WSAdmin

WSADMIN

Embora o Websphere tenha um console, que permite um ampla gama de configurações, todas as operações realizada nele são realizada por um analista. Isto é um problema para quem deseja automatizar atividades.

Para isto o Websphere oferece um ambiente onde podemos executamos comandos isolados num terminal ou executar scripts com ações complexas. O nome deste ambiente é WSADMIN (WebSphere Admin), que permite comandos em duas linguagens: Jython e JACL.

Site oficial da IBM para o WSADMIN:

http://pic.dhe.ibm.com/infocenter/wasinfo/v7r0/topic/com.ibm.websphere.base.doc/info/aes/ae/welc6topscripting.html

Para iniciar o WSADMIN devemos utilizar o seguinte comando:

Linux

WAS_PROFILE/bin/wsadmin.sh

Windows

WAS_PROFILE\bin\wsadmin.bat

O comando acima irá executar o WSADMIN, que irá carregar as bibliotecas do Websphere. Para que ele funcione ao menos um servidor deve estar no ar, caso contrário ele não inicia. Outro ponto importante são os parâmetros, perceba que não passamos nenhum parâmetro. Quando o WSADMIN é executado sem parâmetros:

· Ele tenta se conectar no servidor local, ou seja, na mesma máquina em que foi executado;

· Apesar de utilizar duas linguagens, podemos utilizar uma de cada vez. Devemos indicar na hora da execução do WSADMIN qual linguagem vamos utilizar, quando não especificamos, ele assume por padrão o JACL;

· Se a segurança estiver ativada, não será possível alterar nada no WAS, apenas consultar parâmetros (para ter acesso teremos que passar usuário e senha);

Se o WSADMIN executou ele abre um terminal com a seguinte linha de comandos:

WASX7209I: Connected to process "dmgr" on node dxwd01mgr using SOAP connector; The type of process is: DeploymentManager

WASX7029I: For help, enter: "$Help help"

wsadmin>

* Neste exemplo o WSADMIN se conectou em um gerenciador (Websphere ND), conforme indicado em negrito;

** Para sair do WSADMIN, digite exit ou tecle Ctrl+C.

Nesta página serão mostrados vários scripts para serem executados pelo WSADMIN, todos eles são feitos em Jython. Desta forma temos que acessar o WSADMIN em modo Jython, para isto utilize o seguinte comando:

Linux

WAS_PROFILE/bin/wsadmin.sh –lang jython

Windows

WAS_PROFILE\bin\wsadmin.bat –lang jython

A opção “–lang” aceita as opções “jython” e “jacl”. Se for omitida ou estiver errado, o WSADMIN irá assumir “jacl”. Independente da linguagem, a IBM oferece cinco objetos que exportam as funcionalidades que são utilizadas através do console:

    • · AdminControl: oferece comandos de operações, (parar, iniciar, pausar ou qualquer outro estado que exista), que podem ser executados em qualquer recursos que ofereça esta interface, tais como: servidores, aplicações, motor de mensagens, JOBs, entre outros;
    • · AdminConfig: Permite alterar (criar ou apagar) qualquer configuração do Websphere;
    • · AdminApp: Comandos avançados para administrar aplicações;
    • · AdminTask: Permite comandos adicionais para administrar o Websphere como um todo;
  • · Help: Objeto de ajuda.

O WSADMIN ainda oferece a capacidade de se conectar num servidor remoto, ou seja, podemos conectar e dar comando em vários servidores a partir de um único.