Os objetivos sociais ASG/ESG são cada vez mais importantes para as empresas, pois estão alinhados com as expectativas dos consumidores, dos investidores e da sociedade como um todo. Empresas que adotam objetivos sociais ASG/ESG são vistas como mais responsáveis e comprometidas com o bem-estar social. Isso pode se traduzir em diversos benefícios, como aumento da confiança dos consumidores, atração de novos investidores e melhoria da reputação da empresa.
Eles geralmente incluem três conjuntos de objetivos:
Objetivos ambientais: Esses objetivos buscam reduzir o impacto ambiental da empresa, por exemplo, por meio da redução do consumo de energia, da geração de resíduos e da poluição.
Objetivos comunitários: Esses objetivos visam fortalecer o relacionamento da empresa com a comunidade, por exemplo, por meio de programas de voluntariado, de doação de recursos e de apoio a causas sociais.
Objetivos de diversidade, equidade e inclusão: Esses objetivos buscam promover a diversidade, a equidade e a inclusão no ambiente de trabalho, por exemplo, por meio da contratação de pessoas de diferentes origens, da promoção da igualdade de oportunidades e da criação de um ambiente de trabalho livre de discriminação.
1.2 - Gestão de Resíduos e Economia Circular ;
1.3 - Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar.
3.2 - Gerenciamento de Riscos e Compliance;
3.3 - Decisão Baseada em Dados
ONU: As Nações Unidas possuem diversos relatórios e dados sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e outros temas relacionados à ASG.
Banco Mundial: O Banco Mundial oferece dados, pesquisas e publicações sobre desenvolvimento sustentável em diversos países.
Organização Internacional do Trabalho (OIT): A OIT possui diversas publicações sobre trabalho decente, direitos trabalhistas e desenvolvimento social.
Link: https://www.ilo.org/pt-pt/regions-and-countries/americas/brasil
Dow Jones Sustainability Index: Este índice avalia o desempenho das empresas em relação à sustentabilidade.
Global Reporting Initiative (GRI): O GRI oferece diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade.
CDP (Carbon Disclosure Project): O CDP é uma organização sem fins lucrativos que incentiva as empresas a divulgarem informações sobre seus impactos ambientais.
Link: https://www.cdp.net/en
MIT Sloan Management Review: Publicação da Sloan School of Management do MIT, com artigos sobre gestão, inovação e sustentabilidade.
Link: https://sloanreview.mit.edu/
Stanford Social Innovation Review: Publicação da Stanford Graduate School of Business, com artigos sobre inovação social e impacto.
Link: https://ssir.org/
Universidades Brasileiras: USP, UFRJ, Unicamp, UFSC, entre outras, possuem centros de pesquisa e programas de pós-graduação em sustentabilidade e meio ambiente. Consulte os sites de cada universidade para encontrar publicações e projetos relevantes.
ResearchGate: Rede social para pesquisadores, onde é possível encontrar artigos, dados e projetos de pesquisa.
Academia.edu: Outra rede social para pesquisadores, similar ao ResearchGate.
arXiv: Repositório de artigos científicos em física, matemática, ciência da computação e outros campos.
Link: https://arxiv.org/
Google Dataset Search: Ferramenta do Google para buscar conjuntos de dados publicados abertamente.
Kaggle: Plataforma para data science, com diversos conjuntos de dados disponíveis para análise.
Link: https://www.kaggle.com/
NASA Open Data Portal: Portal de dados abertos da NASA.
Link: https://data.nasa.gov/
Fontes de pesquisa aplicadas nas edições anteriores, que também podem ser consultadas.
Mais fontes para pesquisa, clique nos textos sublinhados e acesse os conteúdos. Alguns em português outros em inglês que podem ser traduzidos utilizando o Google Tradutor.