DESAFIO : 1.3 - Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar.
O MASA é um aplicativo idealizado e desenvolvido no ano de 2025, por estudantes da UCSal (Universidade Católica do Salvador), como proposta para a mitigação da Insegurança Alimentar no Brasil.
O aplicativo possui informações nutricionais para auxiliar as famílias na implementação de uma alimentação equilibrada, além de sessão de dúvidas em que os nutricionistas contratados prestam o auxílio necessário.
Aplicado através das escolas, em que é solicitado um formulário trimestral, permitindo um acompanhamento nutricional específico para cada cadastrado.
Além de possuir parcerias com mercados e agricultores, possibilitando a aquisição desses alimentos por preços mais acessíveis.
DESAFIO: 1.3 - Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar.
A adoção de modelos de agricultura sustentável, que elevem à prioridade a produção de mantimentos orgânicos com preços justos. Isso envolve a diminuição do consumo de água e a conservação do solo, prevenindo seu esgotamento.
O provimento de alimentos orgânicos às populações deve ser estimulado, fomentando uma dieta mais saudável e acessível.
Outrossim, o emprego de recursos tecnológicos, como a inteligência artificial, pode ser utilizado para mecanizar tarefas agrícolas, viabilizando a avaliação exata da demanda por nutrientes e a melhoria do aproveitamento dos insumos existentes.
Tais ações podem pavimentar o caminho para um sistema alimentar mais equitativo e duradouro.
DESAFIO: 1.1 - Descarbonização e Eficiência Energética.
Nosso projeto propõe uma solução inovadora para a redução de dióxido de carbono no ar, unindo tecnologia fotocatalítica com princípios de sustentabilidade.
Utilizamos um revestimento de Fe-TiO₂ ativado por luz UV, capaz de fixar moléculas de CO₂ quando exposto à radiação UV. Ele é potencializado por um campo eletrostático, que favorece a interação entre o gás e a superfície catalisadora.
O protótipo oferece uma aplicação prática para ambientes industriais. Além de contribuir com a neutralização de carbono, ele se alinha às normas ambientais, possibilita a geração de créditos de carbono e ajuda empresas a obterem selos verdes.
A proposta também reduz custos operacionais, promovendo a economia circular. O sistema é seguro, de baixo consumo energético e fácil manutenção. Com ele, transformamos o passivo ambiental em ativo sustentável.