Bem-vindo(a)!


Caríssimo(a) Supervisor(a), é uma alegria podermos contar com sua participação no processo de formação docente do Curso de Licenciatura em Filosofia da UECE. Nossa Política de Estágio tem o professor supervisor  como um elemento central na formação dos novos professores, pois, é através do trabalho da supervisão de estágio que se estabelece a intima relação entre universidade e escola num  projeto de formação qualitativamente diferenciada.  Portanto, nosso esforço de melhor formar novos docentes de Filosofia não seria possível sem seu compromisso e trabalho de supervisão do estágio. A UECE reconhece e agradece a sua importante contribuição ao compartilhar conhecimentos, experiências e desafios da prática docente. É um orgulho tê-los(as) no Fórum de Supervisores(as).



Entendendo a supervisão do estágio...


" O foco da política de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Filosofia da UECE é a relação do aluno estagiário com a prática docente do professor supervisor". Esta afirmação foi retirada da Política de Estágio do Curso e expressa a importância da supervisão de estágio na formação de novos professores. A proposta é que, centrados na experiência desenvolvida na escola, supervisores(as), orientadores(as) e estagiários(as) se articulem organicamente para desenvolverem uma formação embasada na realidade e alicerçada no compromisso da qualidade do ensino de Filosofia e na defesa da Filosofia na escola.


Todos os professores de Filosofia da rede pública ou privada podem fazer parte do grupo de supervisores do Curso de Licenciatura em Filosofia da UECE, para tanto precisam ser cadastrados através de chamada pública anual lançada pela UECE e acordarem com a política de estágio e o PPP do Curso.  O estágio será normatizado pelo TERMO DE COMPROMISSO (ver Documentação) assumido pelas partes e deverá assegurar os conhecimentos previstos na EMENTA da disciplina.  Cabe ao(a) supervisor(a), de acordo com a Política de Estágio,  supervisionar, na escola, o aluno(a) estagiário(a) em todos os processos relativos ao  estágio supervisionado obrigatório, nos quais se incluem:


I. O conhecimento da escola e da dinâmica escolar: o projeto político-pedagógico, o núcleo gestor, a estrutura e os equipamentos da escola, os programa e projetos existentes na escola;


II. Observação participante da prática docente: o planejamento, a regência de sala e os processos de avaliação dos discentes;

III. Desenvolvimento, sob supervisão, de práticas docentes: o planejamento, a regência de sala e os processos de avaliação dos discentes;


IV. Compreensão e apropriação de uma metodologia específica do ensino de filosofia, como reflexão filosófica;

V. O enfrentamento das situações-problemas que fazem parte do cotidiano escolar, desde as dificuldades metodológicas na relação ensino aprendizagem até as relações pessoais em sala de aula e na escola;


VI. O conhecimento, a familiarização e a reflexão crítica sobre recursos e materiais didáticos (livros, filmes etc.), bem como a produção de instrumentos/materiais didáticos (textos, notas de aula, slides, questões etc.).


Vocês, supervisores(as), são os elos de ligação entre a Universidade e as Escolas, membros permanentes do Fórum de Ensino de Filosofia que congrega todos os envolvidos no estágio supervisionado (supervisores, orientadores e estagiários) e acolhe a participação de quem tiver interesse no ensino de Filosofia e na formação de professores de Filosofia. Como membros do Fórum, os supervisores se comprometem a participar das reuniões ordinárias do Fórum no último sábado de cada mês. Nestas reuniões são discutidas temas relativos ao estágio e ao ensino de Filosofia. Também é objetivo do Fórum desenvolver uma formação continuada de seus membros através de Jornadas de Estudo e Aprofundamento além do esforço de mobilização dos professores de Filosofia desde as reuniões mensais até os grandes encontros metropolitanos e estaduais. 

A mobilização permanente é condição essencial para a existência de um fórum, assim a estratégia central do Fórum de Ensino de Filosofia são as reuniões mensais que objetivam assegurar a convergência e continuidade necessária, através do encontro e intercâmbio entre professores(as)-supervisores(as), professores(as)-orientadores(as), estagiários(as) e demais interessados. Ocorridas sempre no último sábado de cada mês, as reuniões ordinárias seguem um calendário anual, previamente acordado pelos participantes em torno de pautas diversificadas e atualizadas pelas demandas do estágio e do ensino de Filosofia. As pautas visam assegurar: estudo e aprofundamento de temas relacionados ao ensino de Filosofia e afins, planejamento e avaliação das atividades do estágio, a promoção de outras atividades relacionadas a formação e organização dos professores de Filosofia. Além das reuniões ordinárias, a ocorrência de reuniões extraordinárias está sujeita a necessidade das ações desenvolvidas pelo Fórum.

Clique no sublinhado ou  no menu lateral para acessar a Ata das reuniões anteriores e a Relação Geral de Supervisores(as).