã.
Atenção! Há um número limite de bolsas por edital.
A documentação exigida pode variar a depender do edital. A maior parte dos editais exigem:
Plano de Trabalho;
Declaração emitida pela Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) do percentual de carga horária concluída;
Histórico Escolar atualizado;
Guia de matrícula atual emitida pelo Portal do Aluno;
Foto 3x4;
Currículo no formato completo da Plataforma Lattes/CNPQ, devidamente comprovado.
Os estudantes devem procurar orientação do colegiado para escolher as disciplinas que pretendem cursar durante o intercâmbio, pois assim terá um melhor aproveitamento. Não é recomendável que o estudante escolha disciplinas já cursadas ou que exijam pré-requisitos que o aluno ainda não viu na UEFS. Além disso, o estudante também não deverá escolher disciplinas que serão aproveitadas somente como atividade complementar, a menos que essas disciplinas contribuam de forma significativa na formação do aluno ou em projetos de pesquisas.
No caso de instituições estrangeiras, outro ponto que deve ser observado é se o semestre em que a disciplina será ofertada na instituição anfitriã é o mesmo em que o estudante realizará intercâmbio (o 1º semestre acadêmico na Europa começa em setembro, e o 2º semestre, em fevereiro).
Atenção! As disciplinas podem ser ofertadas em inglês mesmo em Portugal.
Se o estudante pretende fazer intercâmbio fora do Brasil, é necessário ter proficiência no nível intermediário em inglês, francês ou espanhol, a depender do país (exceto para Portugal).
Saber outra língua aumenta o leque de possibilidades na hora de escolher a universidade que o aluno deseja fazer intercâmbio.
A UEFS oferece cursos de Inglês, Francês e Espanhol através do Palle e do Nucli.