O Projeto de Orquestras Infantis e Juvenis do Amazonas que está vinculado ao Laboratório de Ensino e Práticas Musicais da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, vinculado a Pró-reitoria de Extensão e  Assuntos Comunitários visa contribuir para o ensino de música para crianças e adolescentes através da formação de grupos  buscando sempre a música como meio transformador seja profissional, social ou educacional.

O projeto teve início em 2017 que inicialmente visava atender a 20 crianças e buscava preparar monitores para as próximas etapas e a partir de junho 2018 começou a funcionar o grande grupo a orquestra Infantil e Juvenil do Amazonas.

O intuito deste projeto é desenvolver de forma exequível o ensino da música de forma a não ter como principal objetivo o âmbito profissional, mas sim usar todos os benefícios que a arte em especial a música neste projeto pode proporcionar as crianças e adolescentes.

Acreditamos que tendo a universidade como provedora de um projeto tão significativo como esse o mesmo possa alcançar a todos os interiores e beneficiar principalmente a esfera social através de políticas públicas que atuem diretamente na transformação dos participantes deste projeto.

A inscrição para participar é de fluxo contínuo e em 2018 mais de 100 pessoas já estão sendo contempladas entre crianças e adolescente e pais, o envolvimento dos responsáveis é crucial para o sucesso do projeto, pois eles também se sentem pertencentes e contribuem para a divulgação e efetivação das atividades desenvolvidas.

O projeto conta com o apoio de múltiplas pessoas para o seu desenvolvimento e parte também para a participação em editais de incentivos e na busca de parcerias e apoiadores para o crescimento e fortalecimento de suas atividades dentro do estado do Amazonas.