Alimentação saudável nas Escolas, uma opção por qualidade de vida!
O Setor de Alimentação Escolar é encarregado de propor, avaliar, distribuir e fiscalizar a aquisição de gêneros alimentícios e de higiene e limpeza para os espaços atrelados à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. O setor também desenvolve projetos para a formação das serventes que trabalham nas escolas, orientações de educação alimentar e nutricional, a aceitabilidade da alimentação oferecida e incentivo a uma Alimentação Saudável e balanceada.
A Alimentação Saudável, principalmente na fase escolar, pode prevenir uma série de doenças, evitar a obesidade infantil e dar qualidade de vida à criança. Por isso, nas escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, o cardápio escolar é elaborado por nutricionista, preparado cuidadosamente e servido aos alunos com base em alimentos saudáveis e com preparações específicas para os alunos que apresentam alguma doença crônica ou intolerância alimentar, comprovadas através de atestados médicos. Os pratos são preparados levando em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma, os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças e o bem-estar durante o período em que permanecem na escola. Todo o trabalho é desenvolvido pelo setor com apoio de nutricionista e das serventes de cada espaço.
Entre os principais objetivos do setor estão:
- Possibilitar uma melhor qualidade de vida para os alunos e familiares, desenvolvendo políticas de qualidade alimentar e nutricional.
- Buscar a participação da sociedade civil como agente corresponsável no processo, através do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
- Complementar a alimentação dos alunos, contribuindo para que permaneçam na escola, tenham bom desempenho e hábitos alimentares saudáveis e corretos.
- Disponibilizar uma alimentação saudável, adequada, variada, segura, que respeite a cultura, as tradições e os hábitos regionais, bem como as legislações vigentes.
- Apoiar o desenvolvimento sustentável, com incentivos à aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura e empreendedores familiares.
- Capacitar as serventes, através de cursos sobre relações humanas, aproveitamento integral de alimentos, receitas saudáveis e diversificadas, técnicas de segurança e higiene no preparo e manipulação de alimentos, noções sobre segurança na cozinha e legislações vigentes quanto a Alimentação Escolar.
- Dar suporte às escolas da Rede Municipal de Ensino, estabelecendo um canal de informação, fornecendo orientações operacionais, administrativas, procedimentos técnicos e de rotinas, entre outros.
Projetos desenvolvidos pelo Setor de Alimentação Escolar:
Identificação de escolares com patologias de ordem alimentar
Pesquisa de opinião sobre o cardápio escolar com os pais de alunos das escolas municipais
Oficina de Educação Alimentar e Nutricional para capacitação de professores
Teatros, vídeos, palestras, concursos, oficinas para os alunos das escolas
Aulas de culinária e nutrição
Confecção de folders com dicas e orientações de nutrição
Teste de aceitabilidade na alimentação escolar
Elaboração do manual de boas práticas para manipuladores de alimentos
Capacitação de serventes nas áreas de alimentação e higienização
Outubro - Mês da alimentação saudável com atividades diversificadas
Ficha técnica das preparações servidas aos educandos