A partir de 2012, o Ensino Médio que integram a Rede Estadual do RS passou pela reeestruturação e uma nova disciplina, Seminário Integrado, foi incluída na matriz curricular. Sendo que o mesmo passou a ser designado de Ensino Médio Politécnico e Ensino Médio Curso Normal. Apesar de inicialmente provocar muitos debates e questionamentos por parte de alunos e professores, aos poucos o Seminário Integrado tornou-se uma realidade e uma referência no currículo. A caminhada de 2012 dentro deste novo componente curricular teve uma grande importância na escola, pois mobilizou um grande número de alunos e professores, numa troca de informações e saberes, com pequenos avanços a cada dia. Uma consequência dessa caminhada foi a criação de um site: “Um novo olhar para o futuro”, que proporcionou a alunos e professores interagirem num ambiente virtual de aprendizagem , ambiente esse criado para a divulgação dos Projetos dos alunos . Em setembro de 2012 foi escolhido esse ambiente virtual, site do google , um site social free pertencente a segunda geração Web 2.0, que permite interações através de comentários bem como a edição coletiva, bastando para isso ser convidado, possuir um e-mail e uma senha. Todas as interações e intervenções, bem como o histórico das edições, ficam gravadas. Tornou-se um espaço de aprendizagem onde o conhecimento é construído, arquivado, documentado e publicado.
[...] a utilização das tecnologias da informação e da comunicação, principalmente a Internet, em situações de aprendizagem é um tema que a cada dia desperta o interesse de professores e pesquisadores.
O tema apresenta uma crescente inserção nas agendas de pesquisa das instituições de ensino e pesquisa, no contexto nacional e internacional.
O número de novos professores que a cada dia aproximam-se da tecnologia em busca de uma apropriação pedagógica é crescente e animador. Entretanto, como tende a ocorrer na apropriação de toda nova mídia, o que vemos hoje, na maioria das experiências relatadas, é uma simples transposição de práticas pedagógicas. [...] (MONTEIRO; MENEZES; NEVADO; FAGUNDES, 2005)
Conscientes de que não poderíamos mais utilizar uma prática pedagógica tradicional baseada na transmissão, memorização, reprodução, repetição de conhecimentos , onde o professor é o centro do processo, optamos pela metodologia de trabalhar inicialmente com Projetos de Aprendizagem.
Cabe ressaltar que o que diferencia Projeto de Ensino de Projeto de Aprendizagem é a postura do professor frente ao seu aluno: neste caso ele inicia dando-lhe a possibilidade de escolher o tema sobre o qual deseja construir um conhecimento. Sabemos que muitos projetos são desenvolvidos na Escola, contudo, quase sempre, a escolha é feita pelo professor, caracterizado assim, um Projeto de Ensino. Logo, o que difere a proposta é a liberdade de escolha dada aos alunos tornando-os assim verdadeiramente autores; tanto do seu projeto quanto da própria aprendizagem.
Ainda, essa prática busca contemplar a reestruração do E. Médio que em sua Resolução 02/2012 CNE nos orienta:
O currículo do Ensino Médio deve:
I - garantir ações que promovam:
a) a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes;
b) o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura;
c) a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania;
II - adotar metodologias de ensino e de avaliação de aprendizagem que estimulem a iniciativa dos estudantes