Essa tarefa requer que os alunos se apropriem de alguns conhecimentos sobre o meio ambiente, visto que a sua preservação depende muito da sensibilização e participação de todos os indivíduos de uma sociedade. Tratando-se de ações que visam o cuidado com as futuras gerações, é que pretende-se executar essa proposta. Diante desta questão é necessário obter os seguintes conhecimentos:
https://www.youtube.com/watch?v=tPGtO8EFwwk
É o conjunto de condições, leis, influencia e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Esse processo ocorre quando bactérias realizam a decomposição do óleo, um dos produtos dessa reação é o gás metano. O problema é que o gás metano, juntamente ao gás carbônico, contribui para o aquecimento do planeta, um dos mais sérios problemas ambientais,
Este resíduo lançado no solo (descartado no lixo comum, por exemplo, que é sempre destinado aos lixões), o óleo acaba infiltrando-se. Desta forma, ele pode alcançar, por exemplo, o lençol freático, poluindo-o.
https://www.youtube.com/watch?v=FzMFYh80v5E
O óleo de cozinha possui uma densidade inferior à da água. Assim, quando os dois estão misturados, o óleo posiciona-se sobre a água, formando uma película capaz de causar problemas ambientais graves. A camada de óleo sobre a água prejudica a entrada de luz e de gás oxigênio. Dessa forma, os peixes passam a ter uma oferta menor de oxigênio disponível, o que pode causar a morte desses seres. A diminuição da incidência de luz no ambiente aquático, por sua vez, prejudica o ecossistema aquático.
Quando o óleo de cozinha é descartado no ralo de uma pia, no seu trajeto na tubulação, como é menos denso que a água, acaba aderindo-se às paredes e retendo partículas sólidas diversas. Parte do óleo aderido acaba transformando-se em gordura; assim, forma-se uma camada sólida desse material e de outros diferentes dejetos, o que pode obstruir a passagem de água, causando alagamentos no interior das residências e também nas ruas. Outro problema sério é o fato de que, muitas vezes, para realizar o desentupimento, produtos químicos são utilizados, aumentando, assim, a quantidade de substâncias nocivas na água, poluindo-a ainda mais.
POSSÍVEL SOLUÇÃO
Reaproveitamento do óleo na produção do sabão: Uma ação sustentável voltada para a Educação Ambiental
A proposta será realizada na sala de Meio Ambiente do Colégio Estadual Manoel Benedito Mascarenhas. O óleo utilizado para a prática de saponificação deverá ser adquirido através de doações da comunidade, restaurantes e lanchonetes.. A confecção do sabão será feita de forma simples . Para a produção será utilizado 5 litros de óleo, 1kg. de soda cáustica em escamas, 1 litro de água morna, luvas, óculos de proteção, máscara, sacos e vasilhames plásticos.
Modo de fazer: Dissolver a soda na água e reservar. Colocar o óleo no balde e adicionar a soda já dissolvida aos poucos, mexendo sem parar por 40 minutos. Acrescente 1 xícara de sabão em pó. Se preferir pode acrescentar a essência de sua preferência. Despeje nos vasilhames e aguarde endurecer por 3 dias. Corte-os, espere 17 dias e use para lavar os utensílios domésticos.