Luc Ferry foi conferencista do Fronteiras do Pensamento Fortaleza 2023.
Períodos da Filosofia Antiga
Pré-socrático (século VII - V a.C.)
Ocorreu durante o chamado de Período Arcaico da Grécia.
Socrático (século V - IV a.C.) ...
Helenístico ( 338 a.C-146 a.C.) ...
O Período Helenístico foi a fase histórica grega que se estendeu de 338 a.C. a 146 a.C. Iniciou-se com a conquista da Grécia pela Macedônia de Filipe II e ficou profundamente marcado pelo reinado de Alexandre, o Grande, o responsável por levar as fronteiras do mundo grego além e ir até as regiões da atual Índia.
Platonismo. ...
Platonismo é a corrente filosófica criada por Platão, pensador influenciado por Sócrates e considerado um dos mais importantes da Grécia Antiga (428 a.C. 347 a.C). Com uma teoria idealista, o filósofo acreditava que quanto mais pensada uma ideia, mais chances teria para concretizá-la.
Aristotelismo. ...
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.Empirismo
Estoicismo. ...
O Estoicismo é uma escola de filosofia fundada na Grécia Antiga. Esta filosofia busca ter uma boa vida focando apenas no que é possível controlar, deixando de sofrer por aquilo que não está no controle humano, afirma o filósofo Massimo Pigliucci no livro A Handbook for New Stoics.
Veja nesse link o Filosofo Luis Felipe Ponde sobre estoicismo
Virtude como único caminho para a felicidade;
Ações baseadas na razão e não na emoção;
Prazer como inimigo da sabedoria;
Ataraxia: Ética baseada na indiferença aos acontecimentos externos, do mundo;
Autarquia: Controle de si mesmo, das realidades interiores, das virtudes;
Força cósmica harmônica: Destino imutável de uma natureza que age com razão natural, ordenada e divina;
Determinismo: A única opção é adequar-se ao destino, que é imutável; contingencias: sorte ou azar
fato imprevisível ou fortuito que escapa ao controle; eventualidade. "estar preparado para qualquer " Constância nas ações morais independentemente dos acontecimentos externos;
Rejeição das emoções, que são consideradas negativas e levam a julgamentos errados;
Rejeição do aspecto inteligível da teoria platônica;
Primazia das sensações obtidas pelos sentidos;
Epicurismo
Doutrina do filósofo grego Epicuro (341-270 a.C.) e seus epígonos, caracterizada por uma concepção atomista e materialista da natureza, pela busca da indiferença diante da morte e uma ética que identifica o bem aos prazeres comedidos e espirituais, que, por passarem pelo crivo da reflexão, seriam impermeáveis ao sofrimento incluído nas paixões humanas.
O modo de viver, de agir, de quem só busca o prazer; sensualidade, luxúria.
Ceticismo
O termo cético vem da palavra grega skepsis, que significa "exame". Atualmente, dizemos que uma pessoa cética é alguém que não acredita em nada, mas não é bem assim. Um filósofo cético é aquele que coloca suas crenças e as dos outros sob exame, a fim de verificar se elas são realmente dignas de crédito ou não.
Primeiro a Natureza : Ulisses... coisas grandiosas (Adequação a posição. Aristocracia. Não havia dúvidas)
Religiosa: Mandamentos de Deus ... Revolução Religião ( todos passaram a ser iguais- religião)
Iluminismo: Transcendência -Saber - (algo em quem acreditar) Einsten, Kant...O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como "Século das Luzes".Surgido na Europa, especialmente na França, a principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.(Razão)
Humanismo: Nietzsche, Freud, Lacan ser humano - (Fase da Desconstrução, todas as possibilidades) . Um livro: "Assim Falou Zaratustra" Amor fati mais do que gostar amar aquilo que vivemos!
Modernismo
Cronologicamente falando, a Idade Moderna é o período que se estendeu de 1453 a 1789. A visão clássica dos historiadores determinou diversos marcos que são acontecimentos de passagem, isto é, que delimitam o fim de um período e o começo de outro."Um autor Maquiavel "O Principe"
O fim da Idade Moderna foi marcado pela Revolução Francesa, que foi um movimento social e político ocorrido na França em 1789 e destruiu o Antigo Regime, abrindo espaço para uma sociedade moderna com a formação do Estado democrático .
A Modernidade é caracterizada pelo surgimento da ciência, da tecnologia, do capitalismo e do individualismo,enquanto a Idade Média é marcada pelo feudalismo, pela religiosidade e pela ausência de uma ciência moderna.
Pós Modernismo?
O movimento pós-moderno surgiu após o Modernismo e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Nesse período, o mundo passava pela Terceira Revolução Industrial e por diversas mudanças tecnológicas e sociais. Um autor: Zygmunt Bauman "Amor Líquido"
A preocupação com as guerras humanitárias . Qual mundo deixaremos para nossos filhos ? Globalização
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Anotações:
Ética: suportar sua singularidade - Bem e Mal
Moral: Bom para todos - Certo - Errado
Nietzsche: A falta é a causa do desejo.
O mau amor de si mesmo faz do isolamento um cativeiro.
O mau amor de si mesmo nos faz tão cordial.
---------------------------------------------------------------
Piaget: 1896 198
Freud: 1856 1939