Carregar em doc e escolher 1: Ficheiro e, a seguir, 1: Novo documento + enter
Selecionar 4: Adicionar Listas e Folha de Cálculo e carregar em enter.
Deslocar o cursor para a primeira célula da primeira coluna, escrever xi e carregar em enter.
A linha cinzenta só é utilizada para inserir fórmulas.
Deslocar o cursor para a célula A1 e introduzir os valores das marcas das classes nas células A1 e seguintes.
Na primeira célula da coluna B escrever ni.
Introduzir os valores de ni nas células B1 e seguintes.
Fazer ctrl+save e guardar com o nome ativestclasses.
Carregar em ctrl+page para pedir uma página nova.
Carregar na tecla doc, escolher a opção 4: Inserir e, a seguir, escolher a opção 7: Dados e Estatística + enter
Aparece uma nuvem de pontos.
Deslocar o cursor do rato para a área inferior do visor onde está escrito “Clicar para adicionar variável” e fazer um clique. Aparece uma caixa onde vamos escolher a variável xi e, a seguir, carregar em enter. Os pontos deslocam-se automaticamente para a parte inferior do ecrã.
Clicar em menu e em 1:Tipo de gráfico escolher 3: Histograma
Clicar novamente em menu e em 2: Propriedades do gráfico e escolher a opção 9: Adicionar lista de resumo Y; na caixa que aparece escolher ni+ enter.
Clicar novamente em menu e em 2: Propriedades do gráfico, selecionar a opção 2: Propriedades do histograma e selecionar a seguir 2: Dedinições das barras e 1: Largura da barra igual; aparece uma janela onde se vai introduzir em Largura o valor da amplitude das classes e em Alinhamento o valor do extremo inferior da primeira classe + OK
Para finalizar, em menu escolher a opção 5: Janela/Zoom e depois a opção 2: Zoom – Dados.
O histograma aparece representado.