É uma solução de BI (Business Intelligence) para Análise e Visualização de Dados
Permite conectar várias fontes de dados (bancos de dados, planilhas, etc.)
Produto da Microsoft
O Power BI é subdividido em três ambientes:
Power BI Desktop: uma aplicação desktop utilizada para criação de visualizações a partir de um conjunto de dados.
Power BI Service: um ambiente web onde as visualizações podem ser compartilhadas com outras pessoas, tanto para visualização, quanto para colaboração.
Power BI Mobile: uma aplicação para smartphone para acesso aos painéis.
Ambiente adquirido pelo TST com possibilidade de uso pelos TRTs
Permite a publicação de painéis privados, sendo a autenticação feita com o usuário e senha dos regionais
Possui Capacidade Premium com recursos adicionais
Consulte aqui as diferenças entre as licenças Pro e Capacidade Premium
Licença Free: O Power BI Desktop é free para uso por qualquer pessoa. Entretanto a licença Free não permite a publicação / edição de painéis no Power BI Service (na Web)
Licenças Pro: São necessárias para publicação de conteúdos no Power BI Service, seja no Tenant do Regional ou do TST. Mesmo com a adesão ao Tenant TST, o regional precisa contratar esse tipo de licença para poder publicar painéis
Licenças Premium por Capacidade: Esse tipo de licença é a mais completa e permite que painéis privados possam ser publicados com controle de acesso, sem que o usuários precisem de uma licença Pro. Existem muitos outros recursos adicionais que esse tipo de licença oferece.
O desenho ao lado mostra um exemplo da arquitetura implementada para integração do ambiente do regional TRT3 com o ambiente do TST.
Como pode ser visto, serão necessários 2 Gateways Power BI, sendo um exclusivo para o Tenant do regional (TRT3), e outro para o Tenant TST.
A sincronização de usuários se dá através dos componentes Azure AD Connect e Azure AD (nuvem).
Caso o regional necessite de controle de acesso no painel, funcionalidade de exportação de dados ou algum outro recurso que seja necessária a Capacidade Premium, poderá utilizar o Tenant TST.
Caso contrário, deverá continuar utilizando o Tenant do seu regional, para evitar sobrecarga no Tenant TST
Com a conta de usuário cadastrada, é possível acessar o Tenant TST através do endereço https://app.powerbi.com/home?ctid=ccd9917e-cb47-42a5-a262-e2272dcef6ab
Observações:
Basta realizar o login utilizando o usuário (e-mail) e a mesma senha de acesso à rede do tribunal;
Para visualizar painéis construídos por outras pessoas, não é necessário ter licença do PowerBI;
Para começar a construir as visualizações no Power BI é preciso solicitar a instalação do programa desktop através da Central de Serviços de TI;
Depois de ter construídos as primeiras visualizações e precisar compartilhá-las, é necessário uma licença PowerBI Pro, para que seja possível a publicação no Power BI Service (na Web).