O QUE SÃO AS VARIZES?
São dilatações das veias que, dependendo do grau, intensidade e quantidade, tornam-se um dos fatores que pode ocasionar dor nas pernas ou simplesmente trazem desconforto estético. Em casos mais graves, podem ser causas de tromboses, flebites ou mesmo ulcerações.
PORQUE EU TENHO VARIZES ?
As veias varicosas, também chamadas de varizes, afligem uma grande parte da população, mas particularmente as mulheres. Elas estão mais propensas a desenvolverem problemas venosos, principalmente durante ou após a gravidez.
Muitas pessoas notam que membros da família têm este problema, percebendo aí, um fator hereditário.
Outros fatores predisponentes incluem a obesidade, ficar em pé ou sentado por tempo prolongado, fatores hormonais, sedentarismo, uso de anticoncepcionais e certas doenças.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS ?
Os sintomas destas veias dilatadas e anti-estéticas são variáveis, podendo manifestar-se sob a forma de sensação de peso, pressão, queimação , cansaço , caimbras e outros, conforme a gravidade do caso. Ocasionalmente temos visto pacientes que experimentam grandes complicações da doença venosa , tais como manchas cutâneas , flebites , tromboses, úlceras e até ruptura de veias doentes, com sangramento externo.
Além disto , um problema frequente e significativo é o aspecto cosmético. É bem verdade que estas veias salientes prejudicam a estética de uma perna elegante e bem cuidada, podendo eventualmente, transformarem-se em verdadeiros problemas sociais, para quem as têm.
COMO SÃO TRATADAS AS VARIZES ?
O médico especialista em doenças vasculares tem por objetivos cuidar do diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas vasculares, aí estando incluídas as varizes.
Para isto, uma história clínica e exame físico são necessários.
As vezes, dependendo do caso, exames de imagem estão indicados para uma completa avaliação da sua circulação venosa.
Após estes exames, as recomendações podem incluir exercícios , medicação e/ou meias elásticas. Um dos tratamentos propostos pode ser, inclusive, a cirurgia.
No entanto, de acordo com o tipo de varicosidade encontrada, temos usado a injeção como nosso método eletivo de terapia. Este tratamento é chamado de "escleroterapia" e consiste na injeção de uma solução esclerosante nestas veias (por isto, o nome de escleroterapia), fazendo com que elas sejam posteriormente absorvidas pelo organismo. O número de injeções e a duração do tratamento vão depender do tipo (vasos maiores ou menores) e quantidade de vasos à serem eliminados.
Por haver tantas opções e técnicas de tratamento, o médico Cirurgião Vascular é o especialista que deve orientar este tratamento.
EU POSSO SER SUBMETIDA A ESCLEROTERAPIA?
Novamente, o objetivo do médico é avaliar clinicamente você e seu problema. Para aquelas pacientes que se submetem ao tratamento, uma série específica e individual de instruções serão fornecidas, com o intuito de esclarecer as suas dúvidas. As contra-indicações destas injeções são poucas, assim como poucas são as pessoas que não poderiam ou não deveriam ser submetidas a esta forma de terapia.
HÁ NECESSIDADE DE REPOUSO PROLONGADO?
Não. Uma das vantagens da escleroterapia é que este é um procedimento de consultório. Em pessoas com aversão à agulhas, indicamos o uso de pomada anestésica, antes do procedimento. Em geral, uma sessão leva apenas alguns minutos, não horas! As internações, sempre de curta duração, serão reservadas apenas para os casos cirúrgicos.
PRECISO FICAR COM AS PERNAS ENFAIXADAS E COM ELAS PARA CIMA?
Não utilizamos faixas, ataduras ou meias elásticas de compressão após as sessões de escleroterapia. Também não recomendamos que as pacientes permaneçam com as pernas elevadas.
QUANTO TEMPO EU FICAREI SEM TRABALHAR?
Este tratamento feito no consultório e não necessita de repouso, sendo permitido à paciente ter continuidade de suas atividades diárias, tanto no trabalho como no lazer.
SÓ PODEREI FAZER O TRATAMENTO DE VARIZES NO INVERNO ?
Isto é um mito! Se assim fosse, dificilmente em cidades com clima quente (Salvador, Rio de Janeiro ou Fortaleza, por exemplo) alguém poderia fazer tratamento de varizes. Não há maiores problemas em se fazer o tratamento no verão, podendo inclusive ir à praia ou à piscina, na maior parte dos casos. Em situações mais especiais, o médico lhe dará instruções específicas.
QUANTO VAI ME CUSTAR ESTE TRATAMENTO?
Muitas pessoas deixam de fazer a escleroterapia, por acharem que é muito caro. Na verdade, se surpreendem ao saberem que uma sessão de escleroterapia pode custar menos que uma depilação, limpeza de pele, ou um corte de cabelos.