Sim. A resolução CONSEPE 017/2015 diz que o Componente Curricular Mobilidade Acadêmica poderá ser aproveitado, seguindo esta ordem: como Componente Curricular equivalente, obrigatório ou optativo, como eletivo ou como atividade complementar para todos os cursos de graduação, a critério de cada Colegiado, em consonância com o disposto no Projeto Pedagógico do Curso.
Ao final do intercâmbio, o estudante deve entregar à AERI, no prazo de até 60 dias, conforme resolução CONSEPE 013/2022, a seguinte documentação:
Histórico Escolar - documento que informe as disciplinas cursadas, as notas obtidas e os créditos de cada componente curricular;
Ementas das disciplinas aprovadas;
Tradução das ementas, caso as mesmas não estejam em português;
Relatório de intercâmbio (o modelo está em nosso site em: candidaturas > estudantes UEFS > formulários);
Declaração de estágio acadêmico (quando houver) assinada pelo orientador/supervisor responsável, e informando a carga horária total e o período do estágio (data de início e fim);
Resumo expandido de até três páginas apresentando um projeto de impacto acadêmico/social (ver ORIENTAÇÃO PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS logo abaixo).
IMPORTANTE: A responsabilidade da entrega dos documentos (incluindo a solicitação dos mesmos à IES anfitriã) é do(a) estudante. Além disso, conforme disposto na resolução CONSEPE 013/2022, só serão considerados válidos (ou seja, só serão considerados verdadeiros) os Históricos e Ementas que:
Se impressos, estejam assinados e carimbados pela IES anfitriã;
Se digitais, que contenham chave de validação ou sejam encaminhados diretamente pela IES anfitriã para o email da AERI;
No caso das ementas, se o estudante enviar o link onde as ementas estão disponíveis na íntegra no site oficial da IES anfitriã.
Além disso, para fins de aproveitamento de disciplinas, é necessário que algum documento oficial da IES de destino informe qual a carga horária de cada disciplina. Se o sistema da IES anfitriã for de créditos, o documento deve informar quantas horas cada crédito corresponde (ex: 1 ECTS corresponde a 27h).
Após a validação dos documentos pela AERI, o estudante deverá solicitar o aproveitamento de disciplinas à DAA Expediente (veja aqui as orientações).
Os trabalhos deverão seguir o modelo de resumo expandido e cumprir os seguintes critérios:
1- Os trabalhos submetidos deverão conter propostas de projetos relacionados a ensino/pesquisa/extensão, cuja ideia tenha surgido a partir de uma experiência internacional do proponente, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino superior e/ou de questões socioeconômicas Locais/Regionais/Nacional.
2- Conter a seguinte estrutura:
Contextualização;
Fundamentação teórica;
Objetivo e proposta do projeto;
Resultados pretendidos:
Considerações finais;
Referências.
A submissão deve ser feita em arquivo PDF e encaminhada para o e-mail: aeri@uefs.br.
Observações:
No período antecedente a realização do XII Workshop Internacionalização Universitária, a comissão de avaliação julgará os resumos expandidos por sua qualidade, assim como, pelo atendimento aos requisitos acima mencionados, bem como, a sua formatação. Aqueles que não atenderem as estes requisitos não terão o aceite na sua submissão.
Ressalva-se que o resumo expandido deverá ser inédito, não tendo sido publicado sob qualquer forma impressa ou eletrônica (incluindo aqueles originados de trabalhos completos já publicados), devendo assim permanecer até o término do Workshop. A não consideração desta ressalva poderá acarretar em impedimento de apresentação futura de trabalhos no âmbito deste evento.
É permitida a participação de até 3 (três) co-autores.
Os resumos expandidos aceitos serão publicados na íntegra no site do Workshop de Internacionalização Universitária. Os certificados serão entregues após o evento.
Principais instruções para a preparação e submissão do resumo expandido:
O texto, incluindo figuras, tabelas, fórmulas e referências, deve ter no máximo 3 (três) páginas, incluindo referências bibliográficas e deverá ser encaminhado no formato de arquivo PDF para o e-mail: aeri@uefs.br.
A primeira página deve conter o título do trabalho, o(s) nome(s) completo(s) e por extenso do(s) autor(es), a cidade em que a instituição se localiza e telefone e e-mail do(s) autor(es).
O título do projeto deve estar centralizado, em negrito e em letras maiúsculas. A fonte é Arial, 12pt. O(s) nome(s) do(s) autor(es), endereço e e-mail devem estar centralizados e em 12 pt.
POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UMA
QUESTÃOTRANSVERSAL
Rita de Cassia Silva Castro¹, Eneida Soanne Matos Campos de Oliveira²
¹Universidade Estadual de Feira de
Santana-UEFS
Feira de Santana, BA
Tel:(75)3161-8036
E-mail:aeri@uefs.br
²Universidade Estadual de Feira de
Santana -UEFS
Feira de Santana, BA
Tel:(75)3161-8305
E-mail:aeri.soanne@gmail.com
O texto deve ser escrito usando fonte Arial, 12 pontos (pt) e espaçamento simples. As páginas devem star no formato A4, com as seguintes margens: acima 3 cm, abaixo 2cm, à esquerda 2,5cm, e à direita 2,5cm. O texto deve ser formatado em uma única coluna.
O texto deve conter a seguinte estrutura:
Contextualização: indicação de como e quando surgiu a ideia do projeto e qual o tipo de experiência internacional;
Fundamentação teórica: consiste na argumentação, justificação por meio das ideias de outros autores dos aspectos teóricos do projeto por meio de citações de artigos científicos, livros, projetos, dissertações/teses ou outros tipos de publicações;
Objetivo e proposta do projeto: indicação clara da proposta de intervenção e sua concreta finalidade;
Resultados pretendidos/alcançados: informação sobre os possíveis impactos deste projeto para o desenvolvimento local/regional/nacional;
Considerações finais;
Referências bibliográficas:relação das publicações citadas na fundamentação teórica