INICIATIVAS
INICIATIVAS
Contribuir com a prosperidade das pessoas e dos negócios é um propósito que extrapola nossa atuação junto aos clientes.
Contamos com estratégias e ferramentas que possibilitam transformação com resultados de grande valor agregado, impactando colaboradores, sociedade e ao meio ambiente de forma prática e real.
Veja abaixo como praticamos desenvolvimento sustentável e compromisso social.
GOVERNANÇA
Com a proposta de auxiliar os colaboradores e colaboradoras que têm filhos pequenos, para que possam ter a tranquilidade de apostar na carreira sabendo que as crianças estão sendo bem cuidadas, o Grupo Nova Era, deu início a uma iniciativa inédita no país, a Escolinha Nova Era. O empreendimento, voltado à Educação Infantil, atende os filhos dos colaboradores com idade entre 1 e 5 anos, sem qualquer custo. A escola é gerenciada pela YUPI, uma instituição especializada no segmento, que atua no Amazonas desde 2013.
O projeto da Escolinha Nova Era nasceu de um desejo antigo da família fundadora do grupo. Segundo a diretora executiva, Francine Gastaldi, a intenção, com a iniciativa, é oferecer um espaço educacional e humano em que os colaboradores tenham a tranquilidade e a confiança de deixar seus filhos, sabendo que estão sendo bem cuidados. “Acreditamos que essa é uma maneira de retribuir para a sociedade e para a nossa equipe todas as conquistas e aprendizados que estamos construindo juntos. Somos gratos ao nosso time interno e aos parceiros que nos possibilitaram transformar esse sonho em realidade”, ressalta.
"O Nova Era conta com colaboradores que muitas vezes não possuem uma rede de apoio integral para deixar o filho, quando precisam sair para trabalhar. Nós entendemos que quando essas mães e pais estão seguros de que os filhos estão recebendo cuidados, eles sentem-se muito mais independentes e motivados para olhar para a própria carreira. Isso tem reflexo positivo para todos. Não há nada mais precioso na vida de uma mãe ou um pai do que o filho e cuidar de parte da educação dessas crianças é também cuidar do nosso funcionário”, reforça Francine.
No caso das mães, podemos citar dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontando que 31% das mulheres com filhos de até 6 anos, não procuram trabalho por precisar cuidar das crianças. “É fato que a maternidade faz com que muitas mulheres abdiquem da carreira para cuidar dos filhos. A maioria por falta de apoio. O que o Nova Era busca com essa iniciativa é fazer a diferença também na vida dessas mães, para que tenham o poder de escolha com relação à carreira, sabendo que os filhos estão recebendo toda a assistência necessária para se desenvolver”, observa.
O currículo aplicado na Escolinha Nova Era leva em consideração a idade dos alunos. A Yupi, instituição especializada em Educação Infantil, utiliza metodologias de ensino para favorecer habilidades e competências, estimulando a criança a aprender, pensar, refletir e questionar. A escola do Nova Era tem capacidade para receber 100 crianças e funciona em horário integral, das 7h às 17h30. A estrutura foi totalmente pensada para atender a necessidade dos alunos. O espaço conta com salas de aulas, fraldário, brinquedoteca, parquinho, banheiros adaptados para crianças, salas de esporte, de reunião, para os professores e direção.
Com o objetivo de promover a recolocação de pessoas acima de 65 anos no mercado de trabalho, o projeto acontece desde 2018 e tem sido um sucesso. As pessoas contratadas pelo projeto “Melhor Idade” cumprem carga horária reduzida, de forma a permitir que possam ter outras atividades durante o dia.
A volta ao mercado de trabalho após a aposentadoria, deve-se a diversos fatores. Entre eles, o desejo de voltar à ativa e se sentir útil. São pessoas com bastante disposição para a realização das suas atividades, colaborativas, dedicadas e estão sempre buscando oferecer um atendimento diferenciado aos clientes.
A população idosa está cada vez mais ativa, viajando, exercitando-se e trabalhando por mais tempo, mas é fato que o mercado nem sempre absorve esses profissionais. O projeto “Melhor Idade” vai justamente contra isso, queremos demonstrar que a idade não é um fator limitador. Pelo contrário, a experiência mostra que os idosos são extremamente competentes e empenhados nas funções que desenvolvem.
Vencedor do Prêmio Ser Humano em 2018, na modalidade de gestão de pessoas – administração, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Amazonas (ABRH AM), que destaca as empresas e profissionais que dedicam-se à implantação de inovações para a valorização das pessoas e desenvolvimento sustentável, dentro e fora das organizações.
Como parte das ações desenvolvidas pela empresa para dar oportunidade de emprego e proporcionar experiência a quem está entrando no mercado de trabalho, lançamos em 2022 o programa "Educa Nova Era", que é desenvolvido em parceria com Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Trata-se de um programa de inclusão de jovens no mercado de trabalho através do açougue, o nome magarefe é dado ao primeiro profissional que lida com o trato das carnes na carreira de açougueiros.
No CIEE, eles têm o aprendizado teórico e, no Nova Era, a prática. Os jovens selecionados participam do curso de Magarefe com duração de 2 anos e aprendem a executar os processos primários de corte e beneficiamento de bovinos, suínos, caprinos e aves. No Grupo Nova Era, os jovens recebem treinamento mais aprimorado, com orientações em relação à atividade e atendendo, rigorosamente, às normas e procedimentos técnicos, de qualidade, higiene, saúde e de meio ambiente.
Os aprendizes têm todo o suporte dos profissionais do açougue e da área de recursos humanos, durante o período de aprendizado. É uma oportunidade de conquistar uma profissionalização e fazer carreira nesta área que possui uma alta necessidade de profissionais.
Para se candidatar a uma vaga, o jovem precisa ter entre 18 e 24 anos e estar cursando o ensino médio ou técnico.
SOCIAL
Com o compromisso de transformar realidades por meio da educação, a Escola Cumaru é um projeto assinado pelo renomado chef Lucas Pyetro, chocolatier do Pátio Gourmet, um programa de formação voltado à área de padaria e confeitaria. A iniciativa oferece um curso técnico anual com módulos mensais, que acontecem sempre às sextas-feiras no Pátio Gourmet Adrianópolis, integrando teoria e prática em um ambiente estruturado para desenvolver habilidades profissionais e fortalecer o desempenho operacional nas lojas do grupo.
O programa oferece 30 vagas por edição, sendo distribuídas entre colaboradores das bandeiras Nova Era e Pátio Gourmet, membros da comunidade e convidados. Para participar, é necessário estar há pelo menos um ano na empresa. Ao longo dos 12 meses de formação, os alunos aprendem técnicas especializadas em panificação e confeitaria, como fermentação natural, massas folhadas, recheios e organização de vitrines, tudo acompanhado por chefs instrutores e avaliações práticas.
Mais do que um curso, a Escola Cumaru é um investimento em gente. Os dois alunos com melhor desempenho recebem como reconhecimento uma bolsa de estudos 100% custeada em Gastronomia. Além disso, todos os participantes recebem uniforme sob medida, certificado de conclusão e acompanhamento individualizado ao longo da jornada. A Cumaru representa o compromisso do Grupo Nova Era com o desenvolvimento de carreiras e o fortalecimento do capital humano que sustenta a excelência das operações.
0 Projeto atua em três frentes:
1- Estimular o empoderamento dos produtores;
2- Dar assistência técnica;
3- Promover o acesso a uma cadeia de preço justo.
É desenvolvido num processo inovador de co-criação com a comunidade, respeitando a cultura e tradições locais.
Trata-se de um projeto de valor compartilhado (criação de valor econômico para a empresa a partir da geração de benefícios para a sociedade). Ao desenvolver a região e incluir o produto em seu portfólio, o Nova Era vai atingir dois objetivos: gerar lucro e transformação social, além de entregar aos consumidores um produto de alta qualidade incentivando a economia local.
Atualmente, trabalhamos com 20 comunidades produtoras, liderando e implementando a cadeia logística, articulação de parcerias, na assistência técnica e na integração da cadeia de valor. Nossa área de atuação está localizada nos estados do Amazonas e Roraima. Dentre as comunidades trabalhadas podemos citar: Arapapa, Bela Vista, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Comunidade Brasileirinho, Barroso, Presidente Figueiredo, Cooperativa Halloween, Manacapuru, Iranduba, Boa Vista dentre outras. A expectativa é crescer nosso impacto frente as 40 famílias já trabalhadas e avançar em outros ramos de produção, como granjas e açudes.
O Troco Solidário é um projeto da Fundação Sangue Nativo em Parceria com o Grupo Nova Era ativo desde 2017, que tem como objetivo auxiliar milhares de pacientes portadores de doenças do sangue, da cidade de Manaus e do interior, em tratamento na Fundação Hemoam, bem como os pacientes do Hospital do Amor, localizado na cidade de Porto Velho.
O projeto “Troco Solidário” tem a adesão de todas as unidades das marcas que fazem parte do Grupo Nova Era. O cliente recebe a opção de repassar o valor do troco para o projeto e toda a renda obtida é auditada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). As doações são voluntárias, realizadas no ato do pagamento das compras.
Os recursos são utilizados na realização de exames laboratoriais para viabilizar o diagnóstico e tratamento médico, e em projetos especiais que permitirá aumentar o número de leitos com atendimento de urgência 24h e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, na compra de medicamentos para tratamento contra o câncer, contratação de mão de obra especializada, capacitação de pessoal entre outros.
Para quem está pensando em começar uma atividade física e adotar um estilo de vida saudável, o Nova Era possui uma programação gratuita oferecendo aulas de funcional e ritmos brasileiros. As aulas acontecem nas unidades de Flores, Viver Melhor, Grande Circular, Torres e Silves em Manaus e na unidade São Sebastião em Boa Vista.
O projeto acontece desde 2017, e tem o objetivo de mostrar os benefícios de se ter estilo de vida ativo aliado a momentos de diversão, estimulando assim hábitos saudáveis na população.
As modalidades oferecidas são direcionadas a pessoas de todas as idades. Para participar basta ir até a unidade do Nova Era nos dias e horários das aulas, não há necessidade de inscrição prévia.
O Projeto Nova Era em Movimento mistura elementos de dança com ginástica. No treinamento funcional, os alunos realizam repetições de atividades do cotidiano, como correr, pular e puxar, para se exercitar. Entre os benefícios das aulas, estão o fortalecimento da musculatura, melhoria da circulação sanguínea, maior condicionamento físico, redução de peso e aumento da imunidade. A prática de exercício também contribui para a melhoria da autoestima e redução do estresse.
AMBIENTAL
A Eco Solar, a fazenda solar do grupo Nova Era, nasceu em 2020 partindo da necessidade de alternativas sustentáveis para os negócios da empresa. A energia solar é limpa e renovável, e está totalmente alinhada ao nosso propósito. Esta alternativa aproveita o que a natureza nos dá de melhor e é gerada sem emissão de poluentes, evitando impactos ao meio ambiente e ajudando a reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa e o aquecimento global. São 4.139 placas solares que produzem diariamente 2mil megawatts, monitorados pela internet para abastecer nossas lojas Lutti e Barato e Pronto.
O Grupo Nova Era em parceria com a Prefeitura de Manaus implementou em 7 de suas unidades os PEVs (Posto de Entrega Voluntária) de materiais e embalagens recicláveis. A iniciativa da Prefeitura de Manaus está sendo ampliada para que possa impactar positivamente os consumidores que frequentam o supermercado.
Por meio do PEV, os materiais recicláveis fazem o caminho de volta até os fabricantes para, enfim, dar vida a outro produto. E aí o ciclo se repete: após serem descartados, são recolhidos pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que encaminha às cooperativas de catadores, que revendem, chegando novamente às empresas fabricantes. Essa é a ideia que permeia a parceria entre a Semulsp e o mercado varejista local.
Antes de entregar para reciclagem, a orientação é para que as pessoas façam a higienização, lavando com água, as embalagens, como latas, garrafas e frascos de vidro e de plástico. No caso dos papéis, devem estar secos, podem ser dobrados, mas não devem ser amassados. Caso tenha vidro quebrado e outros materiais cortantes, o ideal é embrulhar em papel grosso do tipo jornal ou colocá-los em uma caixa para evitar acidentes.
A separação do lixo é uma iniciativa simples e que contribui significativamente com o meio ambiente, além de ajudar também na geração de empregos de milhares de famílias que atuam na área de reciclagem. As unidades que oferecem os postos são: Pátio Djalma, Adrianópolis e Morada do Sol; com a bandeira Nova Era, as unidades disponíveis são: Av. Brasil, Flores, Torres e Barreira.
Em parceria com a empresa WR Ambiental, instalou em suas três unidades de Porto Velho, pontos de coleta de material reciclado. Nos locais, a população pode deixar lâmpadas, pilhas, baterias, barbeadores e tampas de garrafa pet. O superatacado é o primeiro do segmento varejista na cidade a tornar-se apoiador da iniciativa, que tem como principal objetivo a conscientização do descarte correto de resíduos.
Um dos pilares da marca é a sustentabilidade. A parceria trará benefícios ao meio ambiente e também a toda a cadeia produtiva que envolve essa área, além desta iniciativa, o Nova Era já destina todo o óleo produzido nas suas unidades para que a empresa WR Ambiental faça a destinação correta do material. Agora, esse trabalho será ampliado com a participação da população. Nosso objetivo é incentivar as pessoas a se envolverem nessa causa e iniciar um processo de mudança de hábitos.
Os pontos de coleta estão instalados nas entradas das unidades da rua Brasília e avenidas Imigrantes e Jatuarana. Por segurança, antes de entregar os resíduos, os clientes devem embalar os itens em sacolas plásticas ou em caixas de papelão.