Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Afirmativo e em Tradução e Interpretação de Libras pela UNIRONDON. Certificado pelo Exame Nacional de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras (PROLIBRAS) e no Exame Nacional de Proficiência no Uso e no Ensino de Libras para Nível Superior (PROLIBRAS). Atuou como Tradutor e Intérprete de Libras-Português na Universidade de Cuiabá - UNIC, docente de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e foi Presidente da Associação dos Profissionais Tradutores e intérpretes de Libras-Português de Mato Grosso - APILMT. Atualmente é professor adjunto na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Línguas de Sinais na Amazônia (GEPELISA), Coordenador de Políticas para a Pessoa Surda - COPPS/PROGRAD/UEA e Coordenador de Educação Bilíngue de Surdos (CEBS/PROEX).
Professora Adjunta no Instituto de Letras . Atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL e no Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução - POSTRAD, onde atualmente é vice coordenadora, ambos os programas da Universidade de Brasília UnB. Desenvolve pesquisas com foco na Língua Brasileira de Sinais Libras nos seguintes campos : Léxico e Terminologia, Estudos da Tradução e Estudos da Interpretação. Doutora em Linguística e Mestre em Educação pela UnB. Tem experiência na área de Tecnologia e Linguagens, Lexicologia e Terminografia das línguas de sinais, formação de profissionais na área de ensino de Libras e formação e profissionalização de Tradutores e Intérpretes de língua de sinais em contextos educacionais, museológicos, institutos culturais e patrimoniais. Participa como membro dos Grupos de Pesquisa Acesso Livre - tradução audiovisual e acessibilidade cultural e do Grupo de Pesquisa LingCognit - Linguagem e Cognição: escolhas tradutórias e interpretativas e do InterTrads - Grupo de Pesquisas em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais (UFSC - Brasil) Coordena o Grupo de Pesquisa Tecnologias e Linguagens das Línguas de Sinais no Brasil e no Mundo no qual desenvolve pesquisas no âmbito da Terminologia e Lexicografia com foco em questões linguísticas e tradutórias focados na acessibilidade linguística de institutos culturais e patrimoniais, instituições governamentais e educacionais por meio de Videoguias e obras lexicográficas Multilíngues.
Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atua no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), que coordenou desde a criação até junho de 2021. Em setembro de 20022, assumiu a Direção da Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas, até o presente. Realizou Estudos Pós-Doutorais junto ao Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILC-ML) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), com bolsa CAPES (processo 18117-12-0), sob a supervisão da Profa. Dra. Isabel Pires de Lima, ex-Ministra da Cultura de Portugal. É Mestre e Doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Presidente da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP) no biênio 2014/2015. Desde 2008 é líder do grupo de pesquisas Cátedra Amazonense de Estudos Literários e da Cultura (CAEL), registrado junto ao CNPq e certificado pela UEA. É o idealiador e Coordenador Geral da Escola do Futuro UEA - Hub de Inovação Educacional da Amazônia.
Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2014). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Especialista em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Amazonas (1999). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Artística e Metodologias do Ensino. Realiza pesquisa, consultoria e oficinas nas áreas de arte-educação, memória e patrimônio, história da arte, metodologia (pesquisa/estudo) e design urbano. Professora da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.
Daniel Cavalcanti Atroch é licenciado em Letras - Lingua e Literatura Portugesa, pela Universidade Federal do Amazonas e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo.
É doutora (2004) e pós-doutora (2007) em Letras e Linguística pela Vrije Universiteit, Amsterdam, Holanda, mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Paulista. Desenvolve estudos nas áreas da Linguística, Línguas e culturas indígenas, Língua Portuguesa e Sociolinguística e Dialetologia. Pertence ao quadro de docentes efetivos do Curso de Letras, na Unidade Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas. É colíder do Núcleo de Estudos de Pesquisas Linguísticas Aplicadas ao Ensino (NEPLAE) e atua como professora associada, nível C, no curso de Letras, Escola Normal Superior (UEA/Manaus), ministrando disciplinas nas áreas da linguística, sociolinguística variacional e educacional e etnolinguística, Orienta Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nessas áreas do conhecimento. Sua linha de pesquisa principal tem como enfoque a Fala manauara, com contribuições na análise descritiva dessa variedade linguística e no ensino de língua portuguesa.
É Doutorando em Educação na Amazônia (Educanorte) e Mestre em Literatura (UFAM). Atualmente professor de Literatura, coordena o projeto Jovem Escritor na Fundação Matias Machline, onde busca incentivar leitura e escrita literárias no Ensino Médio e fortalecer a emergência de novos talentos. Assina livros como "Rudá - filho da terra e das estrelas" e "O livro do rio: Iguaraguá", vencedores dos Prêmios Thiago de Mello e Conexões Culturais, respectivamente. Junto ao Coletivo Visagem, do qual é um dos fundadores, publicou pela editora Valer a antologia amazofuturista "Encantarias", vencedora do Prêmio Frauta de Barro.
Possui doutorado em Linguística pela universidade de Brasília (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Professora associada da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica e Multimodalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Textual, Semântica, Linguística Sistêmico-Funcional e Gêneros textuais. Líder do Grupo de Pesquisa: Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na contemporaneidade (SDISCON). Professora do Mestrado Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UEA (PPGICH) e exerceu a função de editora-chefe da revista Contracorrente- UEA. Atualmente, realiza pós-doutoramento na Universidade Federal de Santa Catarina, PPGI, com a temática envelhecimento e etarismo nas práticas sociais do público 50+.
É Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, área Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Amazonas (2017). Possui Especialização em Língua e Literatura Latina pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Possui graduação em Direito pela Faculdade Martha Falcão (2011) e graduação em LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA pela Universidade Federal do Amazonas (1994). É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Professores de Latim - Primeiro Tesoureiro - Biênio 2022-2023. Participou de 63 bancas de avaliação de Projetos de Pesquisa na Pós-Graduação em Direito Público da Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2018) e de duas bancas de defesa da Pós-Graduação em Direito Público da Ufam (2018). Ministrou o curso Técnica de Redação Jurídica para auditores do Departamento de Tributação da Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas - SEFAZ (2018). Ministrou o curso Língua Portuguesa e Redação Oficial para servidores da Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas - SEFAZ (2018). Ministrou o curso "Estrutura do texto argumentativo moderno: herança da retórica clássica" no IV Seminário de Linguística e I Simpósio de Estudos Clássicos do Amazonas, na Universidade Federal do Amazonas (2018). Ministrou as disciplinas Linguagem Jurídica e Língua Portuguesa para as turmas de Direito da Faculdade Martha Falcão. Ministrou a disciplina História e Formação da Língua e da Cultura Greco-Romana na Especialização em Estudos Clássicos da Universidade do Estado do Amazonas (2017). Foi professor substituto do Departamento de Letras da Universidade Federal do Amazonas, onde ministrou as disciplinas Língua Latina e Literatura Latina. Atualmente é Professor Assistente no Curso de Letras da Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.
Professora Associada da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade de Brasília (UnB), com bolsa Capes. Doutora em Letras - Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA-UEA), nas Linhas de Pesquisa Teoria, crítica e processo de criação / Arquivo, Memória e Interpretação. Tem experiência na área de Letras atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, literatura infantojuvenil, literaturas africanas de língua portuguesa, Literatura e oralidades, literatura e ensino. Lidera o grupo de Pesquisa em Estudos Comparados, Crítica e Africanidades (GEPECCA). É coordenadora da Cooperação Educacional e Acadêmica firmada entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Katyavala Bwila (UKB), e da Cooperação internacional entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade de Aveiro (UA).
Maristela Silva é doutora em Educação pela University of Nottingham (2016), Reino Unido, com pesquisa focada em Teacher Cognition (crenças e experiências de professores de línguas), Interação em sala de aula, Narrativa e Práticas Reflexivas, com apoio da CAPES, FAPEAM e ICBEU-Manaus; mestrado em American Studies pela Washington State University (1999), com bolsa da Fulbright/LASPAU, e graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1997). É professora do curso de Letras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), orientadora de projetos de iniciação científica PAIC/UEA, e Coordenadora Geral do Curso de Especialização Saberes e Práticas para Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvido com professores da ENS/UEA e em parceria com a SEDUC/AM. Enquanto Diretora da Editora UEA (2017-2022), ampliou o alcance das publicações da editora, firmou parcerias com editoras da Unesp e Fiocruz, e ocupou cargos de Diretora da Região Norte e Diretora de Eventos da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Na UEA, desenvolve projeto de ensino e extensão com a Profa. Dra. Aline Cristina Neves (2023): Português Brasileiro como Língua Adicional (PBLA), edição revisitada do Projeto de Ensino de Português para Estrangeiros (Imigrantes) (2017-2020) que fez parte das ações de acolhida aos refugiados da ACNUR/UNICEF em Manaus nesse período. Representou a UEA em Missão à China Pequim e Macau (2018), organizada pelos Ministérios de Educação (MEC), Planejamento (MP) e Relações Exteriores (MRE) e o GCUB, estreitando os laços da UEA com IES Chinesas. Exerceu a função de Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica (2016-2017) e de Coordenadora do Curso de Letras - PARFOR/UEA (2011-2012). Sua experiência inclui mais de vinte cinco anos na Supervisão Acadêmica no ICBEU-Manaus, onde é responsável pela capacitação dos professores além de outras atividades pedagógico-administrativas. Em 2023, foi mediadora do Curso Viewing Parties: Teacher Development Series 18, desenvolvido pelo Regional English Language Office (RELO US Embassy).Através do ICBEU-Manaus, participou de vários treinamentos e conferências internacionais de ensino de línguas, como o ABLA Faculty Development Exchange (2019), em Chicago e Iowa, patrocinado pelo Departamento de Estado (EUA). Treinadora licenciada de SIT TESOL, tem expertise em ensino de língua estrangeira ou adicional (inglês e português), cultura dos Estados Unidos, desenvolvimento social e educação, literatura afro-brasileira e afro-americana. Seu interesse engloba a formação e a capacitação de professores de línguas, crenças da prática pedagógica, interação em sala de aula, ensino reflexivo, língua adicional, estudos culturais e literários, questões de gênero e literatura de mulheres negras, interseccionalidade, diversidade e lugar de fala
É professora efetiva do curso de Letras da Universidade do Estado do Amazonas - Escola Normal Superior. Possui doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2019) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa. Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2012); Especialização em Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal do Amazonas (2003); Graduação em Letras - Língua Portuguesa (2002) e Comunicação Social - Jornalismo (2007) também pela Universidade Federal do Amazonas. Atua principalmente na área da leitura e produção textual, ensino de Língua Portuguesa e formação de professores. Desenvolve pesquisa na área da Análise do discurso, em especial sobre o discurso das mídias e as questões culturais.
É escritor, autor de crônicas, contos e poesias. Cursa Letras - Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atua também como Presidente do Centro Acadêmico de Letras (CALET). Em 2025, publicou o livreto "Entre Praças e Putas", reunião de 6 crônicas selecionadas que abordam o cotidiano manauara e memórias viscerais da infância. Atua em movimentos sociais como o Psol-Coroado e Subverta-Travessia.
Técnica da Coordenação de Políticas para Pessoa Surda - COPPS, reitoria, UEA.
Estudante de Letras, UEA.
Aluno do curso de Letras – Língua Portuguesa da Escola Normal Superior (ENS/UEA), bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UEA), pesquisador do Programa de Iniciação Científica (PAIC/UEA), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Línguas de Sinais na Amazônia (GEPELISA).
Acadêmico de Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com ênfase em Linguística. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), atuando no subprojeto Interdisciplinar em Letras, Matemática, Biologia e Computação. Integra atividades de pesquisa e extensão voltadas à formação docente e à valorização da linguagem como ferramenta de inclusão. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade (NIRGS/UEA), promovendo ações voltadas à diversidade e aos direitos humanos. Organizador de três edições da Semana de Letras da UEA e participante ativa dos Jogos Universitários da Escola Normal Superior (JuniENS 2024 e 2025). Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão três vezes consecutivas no Centro Acadêmico de Letras (CALET/UEA), com experiência na organização de eventos acadêmicos, elaboração de cronogramas e automações com JavaScript integradas a planilhas, formulários e bots. Atuou como Agente de Matrícula no Colégio Lato Sensu (2022-2025), com experiência em atendimento institucional, uso dos sistemas TOTVS e Microsoft Office 365, e apoio aos setores pedagógico e administrativo. Possui experiência com revisão textual, produção de material didático e organização de dados em Excel e Notion. Apresentou pesquisa na 13ª Semana de Letras da UEA e concluiu formações complementares em produção textual e educação inclusiva. Desenvolve práticas de ensino com foco em inclusão, tecnologias educacionais e aplicação de inteligência emocional em ambientes escolares.
Márcia Antonelli, nascida em Manaus, é transcritora, Mestra da Cultura e autora de contos, crônicas e ensaios. Suas obras foram traduzidas para o espanhol e adaptadas para o teatro e o cinema. Atualmente, apresenta o programa de entrevistas "Literatura da Gente", no YouTube.
Professora aposentada de Língua Inglesa, Linguística Aplicada e Análise do Discurso, no Curso de Letras/Inglês e o Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC. Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, de 2006 a 2023. Tem publicações nacionais e internacionais em multiletramentos e multimodalidade, linguística sistêmico-funcional e análise crítica do discurso.
Diretor da Biblioteca Braille do Amazonas (BBAM)
Audiodescritora da Biblioteca Braille do Amazonas (BBAM)
Presidente do Centro Acadêmico de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior de Tecnologia (UEA/EST). Licenciando em Computação na UEA, faço parte do CALCOMP e atuo como extensionista no Laboratório de Tecnologias Educacionais ThinkTEd. No mais, eu sou só um manauara que quer descobrir como a tecnologia pode ajudar minha cidade e tomar um copo de açaí.