A XIV (14ª edição) da SEMLET (Semana de Letras) é um evento acadêmico-cultural promovido pelo curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA/ENS).
A cada edição, um tema relevante é escolhido como ponto de convergência entre os interesses acadêmicos e sociais.
Em 2025, a Semana de Letras traz como tema “O Ensino de Línguas nas Práticas Digitais: Diálogos, Possibilidades e Desafios”, com o objetivo de promover um ambiente propício para reflexões e debates sobre o impacto das tecnologias digitais nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas.
A revolução digital tem transformado profundamente essas práticas, ampliando as possibilidades de interação, acesso a conteúdos e metodologias inovadoras.
Diante desse cenário, a programação da SEMLET inclui palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e apresentações de pesquisas, com a participação de acadêmicos e profissionais convidados, tanto da UEA quanto de outras instituições.
As Submissões de Trabalho são livres e as discussões serão organizadas a partir de três eixos temáticos centrais:
1. Diálogos entre tecnologia e ensino de línguas
• O papel da inteligência artificial e das plataformas digitais no aprendizado de línguas;
• Tecnologias educacionais e sua relação com a didática tradicional;
• A interseção entre linguística aplicada e novas tecnologias.
2. Possibilidades na prática digital
• Ensino híbrido e metodologias ativas no ensino de línguas;
• Recursos multimodais e gamificação no aprendizado;
• Acesso a novas formas de letramento e comunicação intercultural.
3. Desafios e problemáticas
• Inclusão digital e desigualdades no acesso às tecnologias;
• Formação docente e adaptação às novas demandas tecnológicas;
• O impacto das redes sociais e da cultura digital na aprendizagem linguística.
A XIV SEMLET busca, assim, fomentar um olhar crítico e propositivo sobre o ensino de línguas no contexto digital, que alinhe práticas pedagógicas com os desafios e as potencialidades da contemporaneidade.