Histórico

O XII SIMPÓSIO é a continuidade do 1º Seminário de Ensino de Ciências, este, coordenado por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências da UEA, no ano de 2006.

Reeditado e inserindo a Amazônia como eixo dos debates e produções científicas, o Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia - SECAM, continuou a ser realizado nos anos seguintes, sem interrupção. 

Em 2009, abordou “Ensino de ciências: Perspectivas complexas para a formação de professor e alternativas metodológicas”; no ano subseqüente, “Educação Científica e Tecnologias no Ensino de Ciências na Amazônia”

No ano de 2011, o 6º Seminário se associou o 1º Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia (SECAM) com o tema: “Educação Científica e Tecnologias no Ensino de Ciências na Amazônia: Os Novos Paradigmas do Ensino de Ciências”, edição que contou com 280 inscritos e 125 trabalhos de pesquisas. A partir do I Simpósio houve um aumento significativo na qualidade e na quantidade dos trabalhos apresentados. 

Em 2012, ocorreu o 2º SECAM e o 7º Seminário de Ensino de Ciências, tendo como tema “Educação em Ciências: um horizonte de possibilidades para o Ensino de Ciências no cenário Amazônico”. Foram 313 participantes e 93 trabalhos de pesquisas. 

Em 2013, o 3º SECAM e o 8º Seminário de Ensino de Ciências se agregaram ao 2º Fórum de Educação, Divulgação e Difusão em Ciências no Amazonas com a temática “Educação em Ciências: desafios e perspectivas para o século XXI na Amazônia”

A edição de 2014, o 4º SECAM teve como tema “Educação em ciências: ciência, sociedade e cidadania” e possibilitou a realização de um diálogo conjunto de experiências sobre o ensino de ciências na Amazônia. Com ênfase na relação Ciência, sociedade e cidadania, contou com diversas comunicações orais, banners, conferências, minicursos e mesas redondas. 

Em 2015, na sua 5ª edição, o Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia e o X Seminário de Ensino de Ciências na Amazôniapossibilitou a reflexão, com o tema: “Educação em ciências: ciência, sociedade e saberes tradicionais”

Em 2016, na sua 6ª edição, o Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia e o XI Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, traz o tema: “Perspectivas e desafios para o ensino de ciências na Amazônia”. Destinado a docentes-pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e profissionais ligados à divulgação científica, o evento elege as seguintes linhas temáticas: 

1. Perspectivas Curriculares [Formação de professores no Ensino de Ciências] na Educação em Ciências. 

2. Processos cognitivos e a aprendizagem na Educação em Ciências. 

3. Espaços Não Formais como estratégia pedagógica para Educação em Ciências. 

4. Divulgação Científica e Educação em Ciências. 

5. Educação em Ciências e usos de tecnologias. 


Em 2017, na sua 7ª edição, o Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia e o XII Seminário de Ensino de Ciências na Amazôniapossibilitou a debates, com o tema: “Ensino de Ciências: Cognição, divulgação e criatividade”


Em 2018 o Simpósio na sua 8ª edição traz o Tema: Pesquisa no Ensino de ciências e matemática continua a promover discussões, debates e divulgação da produção do conhecimento científico na Amazônia.