A proposta de ensino apresentada abaixo, será aplicada através da disciplina de Geografia, com a turma do 2º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Manoel Benedito Mascarenhas no Distrito de São José do Itaporã Muritiba - Bahia. envolvendo 36 estudantes com faixa etária entre 16 a 19 anos.
Atualmente a preocupação com as questões ambientais é bem maior do que há certo tempo atrás, visto que os problemas vêm crescendo diariamente e um desses é o descarte inadequado do óleo de cozinha. Esse resíduo, gerado diariamente nos lares, indústrias e estabelecimentos do país, devido à falta de informação da população, acaba sendo despejado diretamente nas águas, como em rios e riachos ou simplesmente em pias e vasos sanitários, indo parar nos sistemas de esgoto causando danos, como entupimento dos canos, além de contribuir para a poluição do meio aquático.
Com base nisto, o presente trabalho teve por objetivo apresentar uma alternativa para reaproveitar este resíduo, contribuindo não só com a preservação do Meio ambiente como também uma forma de obter renda, visa também reaproveitar o óleo de cozinha usado para a produção de sabão em barras ou líquido evitando seu depósito na natureza, e principalmente, incentivar o empreendedorismo com os alunos, desenvolvendo ações de preservação do meio ambiente e de reciclagem do óleo de cozinha junto com valores de cidadania e solidariedade na Comunidade em questão.
Uma alternativa encontrada foi a reciclagem de óleos usados na produção de frituras através da saponificação, visto que a coleta de óleo de cozinha usado pode ser feita na Comunidade Escolar e lanchonetes da Região, visando com isso uma conscientização ambiental na comunidade escolar, mostrando os impactos que esses resíduos causam quando não são reaproveitados e descartados de forma inadequada.