O Seminário de Metais e Percussão do Amazonas - SEMPEAM, busca preencher de forma pedagógica a lacuna existente no ensino dos instrumentos de metais e percussão no Estado do Amazonas. 

Levando em consideração que a aprendizagem dos instrumentos musicais não se dá somente pelo conceito de escolas ou metas (sensorial, comportamental ou conceitual), mas sim de uma maneira universal, onde a troca de informações, a vivencia e a absorção de conhecimentos geradas das mais variadas formas, tendem a contribuir com o crescimento técnico interpretativo do musico.

Criado em 2013 com o nome de Seminário de Metais da Universidade do Estado do Amazonas, em 2014 passou a trazer também o ambiente percussivo e denominou-se naquele ano de Seminário de Metais e Percussão da Universidade do Estado do Amazonas.

Em 2015 aprovado através do EDITAL 006/2014 Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas – PAREV da FAPEAM, passa a se Chamar Seminário de Metais e Percussão do Amazonas – SEMPEAM.

Essa mudança no título do evento, tem um estratégico pois acreditamos que o novo título sugerido abrangerá não somente uma instituição mas o Estado do Amazonas como um todo, sendo possível uma maior divulgação e uma identidade mais contundente parar o evento.

Sabemos que atualmente, os seminários, festivais, encontros e cursos de verão, fazem parte do universo acadêmico das grandes universidades de música tanto do Brasil quanto do exterior. 

Esses eventos buscam integrar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral com o objetivo de proporcionar aos participantes uma maior exposição de ideias, a respeito da performance musical, pedagogia instrumental, história da música, além de possibilitar um contato direto com músicos de grande visibilidade nacional e internacional.

O Seminário de Metais e Percussão do Amazonas-SEMPEAM, conta com workshops, masterclasses, recitais, apresentação cientifica, mesas redondas, palestras, seminários e concertos no período de 08 a 13 de dezembro de 2015 e as aulas serão ministradas por especialistas de destaque no meio artístico nacional e internacional. 

Para esse ano os professores convidados são: O Sexteto BRASSIL formado por Prof. Dr. Ayrton Benck-trompete, Prof.  Dr. Gláucio Xavier-trompete, Prof. Me. Cisneiro Andrade-trompa, Prof. Dr. Alexandre Magno- trombone, Prof. Valmir Vieira-Tuba, Prof. Glauco Andreza-Percussão e o prof. Dr. Cesar Traldi-UFU.

 Das atividades podem participar qualquer interessado, desde que devidamente inscrito. 

Todos os concertos e recitais são gratuitos e abertos ao grande público.