CONHEÇA AS TRILHAS

Ponto de partida das trilhas

trilha vó preta

Um espaço ecopedagógico de educação ambiental, que possibilita a construção de saberes e conhecimentos que colaborem para a melhoria da qualidade do ambiente urbano e para uma gestão ambiental democrática das águas no município de Ijuí.

Fauna

O campus da Unijui, constitui-se num espaço privilegiado com fragmentos de mata, com flora característica dos biomas Mata Atlântica e Pampa. Os arroios, as nascentes e as matas ciliares, juntamente com os belos jardins, formam um conjunto ambiental favorável à visitas de diversos representantes da fauna regional.

Muitos animais podem ser avistados ao longo das trilhas do campus. Já foram avistadas mais de 60 espécies de aves, pelo menos 10 espécies de mamíferos, além de serpentes, lagartos e tartarugas e diversos anfíbios (sapos, pererecas)

Além das visualizações pode-se ouvir outras tantas espécies, em diversos horários, haja vista a variedade de hábitos desta fauna.

Flora

A bacia hidrográfica do rio Ijui, originalmente era um "divisor de biomas", pois ao norte, existia a Mata Atlântica e ao sul, o Pampa.

No noroeste do RS, a vegetação original era constituída por florestas subtropicais e formações de mata galeria. Ao longo do processo de colonização, no século XX, as atividades agropecuárias e a expansão urbana, promoveram uma grande degradação ambiental, sendo a maior parte desta mata, destruída. Segundo estimativas do Cursos de Ciências Biológicas da Unijuí, somente 9% da mata original ainda permanece.