A Fundação da Faemg Pelo Dr.Josaphat Macedo


No dia 8 de julho de 2017, uma comitiva de Luz esteve com a Diretoria da FAEMG – Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais, instituição que lida e cuida da agricultura no Estado. O encontro aconteceu com as presenças do Dr. João Roberto Puliti, diretor da entidade e da comitiva luzense, liderada por Eda Freitas, neta do Dr. Josaphat Macêdo. Eda Freitas agendou a visita com o Diretor Breno Mesquita que não pode participar da reunião. A neta do Dr. Josaphat veio diretamente de Paris para ajudar nas conversações, no intuito de buscar recursos para a execução do projeto de restauração da Casa Grande. Estavam também presentes Ailton Duarte, prefeito de Luz, Iácones Batista, historiador, Mateus Pacheco, chefe do Serviço de Promoção à Cultura, Fabrício Camargos, assessor da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

A Casa Grande em 1950. Serviu, ainda, de residência ao médico e fazendeiro luzense, Dr. Josaphat Macêdo, fundador da FAEMG e Prefeito de Mariana, por duas vezes. Apesar da beleza de suas clássicas linhas arquitetônicas, a construção ameaçou ruínas.

O historiador, Iácones Batista fez um breve relato histórico da vida do Dr. Josaphat Macedo, fundador da FAREM que depois passou a se chamar FAEMG e da evolução da Casa Grande dentro dos anais da cidade de Luz. Por algum tempo a sede da FAREM se estabeleceu em sua própria residência, a Casa Grande, em Luz, sua terra natal. Dr. Josaphat, além de fundador foi o 1º presidente da FAREM, cargo que ocupou de 1951 a 1967, ano em que foi exonerado do cargo pela ditadura. Josaphat Macêdo, médico cirurgião, farmacêutico, ruralista e grande incentivador de sua classe ocupou vários cargos públicos, inclusive o de prefeito da cidade história de Mariana, por duas vezes.

O assessor da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Fabrício, apresentou, em slide, o projeto já aprovado da restauração da Casa Grande para os presentes. Um projeto que prevê não só a restauração da fachada da Casa Grande, como também a construção de vários espaços para o desenvolvimento de atividades culturais, inclusive museu e biblioteca. Este contato com dirigentes da FAEMG foi muito proveitoso, criando uma grande expectativa de se criar uma parceria com a prefeitura de Luz para conseguir recursos que viabilizem a execução do belíssimo projeto arquitetônico de restauração da Casa Grande, orgulho de todos os luzenses.

Considerando o fato histórico e a ligação com a instituição através de seu fundador e 1º presidente da instituição, o próprio diretor da FAEMG para o Setor Café, Dr. João Roberto Puliti mostrou-se bastante receptivo e interessado nesta parceria e apontou os mecanismos de apoio que a prefeitura e o Serviço de Promoção à Cultura devem utilizar para a viabilização dos recursos necessários. Serão iniciados brevemente, os trabalhos, obras e serviços para execução da primeira etapa do projeto de restauração e adequação arquitetônica da “Casa Grande”, na ordem de R$ 125.000,00.

Dom Manoel Nunes Coelho, Grande Benemérito de Toda Região amigo de Josaphat Macedo, muito lutaram pela emancipação do Distrito e da construção da estrada que iria ligar Santo Antônio do Monte ao triangulo Mineiro, no principio o projeto seria uma estrada de ferro, tanto que a importação da ponte de ferro da Alemanha que só tem uma pista, seria para uso ferroviário, mas as autoridades sabiam que se construissem mesmo a ferrovia demoraria um tempo enorme, autoridades do distrito se mobilizaram e conseguiram a construção da rodovia, estrada de terra do Aterrado até São Carlos do Pântano, atualmente Luz e Lagoa da Prata

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de onze Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição. Conheça os principais momentos da história da Pró-Saúde.

1967

A Pró-Saúde começou suas atividades em 1967, na cidade de João Monlevade, em Minas Gerais. Foi fundada sob o nome de Associação Monlevade de Serviço Social (AMSS).

Veja Mais em: https://www.prosaude.org.br/conheca-a-pro-saude/quem-somos/

@ Copyright - 2022 * Fundação Reviver & Mensageiros do Amor Maior em Cristo Jesus