Os sintomas destas veias dilatadas e anti-estéticas são variáveis, podendo se manifestar sob a forma de sensação de peso, pressão, queimação, cansaço, cãimbras e outros, conforme a gravidade do caso.
Além disso, um problema freqüente e significativo é o aspecto estético. Na verdade, estes vasos que não deveriam estar aparecendo, prejudicam a estética de uma perna elegante e bem cuidada, podendo, eventualmente, transformar-se em verdadeiros problemas sociais, para quem as têm.
Utilizamos uma técnica chamada de “escleroterapia”, na qual um medicamento é introduzido dentro dos vasos (através de uma injeção muito superficial), provocando o seu fechamento definitivo. Isto NÃO é realizado de uma só vez, mas por sessões. O número de sessões irá variar de acordo com a quantidade de varizes presentes e a necessidade de repetição das injeções. O procedimento é extremamente bem tolerado pela imensa maioria das pacientes, não necessitando interrupção de suas atividades habituais. Não utilizamos enfaixamento das pernas ou meias elásticas em grande parte das pacientes que tratamos. Mas, como em tudo na Medicina, não existe uma regra universal e cada aspecto do tratamento será minuciosamente discutido com a paciente na consulta de avaliação, de acordo com o seu caso em particular.
Não são todos que podem fazer este tipo de tratamento.
As mulheres que querem realizar este procedimento, devem antes passar por uma avaliação clínica, na qual é examinada por médico especialista em Cirurgia Vascular.
Não realizamos o procedimento em mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez.